quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Santorini






A presença humana na ilha parecem ter existido desde terceiro milênio antes de Cristo. As escavações em Akrotiri confirmaram que a atividade humana na ilha continuou até a erupção do vulcão em torno de 1500 antes de Cristo, que enterraram inteiramente a ilha abaixo de camadas muito grossas de pozzuolona, nesse ponto, todos os traços de atividade humana desapareceram da ilha.

De acordo com Herodotus, a ilha foi inicialmente chamada de Strongyle (redondo). Então mais tarde, por causa de sua beleza, foi nomeado Kalliste (o mais justo). Os Fenícios se estabeleceram em Kalliste.O alfabeto do Fenício foi adotado para escrever na língua grega. Em épocas Helênicas, a ilha e sua posição estratégica fêz deste local, Thera, uma base importante para as campanhas da guerra no egeu para os sucessores de Alexander o grande.
Durante o império romano, Thera era pouco mais do que uma ilha pequena e insignificante. Entretanto, quando o cristianismo alcançou a ilha foi organizada e estabelecida uma igreja ali, por volta do século quatro depois de Cristo.


A ilha não tinha siginificancia política nem militar na época bizantina, embora Alexius I Comnenus [1081 - 1118] fundasse a igreja do Panagia Episkopi em Gonia. Depois da queda de Constantinopla na quarta cruzada [1204], o ducado de Naxos foi fundado e Thera transformou-se moradia de um dos quatro bispos católicos do ducado. O nome Santorini foi dado naquele tempo pelos cruzados, nomeados depois da construção de uma capela pequena de Agia Irini [Santa Irene].
Nos anos sob a régua Frankish [1207 - 1579], Santorini experimentou o desenvolvimento de um cultivo algodão e vinicultura, mas a ilha sofreu muito com as invasões de piratas. A autoridade turca [1579 - 1821] conduziu à abolição da pirataria e ao desenvolvimento do comércio internacional. O Santorinianos crioaram contatos com os grandes portos do mediterrâneo oriental (Alexandria, Constantinople, Odessa) onde fundaram comunidades importantes.

Em 1821, Santorini com seu poder de transporte, participou na luta para a independência dos turcos, e em 1830, a ilha se transformou parte do estado grego independente. Após o terremoto 1956 houve uma diminuição enorme na população tendo por resultado uma catástrofe econômica. No final dos anos 70, entretanto, o turismo começou a retornar, trazendo o desenvolvimento econômico a ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

Artigos

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina