sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Diário de Bordo - Parte 9 - 19 de julho




Parte 9 - Inspeção Externa, todos ficam tensos


Veneza- Italia, 19 de julho de 2008 (sábado)

Dia 16- Estávamos nós de volta a Veneza, passageiros desembarcando pela manhã, limpeza geral no navio, novo grupo entrando a tarde. Neste dia o navio não pode atracar no cais do porto para embarque e desembarque, então todos os funcionários deveriam permanecer dentro do navio, as malas chegavam pelo lado atracado e os passageiros embarcavam via barcos salva-vidas, uma travessia de 40 minutos, imagine a demora e o estresse que esta operação gerou. Foi mais uma manhã de correria para mim, meu chefe me perguntou como eu estava me sentindo com o trabalho expressei minha preocupação, frustração e tensão, não tinha certeza do que estava fazendo e não havia recebido treinamento para utilização de sistemas muitos importantes para a minha função: informações de funcionários, solicitação de almoxarifado, compras externas e emissão de cartões de pontos de todo o departamento. Sistemas que nunca havia visto em empresa nenhuma em que trabalhei pois são específicos desta companhia de navios. Me sentia muito perdida. Ele sorriu e disse que o inicio de todo mundo ali era deste jeito mesmo, eu não deveria me preocupar, a empresa estava habituada com erros dos novatos, alem do mais eu teria mais uma semana sozinha e na semana seguinte viria uma coordenadora me treinar. Ora, como eu podia ainda ficar patinando nos erros por mais uma semana? Não fazia o meu perfil, comecei a fuçar arquivos e elaborar planilhas no Excel, dicas no Word e lembretes no calendário, na tentativa de fazer um trabalho um pouco menos medíocre. À tarde pensei em dormir um pouco, ainda não havia me recuperado dos dois últimos dias, voltei a cabine, coloquei um pijaminha e o bip tocou, aaaaaaai, queria jogar este bip no mar. Era um segurança me pedindo para ir até a porta de entrada e assinar uma papelada recebendo equipamentos eletrônicos importados para o meu departamento. Lá fui eu, troca de roupa, desce escada, anda por longos corredores, passa o crachá, procura o despachante. Fazia muito calor absurdo e o local estava cheio de italianos agitados e falando alto, todos funcionários do porto. As caixas do meu departamento estavam em um canto e o despachante me deu 5 blocos de papel com 3 vias cada para assinar todos. Quando olhei estava tudo em italiano, apenas conseguia ler que a mercadoria era para o Diretor do Cruzeiro, função do meu chefe. Tentando ser educada no meio desta confusão expliquei que não sabia do que se tratava a entrega e que não podia assinar papéis que eu não conseguia ler, ele traduziu cada folha, nem quero comentar quanto tempo isto levou. Minha hora de sono? Já era!
Neste dia tivemos uma reunião de setor para comentar sobre a inspeção que o navio estava sofrendo durante a semana toda, eram agentes de empresa que controlam as companhias de cruzeiro marítimo.
Dá para imaginar como o comandante, diretores e gerentes estavam tensos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

Artigos

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina