terça-feira, 16 de junho de 2009

Reorganizando a sua rotina para economizar energia elétrica

Muitas vezes são coisas que fazemos até sem perceber e que não nos causarão maiores transtornos, e no final de um ano poderá nos gerar uma economia significativa. O primeiro desafio será diminuir a conta da energia elétrica, que hoje é um serviço caro para nosso bolso, e principalmente para o planeta.

Iluminação
Aproveite, sempre que possível, a luz
do sol, evitando acender lâmpadas de dia. Mas não se esqueça de que a iluminação deve ser adequada a cada ambiente, pois tanto a falta como o excesso são prejudiciais aos olhos, por isso escolha a iluminação adequada e lembre-se, as paredes escuras exigem lâmpadas mais fortes, que ocasionam maior gasto de energia elétrica.

Freezer e geladeira
A porta da geladeira ou do freezer somente deve ser aberta quando realmente houver necessidade, e você deve retirar de uma só vez, sempre que possível, todos os alimentos de que necessita, evitando deixar a porta aberta por tempo maior do que o necessário. Atente para que o seu aparelho esteja protegido dos raios solares e mantido o mais afastado possível do calor do fogão, e que a borracha de vedação esteja em bom estado, a fim de evitar a fuga de ar frio. Os alimentos, quando ainda quentes não devem ser guardados no refrigerador ou no freezer. Faça o degelo sempre que necessário. Não utilize a parte traseira da geladeira para secar panos e roupas.

Televisão
Não deixe o televisor ligado sem necessidade. Evite o hábito de dormir com o televisor ligado. Utilize o timer da TV com o tempo a menos do que espera demorar para dormir. Se você ainda estiver acordado quando a TV avisar que vai desligar reprograme-o para mais um pouco.

Ar-condicionado
Mantenha as portas e janelas fechadas ao usar o aparelho de ar-condicionado, e limpe os filtros periodicamente, pois filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. Não use o condicionador de ar sem necessidade, isto é, quando a temperatura ambiente for agradável, nem instale o aparelho exposto aos raios solares. E também habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que você se ausentar do ambiente por tempo prolongado.

Chuveiro Elétrico
Não demore muito no banho, pois o chuveiro consome muita energia elétrica. Lembre-se de que na posição "verão" o chuveiro gasta 30% menos de energia que na posição "inverno". Não tente reaproveitar uma resistência "queimada", pois isso acarretará aumento de consumo.

Ferro de Passar
Espere acumular uma quantidade razoável de roupa e passe tudo de uma só vez. O aquecimento do ferro elétrico várias vezes ao dia provoca um grande desperdício de energia. No caso de ferro elétrico automático, recomenda-se usá-lo na graduação correta de aquecimento para cada tipo de tecido, iniciando-se o trabalho pelas roupas mais pesadas. Nunca esqueça o ferro elétrico ligado, pois, além de desperdiçar energia elétrica, você corre o risco de provocar graves acidentes.

Máquinas de lavar roupa, de lavar louça e secadoras
Utilize-as com suas capacidades máximas. Seu funcionamento com poucas peças implica desperdício de energia elétrica. Nos casos das máquinas de lavar roupa e louça, limpe o filtro com freqüência e utilize a quantidade adequada de sabão ou detergente.

Leitura e controle do consumo de eletricidade
Aprender como se lê o medidor( relógio de luz) é importante para acompanhar e controlar o consumo de eletricidade de sua casa e até para reclamar de contas erradas.

Veja abaixo um quadro, para você verificar onde está ocorrendo o desperdício e mudar de hábitos. Envolva sua família nessa campanha, seu bolso e o planeta agradecem. Afinal, mudar é sempre bom, principalmente se for por uma causa tão nobre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina