quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Maratona: veja a história da antiga modalidade

por Donata Lustosa

História - A maratona é uma das mais antigas modalidades praticadas no mundo. Porém, não há um registro certo, uma data de quando o esporte começou. Diz a lenda grega, que a modalidade surgiu no sacrifício de um herói.

O grego Pheidíppides percorreu 40 quilômetros entre as cidades de Maratona e Atenas, ambas na Grécia, para levar a notícia da vitória grega sobre os persas no ano 490 a.c. Ao concluir o duro percurso, o soldado anunciou: “Νενικήκαμεν” (vencemos a batalha) e depois morreu.

Apesar de imprecisa, essa é a história mais romântica que ilustra a origem da maratona. Mas foi só nos Jogos Olímpicos de 1896 que a modalidade obteve reconhecimento. Na época o percurso da maratona tinha 40 quilômetros, diferente da marca atual: 42,195km.Esse acréscimo de 2,195km aconteceu no ano de 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres. A família real exigiu que a maratona passasse no jardim do Castelo Windsor, assim eles poderiam assistir à prova. A mudança do percurso, que já estava definido, ganhou alguns quilômetros extras e até hoje quando se disputa uma maratona, os participantes percorrem 42,195km.

Brasil nos Jogos e regras básicas
Em toda a história da maratona olímpica, o Brasil só ganhou uma medalha, a de bronze. Esta foi conquistada nos últimos jogos, em 2004 na Grécia, pelo maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.Vanderlei protagonizou uma cena histórica das Olimpíadas. Ao liderar a prova, o brasileiro foi empurrado por um intruso que entrou na pista da maratona. Mesmo assustado, o brasileiro levantou e continuou a competição, porém, os segundos que ele perdeu com a queda foram suficientes para ficar longe do ouro.

Mas por sua força e coragem, o desempenho de Vanderlei foi reconhecido por todos e seu incidente brilhou mais que a própria vitória do italiano Stefano Baldini. Com isso Vanderlei recebeu do Comitê Olímpico Internacional (COI) a medalha de Pierre Coubertin. O curioso é que aquela foi a segunda vez que o COI entregará a medalha de Coubertin. A primeira foi entregue nas olimpíadas de Seul para um velejador que abandonou a prova para salvar o adversário que havia caído no mar.

Regras Básicas - Na maratona não se registra o centésimo. Os tempos devem ser convertidos ao próximo segundo inteiro maior, por exemplo, 2h08min38s03, deve se converter para 2h08min39.Além disso, toda maratona é realizada fora estádio, pelas ruas da cidade e o percurso não pode exceder de 0,1%, ou seja, 42 metros para a maratona. A organização é obrigada colocar posto de hidratação a cada cinco quilômetros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

Artigos

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina