quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Curiosidade sobre Cruzeiros nas Ilhas Gregas

A Grécia, localizada no sudeste Europeu é formada de uma península no continente e mais de 1.400 ilhas espalhadas pelos mares Egeu e Jônio. Cerca de 170 dessas ilhas são habitadas, e possuem uma paisagem de tirar o fôlego!
Um cruzeiro pelas ilhas gregas pode levá-lo alguns dos portos mais bonitos e fascinantes do mundo, incluindo Corfu, Santorini, Mykonos, Atenas e Olímpia. Você vai ver lindas praias, muitos prédios em branco-lavado no melhor estilo grego e igrejas de cúpula azul em qualquer cruzeiro grego, além claro das belas ruínas históricas que permeiam a região. Outros pontos altos da Grécia são as compras e o custo de vida relativamente baixo, se comparado com o resto da Europa.
A maioria dos cruzeiros nas ilhas gregas também inclui alguns outros portos mediterrâneos como Istambul ou Veneza.



A Melhor Época Para Viajar Para a Grécia
Depende muito de onde você quer ir. Para conhecer as ilhas, os melhores meses são maio, junho, início de julho, final de agosto, setembro e o início de outubro. Evite viajar entre 20 de julho e 20 de agosto, pois essa é a época em que o país ferve com turistas, e no final de outubro a temperatura já não é mais tão amena.
As ilhas constituem o principal aspecto morfológico do espaço geográfico grego e parte integrante da civilização e da tradição do país. O território da Grécia compreende 6.000 ilhas e ilhotas, espalhadas por todas as partes dos mares Egeu e Jônico, das quais somente 227 são habitadas.Trata-se de um fenômeno único em todo o continente europeu. O arquipélago grego conta com 7.500 km de costas, de um total de 16.000 km para todo o país.



Sobre essas ilhas floresceram algumas das mais antigas civilizações européias e por isso elas dispõem de sítios arqueológicos únicos, de um patrimônio arquitetônico excepcional e de tradições locais fascinantes, que provêem de culturas centenárias de muitas facetas, combinados com as excelentes condições climáticas, a segurança dos mares gregos e as pequenas distâncias entre portos e costas, tornaram as ilhas gregas famosas e extremamente populares aos olhos dos visitantes gregos e estrangeiros.



A maior parte das ilhas situa-se no espaço geográfico do Mar Egeu e dividem-se, de norte a sul, em sete complexos insulares.



Natureza grega – Ecoturismo
A Grécia dispõe de um ambiente natural extremamente rico e variado, já que, apesar de sua superfície reduzida, apresenta uma geomorfologia com contrastes intensos e muitas áreas com alto valor ecológico. Milhares de costas denteadas, montanhas, grutas e gargantas imponentes, lagos, rios, habitats naturais de extrema beleza e ecossistemas únicos, tudo isso dota a terra grega de paisagens impressionantes que tornam a Grécia destino ideal para os amadores do ecoturismo.


As costas da Grécia
Aquilo que caracteriza as famosas costas da Grécia é sua singular variedade (praias longas de muitos quilômetros, baías diminutas e angras, praias de areia com dunas, praias de cascalho, grutas situadas ao longo da costa, com rochedos abruptos e a cor escura característica da areia dos solos vulcânicos, a limpeza e a transparência das águas, que deram a elas uma fama internacional e, por isso mesmo, tornaram-nas extremamente populares.



Artes e Cultura


A civilização de um agrupamento humano define-se como o conjunto de suas realizações materias e espirituais. Artes e civilização são duas noções estreitamente interligadas, visto que a arte constitui a forma de expressão característica da civilização de um determinado período. Artes como a arquitetura, a escultura, a criação de objetos de cerâmica, a tecelagem, a música, a fabricação de jóias e a pintura têm uma tradição milenar dentro do espaço grego, onde desenvolveram-se civilizações desde os tempos pré-históricos. Por enquanto dispomos de poucos vestígios da época Paleolítica na Grécia, mas há muitos vestígios da época seguinte, a Neolítica (aproximadamente do 7º ao 4º milênio a.C.) e de sua civilização, que foram encontrados principalmente nas regiões da Tessália e da Macedônia. Na Idade do Cobre (aproximadamente de 3000 a 1150 a.C.) desenvolveram-se civilizações que deixaram realizações impressionantes, na região nordeste do Mar Egeu, nas Cíclades (sua "marca registrada" são as estátuas de mármore de grande tamanho), na ilha de Creta e na Grécia continental. Nas duas últimas regiões, as civilizações que floresceram durante o segundo milênio, conhecidas respectivamente como civilização minoana e miceniana, são consideradas como as primeiras grandes civilizações do espaço grego. Os vestígios arquitetônicos, os palácios, bem como as obras de cerâmica, os trabalhos de cinzelamento da pedra (vasos, selos de pedra), as obras de fabricação de jóias e de pintura, afrescos murais, são impressionantes e representativos dessas civilizações.

No curso dos tempos históricos, os períodos geométrico (séc. IX e VIII a.C.) e arcaico (séc. VII e VI a.C.) consideram-se como precursores da civilização do período clássico (séc. V e IV a.C.). As obras de arte do período clássico, de proporções perfeitas e com uma beleza sem par, expressaram os ideais filosóficos de sua época e serviram de modelo para o Renascimento na Europa, no século XV a.D. Durante os períodos helenístico (séc. III a I a.C.) e romano (séc. I a.C. a III a.D.), que vieram em seguida, a civilização grega floresceu em meio de grandes reinos e de um império, respectivamente. Igualmente no âmbito de um império desenvolveu-se a civilização grega durante os períodos bizantinos precoce, médios e tardios (séc. IV a XV a.D.), enquanto que a civilização dos tempos modernos é marcada pela dominação otomana e pelos primeiros passos do Estado grego moderno, depois da Guerra de Independência de 1821. Uma visita em sítios arqueológicos, museus e monumentos no país inteiro oferece ao visitante uma imagem viva das civilizações que floresceram no espaço grego, bem como de suas realizações nos campos da arte e da tecnologia, desde os tempos pré-históricos até a época contemporânea.

Dos sites http://www.cruzeirosmaritimos.info/ e http://www.gnto.gr/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

Artigos

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina