sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Crise = Oportunidade

Investir em Marketing é a Solução

Hoje no Brasil empresários cortam custos e deixam o investimento de lado buscando a contratação ou treinamento dos melhores profissionais da área financeira e custos.
Todavia se observarmos a história da humanidade foram nos momentos mais difíceis que algumas empresas surpreenderam e foram por caminhos diferentes gerando lucro e se posicionando como líderes de marca, produto, serviço, etc; a razão disto investimento em marketing, o país não parou - estamos num intervalo de jogo - como se diz no futebol .
A chave do sucesso em momentos de crise econômica é o investimento em marketing, contratar profissionais competentes, com visão de mercado generais- capazes de ver onde outros não enxergam, ou então chamar a sua equipe de marketing e traçar ou redefinir seu planejamento estratégico de marketing objetivando a realização de lucros.
Façamos uma breve consideração sobre o assunto com algumas perguntas que raramente fazemos.
- Será que conhecemos profundamente nossos clientes ?
- Temos um perfil claro de nossos clientes?
- Estamos otimizando a utilização de nosso banco de dados internos?
- Nosso produto/serviço está sendo bem aceito ou estamos perdendo espaço para a concorrência?
- Estamos investimento em P&D para desenvolver novos produtos/serviços?
- O preço está adequado a realidade do mercado?
- A política de promoções está adequada ou é melhor reposicionar nosso produto/srviço como premium?
- A forma de distribuição do produto pode ser melhorada? Será que nossos representantes estão motivados?
Seguramente teremos dúvidas ao responder algumas destas questões, pois nem tudo está otimizado, é comum nas organizações termos muitos dados e informações não otimizadas, ou sejam, estão disponíveis interna ou externamente, todavia não são utilizadas.
Quantas empresas possuem um enorme banco de dados de seus clientes e até cartões de fidelidade, mas não sabem o que realmente o seu cliente consome. Vejamos uma empresa de varejo:
O Sr. João da Silva é cliente da empresa X e possui cartão fidelidade, sabemos que ele comprou X reais nos últimos 6 meses, porém se perguntarmos qual o nr. da camisa que comprou, do calçado, que cor não saberemos, ou se tivemos tal informação ainda não foi ultizada pelo vendedor quando ele foi fazer a última compra, além das informações do Sr. João deverímos saber de toda a sua família (esposa, filhos).
Vejamos uma empresa na indústria

- A empresa X é cliente da empresa Y e compra regularmente, sabemos seu consumo, últimos preços, prazos que necessita, etc, todavia quantas vezes esta empresa chegou a comprar X peças que ficaram em seu estoque por um erro interno? Não seria melhor alertarmos que a compra não estava dentro das regularidades de consumo do mesmo estreitando nossa parceria e até auxiliando-o a otimizar seu sistema de suprimentos, perde-se uma venda imediata mas ganha-se um parceiro ; isto é um diferencial que nem todas empresas possuem.
Em resumo CORTE AS VERBAS DE MARKETING, você e sua empresa, se sobreviverem, serão FUTURAS COMMODITIES.

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