quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Pesquisa de mercado na tomada de decisões

Fonte: http://www.ibope.com.br

Seja para a abertura ou expansão de um negócio, a primeira providência que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma análise mercadológica. A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing, como a tomada de decisões mais cotidianas.
Para que isso aconteça, cada tópico abordado em uma pesquisa de mercado deve trazer uma resposta ou informação essencial para um plano de marketing. Desde sua
fundação, em 1942, o IBOPE realiza este tipo de estudo. Em 2001, com a criação do IBOPE Solution, a produção de pesquisas de mercado ad hoc, isto é, sob encomenda, foi centralizada.
O IBOPE Solution tem como principal objetivo fornecer insight e conhecimento a seus clientes, auxiliando-os na
formulação de estratégias de negócios e na solução de ações táticas. Para isso, busca sempre conhecer os negócios dos clientes, suas marcas, necessidades e consumidores atuais e potenciais, bem como as tendências socioculturais relevantes.
Por que pesquisar?
A pesquisa de mercado é a melhor e mais confiável ferramenta para
obtenção de informações representativas sobre determinado público-alvo. Além de permitir o teste de novas hipóteses, conceitos ou produtos, a pesquisa de mercado auxilia na identificação de problemas e oportunidades e ajuda a traçar perfis de consumidores e mercados.
Os trabalhos de pesquisa de mercado do IBOPE podem ser ocasionais (em relatórios em versão única), contínuos e periódicos (as chamadas pesquisas evolutivas ou trackings em etapas) ou painéis (pesquisas que entrevistam continuamente a mesma amostra e com temas repetidos).
O IBOPE também realiza estudos
Ad Hoc, ou seja, pesquisas feitas com exclusividade e sob encomenda para atender às necessidades específicas de cada cliente. Estes estudos Ad Hoc podem ser Sindicalizados ou Ônibus (serviço regular no qual os problemas específicos de vários clientes são tratados em uma única pesquisa e os custos são divididos) e Padronizados ou Normatizados (pesquisas que levantam sempre as mesmas informações, sejam elas contínuas ou não).A pesquisa de mercado do IBOPE atua enfocando diferentes áreas e fornece as mais diversas informações, como por exemplo:
• Valoração da Marca (“Brand Equity”)
• Tendências de opinião e de mercado
• Satisfação de Clientes (Customer Satisfaction)
• Vantagem Competitiva e Posicionamento
• Pesquisa de Preço (Pricing) e Elasticidade
• Pré e Pós testes de Comunicação
Geração de Conceito de Produto/ Teste de Conceito
• Testes envolvendo todos os elementos do Mix
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