quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Vocabulário Economês - de E a I

Economês Fonte: Traduzindo o Economês para entender a economia brasileira na época da globalizaçãode Paulo Sandroni

De E a I

EFEITO GREENSPAN. Originado do sobrenome do presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos (o Banco Central norte-americano), é o efeito de queda nas Bolsas de Valores quando Alan Greenspan anuncia elevações das taxas de juros para desaquecer a eco­nomia e segurar eventuais surtos inflacionários.
EFEITO RIQUEZA. Denominação dada ao compor­tamento dos consumidores nos Estados Unidos, os quais, verificando uma elevação contínua de suas ações nas Bolsas de Valores causada pelo aumento da pro­dutividade e dos lucros, sentem-se mais ricos e ex­pandem seu nível de consumo, contribuindo para um ulterior crescimento dos lucros, que sustenta a eleva­ção das cotações das ações nas Bolsas de Valores e assim sucessivamente.
GRUPO DE CAIRNS. É um grupo formado em 1986, na cidade australiana do mesmo nome, por quin­ze países exportadores de produtos agrícolas, com o objetivo de colocar na agenda de discussões do Gatt (General Agreement on Trade and Tariffs), e poste­riormente na OMC (Organização Mundial do Comér­cio), a liberalização do comércio multilateral de pro­dutos agrícolas. Esse grupo teve grande importância na Rodada Uruguai do Gatt e posteriormente na OMC nas medidas adotadas de liberalização do comércio. Os países que fazem parte desse grupo são: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Ilhas Fiji, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Paraguai, Filipi­nas, África do Sul, Tailândia e Uruguai.
GRUPO DOS SETE. Também conhecido pela abre­viatura G-7, é o grupo internacional formado pelos dirigentes das sete mais importantes potências econô­micas, e que se reúnem anualmente para coordenar a política econômica, monetária e financeira mundial.Compreende a Alemanha, Japão, Itália, França, Grã-Bretanha, Canadá e Estados Unidos. Devido à impor­tância política e militar da Rússia, esta vem sendo con­vidada a participar das reuniões, dando lugar à de­nominação G-7+1, que passou a denominar-se Grupo dos Oito. Quando o Grupo dos Sete se reúne sem a presença da Itália e do Canadá, passa a denominar-se Grupo dos Cinco ou G-5.
GRUPO DOS VINTE. É a denominação dada ao grupo formado pelo G-7 (Estados Unidos, Alemanha, França, Japão, Canadá, Itália e Grã-Bretanha), mais Brasil, Argentina, Austrália, China, Índia, Indonésia, Coréia do Sul, México, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Rússia e também o FMI. A primeira reunião do grupo ocorreu no final de 1999 em Berlim, na Ale­manha. Trata-se de um grupo informal criado para discutir a situação de países emergentes no sentido de estabelecer políticas para que as crises regionais não se alastrem atingindo o mundo como um todo.
ÍNDICE BIG MAC. É um indicador do poder de compra das principais moedas mundiais, baseado no preço do sanduíche produzido pelas lojas McDo­nald’s com as mesmas matérias-primas e vendido pra­ticamente em todo o mundo. Criado pela revista The Economist, de Londres, suas variações mensais podem refletir alterações de custos e aumentos ou perdas de eficiência em cada economia na produção dos com­ponentes que entram na produção desse sanduíche. A União dos Bancos Suíços tem uma versão do índice relacionada com o poder de compra, comparando quanto tempo de trabalho necessita o assalariado mé­dio para comprar um Big Mac. Em 1997 os pontos extremos eram: duas horas para o caso de um assa­lariado em Caracas (Venezuela), e nove minutos para um trabalhador em Tóquio (Japão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

Artigos

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina