quinta-feira, 4 de março de 2010

Sabe o que é Marketing Industrial?


Marketing industrial ou de marketing de mercado, é todo o processo de pesquisa realizado pelas empresas para verificar a viabilidade da fabricação de determinado produto.

Por exemplo: uma empresa vai fazer camisas de manga comprida. O marketing industrial vai fazer pesquisas e levantar se é viável ou não a confecção desse produto na região, vai ver se é uma região fria, se as pessoas comprariam, qual a cor / tecido que mais agrada, qual o valor que elas pagariam, e assim por diante. também decide sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecanicos) usar.

A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.


Marketing industrial é o Marketing de bens e serviços de uma empresa para outra. Os produtos industriais são aquelas que são usadas na indústria para a produção de um produto final, podendo conter um ou mais matérias-primas. A palavra "industrial", executado pelo poder máquinas para produzir bens e serviços. Mas o "marketing industrial" não se limita a estes tipos de atividades empresariais. De um modo geral, o marketing pode ser dividida em marketing ao consumidor (B2C "Business to Consumer") e marketing industrial (B2B "Business to Business").


As principais características do processo de venda B2B são ...

  • Marketing é de natureza one-to-one. A identificação dos clientes é relativamente mais fácil para o vendedor (gerente de contas), criando um relacionamento de parceria ou de fornecedores preferenciais.
  • Profissionais altamente capacitados e treinados estão envolvidos no processo de compra. Em muitos casos, dois ou três fornecedores são consultados na compra de produtos industriais.
  • O valor da compra é relativamente alto.
  • Decisão de compra é normalmente feita por um grupo de pessoas ("equipe de compras"), não uma pessoa.
  • Muitas vezes a compra / venda processo é complexo e inclui várias etapas (por exemplo, pedido de manifestação de interesse, pedido de concurso, processo de seleção, a adjudicação do concurso, as negociações de contrato, e assinatura do contrato definitivo).
  • Vender envolve longos processos de prospecção, qualificação, cortejar, fazendo representações, elaboração das propostas, desenvolvimento de estratégias e negociações de contratos.

As principais características do processo de venda B2C são ...

  • Marketing é de natureza um-para-muitos. Não é prático para os vendedores para identificar individualmente os potenciais clientes nem conhecê-los individualmente.
  • O valor da compra normalmente é menor.
  • A tomada de decisão é muitas vezes por impulso.
  • Maior confiança na distribuição (entrar em lojas de varejo).
  • Mais esforço de colocar em marketing de massa (um para muitos).
  • Mais confiança na marca.
  • Maior utilização dos principais meios de comunicação (televisão, rádio comunicação, impressão) de publicidade para construir a marca e ser lembrada no momento da compra ou indicação.

Fontes: http://pt.wikipedia.org

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