quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Use a tensão a seu favor

Fonte: http://www.secth.com.br/


Passar por algumas situações difíceis dentro da empresa não é uma das tarefas mais simples e agradáveis que existe. Mas, com jeitinho e de olho na experiência que você vai acumular, dá para pegar os limões de um projeto e fazer uma bela e elogiada limonada, que pode render ótimas oportunidades.
TUDO NA MESMA HORA é o lema do trabalho no século 21.
São e-mails que devem ser respondidos imediatamente, telefonemas que não podem deixar de ser atendidos, metas que exigem uma superação, idéias cheias de criatividade a qualquer momento, necessidade de aprendizado constante e, para piorar um pouco mais as coisas, equipes enxutas e que nem sempre dão conta das tarefas.
Por isso, manter a cabeça no lugar e ser eficiente no meio dessa turbulência é um diferencial que pode render pontos a mais e decisivos quando aparecer uma oportunidade para aquela tão sonhada promoção.
Ou, enquanto ela não vem, você adquiri experiência em controlar com maestria uma "panela de pressão" prestes a estourar.Para administrar o que acontece no dia-a-dia, é necessário saber que existe uma diferença básica entre pressão e tensão no trabalho. Segundo Francisco Riga, professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), sócio da consultoria Turninpoint e autor do livro Vai dar M... - Soluções para seu projeto não afundar (ed. Gente), "tensão é muito diferente de pressão.
Para seguir na busca pela excelência, aumentar o índice de produtividade e até ter uma criatividade maior, é fundamental criar uma tensão, que é chamada de tensão criativa. É puxar o profissional para que ele possa tirar o melhor de si mesmo e, assim, encontrar alternativas para resolver qualquer problema da melhor maneira possível". EFEITO ELÁSTICO Já a pressão, diz Riga, não gera motivação, porque a pessoa é colocada contra uma parede sem saída e empurrado. Aplicar tensão é como puxar um elástico, chega uma hora que volta ao normal. E na pressão a pessoa se sente esmagada e, muitas vezes, a relação de trabalho pode se romper.
Apesar de os conceitos serem completamente diferentes, muitas empresas ainda confundem pressão com tensão. O importante é ter tensão para estimular a equipe a sempre buscar um limite superior e evitar a acomodação, que é natural quando se vence um obstáculo. De acordo com o professor, "a pressão só existe no ambiente de trabalho quando acontece uma falha de planejamento da chefia e as tarefas que já deveriam estar em andamento têm de ser feitas rapidamente para poder cumprir a meta pretendida desde o início do projeto".
Mas o que fazer quando certos trabalhos urgentes caem sempre na mão de uma só pessoa, aquela que já mostrou ser expert em ''tirar leite das pedras''? Se ela sempre resolve de última hora, diz Riga, é lógico que vai ser ela quem vai carregar o piano. Por outro lado se não está disposta ou não consegue resolver, acaba sendo marcada. "Se essa é uma situação repetitiva, então a conclusão é que o seu superior não tem muita habilidade no planejamento, e aí é preciso, às vezes, ajudá-lo neste quesito".
INCÊNDIO DIÁRIO
Trabalhar assim, sempre apagando incêndios, não é a condição ideal. E, também, reclamar não resolve nada. Um próximo passo seria verificar se este problema é especificamente daquele que comanda ou se existe uma tolerância da empresa para chefes com esta característica. Se estiver acontecendo o primeiro caso, mostrar eficiência no seu trabalho pode abrir oportunidades dentro da própria companhia. Já no segundo não tem jeito e a questão passa a ser uma escolha: aprender a conviver com isso ou buscar uma outra colocação. Mesmo com estas adversidades, a desmotivação não pode vencer nunca, porque, como todo mundo sabe, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco e qualquer motivo pode ser o gatilho que superiores com este tipo de atitude esperam para espalhar para a empresaque você não deu conta. Daí, pronto, a frigideira já está no ponto para torrar uma promissora carreira.
O conselho do consultor é: "pegue tudo o que você conseguir fazer, porque, dependendo do trabalho, a experiência se desenvolve muito mais rápido e o profissional vai se especializar num tema de relevância no mercado. E aí qualquer atividade que aparecer pela frente, será feita com a maior facilidade.
A tensão criativa é necessária, pois aumenta a produtividade Mas é preciso saber lidar com isso. Nessa hora entra o marketing pessoal, que não pode ser ostensivo, se não o chefe percebe e queima rapidinho o profissional. "Com chefes tiranos ou rigorosos, a pessoa aprende a ser mais disciplinada e atentar para detalhes, o difícil é agüentar isso e olhar para a situação sem emoção para não deixar a raiva explodir.
Depois da análise, o ideal é alavancar algumas características boas deste chefe, que pode ter 10 mil defeitos, mas confia em seu trabalho, o que já aponta uma saída e representa uma motivação. E vendo por este prisma, dá até para falar que ele é bom.

BÊ-Á-BÁ DA PACIÊNCIA
Cada vez que aparecer um trabalho na sua mesa com a tarja"urgentíssimo", não desanime. Siga as nossas dicas e ganhe pontos na sua carreira:
1. Se você está começando, se disponha a fazer todos os trabalhos que aparecerem. Pode parecer loucura, mas é uma forma de se familiarizar com vários assuntos;
2. Para evitar as tarefas de última hora, seja proativo e pergunte a seu chefe se não dá para adiantar o trabalho;
3. Veja se é o seu superior que costuma escorregar no planejamento, daí é possível encontrar outros caminhos, ou se é a própria companhia que tolera esta postura;
4. Nunca fale mal do seu chefe, mesmo que ele coloque um peso enorme sobre os seus ombros, pois sua carreira correrá risco, afinal, é ele quem decide que permanece;
5. Prefira dizer que o seu chefe é muito bom, diria ótimo, e que sempre dá grandes oportunidades para o seu crescimento profissional; 6. Não perca a motivação por nada, já que todo mundo sabe que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Valorize-se, pois assim se fortalecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina