sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O QUE DIZEM AS LETRAS?

Artigo Publicado / JORNAL
Jornal "ESTADO DE SÃO PAULO"Encarte "FEMININO"7 de Setembro de 2002

Ao ver um garrancho, o leigo vai logo achando que quem escreveu faz jus à letra. Ou, ao contrário, associa uma letra certinha a uma mente brilhante. Mas as coisas não são bem assim. A grafologia explica.por Vera Fiori.Quinze linhas manuscritas e uma assinatura bastam para se conhecer as virtudes e pontos fracos de alguém.
Se você é do tipo cético, pode tirar o cavalinho da chuva, pois até o FBI, que nada tem de esotérico, usa a grafologia em suas investigações. Ao lado de outras práticas, como dinâmica de grupo e testes psicológicos, a análise da grafia é uma ferramenta a mais, utilizada por profissionais da área de recursos humanos. Para eles, ela valida os dados obtidos na entrevista pessoal. O estudo, coordenado por Cleide Nakashima, mostra ainda que o perfil comportamental do profissional importa tanto quanto sua performance técnica. As empresas recorrem à grafologia para checar a transparência e princípios éticos dos funcionários.
O Grupo Pão de Açúcar usa a grafologia há cinco anos. No início, a própria diretora de Recursos Humanos, Maria Aparecida Fonseca, resistiu à idéia. Mas, aos poucos, reviu seu ponto de vista: “Os laudos, feitos por profissionais sérios e competentes, realmente impressionam”. Eles auxiliam de várias formas: na avaliação de potencial, em transferências, promoções, orientação de carreira, formação de equipes etc.” Uma vez convencida, toda equipe fez um curso que, agora, é utilizado na triagem dos quase 10 mil currículos de trainees que chegam à empresa supermercadista.
POR TRÁS DA LETRA
Autora do livro A Personalidade Através da Escrita, a grafóloga e psicóloga Luciana Boschi observa que a análise da grafia é um dos instrumentos científicos mais completos para avaliar traços de caráter. “Uso de drogas, alcoolismo, sociabilidade, equilíbrio emocional... A letra revela muito da personalidade”. O estudo é complexo e não se prende ao tipo da letra somente, mas ao conjunto gráfico, explica Luciana. A pressão da escrita – quando passamos a mão pelo verso – revela energia. A inclinação da letra à direita sinaliza dinamismo e determinação; já a inclinação à esquerda é o oposto e demonstra introversão, fuga de obstáculos; a zona inferior de letras como o “j”, o “p” e o “g” revelam muito das pulsões instintivas.
SETE PILARES
Velocidade da grafia, pressão, forma, dimensão, direção, ordem e continuidade. Estes são os sete pilares da grafologia, explica a psicóloga e grafóloga Cecília C. J. Andrade, que atua na área de consultoria a empresas. Com 15 anos de profissão, Cecília usa uma frase que, para ela, explica a projeção do caráter na grafologia: “A tinta que percorre o papel é como o sangue que corre nas veias”. Por isso, é fundamental ter uma visão global do meio gráfico – matéria-prima da análise grafológica – para fazer afirmações.
Neste universo, existem mais de 200 espécies de letras. Entre as mais interessantes – e menos comuns – destaca-se a letra combinada, que conjuga o melhor equilíbrio entre os sete pilares da grafologia, como ângulos e curvas, movimentos, continuidade e descontinuidade, entre outras características que a tornam especial.

ANÁLISES
Apedido do SF, a grafóloga Luciana Boschi analisou dois textos: um, do músico Daniel Allain, e outro, do agente de turismo Carlos Alberto Barbosa. A profissional pediu um texto de tema livre,com 15 a 20 linhas, com título e assinatura, escrito com caneta esferográfica em papel sulfite. Abaixo, veja a avaliação e os comentários dos entrevistados.

1ª ANÁLISE: [DANIEL ALAIN, Músico]


Avaliação: "O texto demonstra muita intuição e sensibilidade. É uma pessoa com jogo de cintura, diplomática e que se adapta bem às situações. Mas, dependendo das circunstâncias, não se envolve muito e fica em cima do muro. O espaçamento entre as letras indica que respeita o espaço das pessoas. A grafia do "g", do "p" e do "j" demonstra energia. A assinatura ornada denota elevada auto-estima."
Comentário: "Achei a avaliação ótima e me identifiquei com as observações da grafóloga. Fiquei surpreso especialmente com duas coisas: em relação à auto-estima, pois não a levava muito em conta até fazer o teste, e de que fico em cima do muro. Eu fico mesmo!".
2ª ANÁLISE: [CARLOS ALBERTO BARBOSA, Agente de Turismo]
Avaliação: “Corre atrás dos interesses, tem pé no chão e boa capacidade de concentração. É pessoa séria, reservada e um pouco desconfiada. A palavra riscada mostra dificuldade em lidar com erros e limites. A forma de agrupar e a proximidade entre as palavras indicam que não abre espaço para outros participarem de sua vida. E também que é econômico e que acumula coisas materiais. O alinhamento convexo sugere entusiasmo passageiro. É receptivo, socialmente bem relacionado. Detalhe: o sinal de til, reto e grosso, revela tensão psíquica, ou seja, algum problema emocional”.
Comentário: “Gostei e endosso a avaliação em quase tudo. A única observação é que não sou tão racional assim. Como pisciano tenho um lado moleque, que ‘viaja’ nas idéias”. Ao ver um garrancho, o leigo vai logo achando que quem escreveu faz jus à letra. Ou, ao contrário, associa uma letra certinha a uma mente brilhante. Mas as coisas não são bem assim. A grafologia explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina