segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Motivação


Fonte: http://www.manager.com.br/


Quer recolocar-se no mercado de trabalho? Motive-se

Por Gilberto Wiesel*


Vivemos em um mundo onde as demissões em massa estão tornando-se rotina. Em um mundo cada vez mais globalizado, estamos vendo constantemente fusões de empresas, aquisições de outras, fechamentos e perda de mercados, e também surgimento de novas empresas e possibilidades.


Está comprovado que a demissão é um dos momentos mais difíceis na vida de um profissional. Ele sente esta perda muitas vezes, como se fosse a de uma pessoa querida da família, e costumeiramente entra até em depressão, sente-se desprestigiado, incompetente, acha que foi passado para traz, enfim, todos os sentimentos negativos que envolvem a situação.Bem, uma coisa é certa, não dá para ficar chorando pelos cantos o leite derramado. Claro que não vamos ser insanos e dizer que não causa dor, lógico que sim, mas não posso ficar a vida inteira nesta situação.


Como sempre, é somente eu que decido o que quero fazer com o que estou passando, se vou encarar como uma derrota ou se vou pensar que pode ser uma grande oportunidade.Devemos entender primeiramente o que acontece com a maioria dos demitidos logo após a noticia. Segundo consultorias especializadas da área, enfrentamos algumas fases que vão, do momento fatal, até a superação. São elas:- Primeira, vem o sentimento de inconformidade e injustiça;- Segunda, a pessoa começa a sentir raiva pela empresa e o chefe; - Terceira, a insegurança, o medo, o que acontecerá daqui para frente;- Quarta, vem a fase da reavaliação da vida e da carreira e tomar atitudes;- Quinta, começa a percepção que pode haver boas possibilidades e oportunidades em outros locais;- Sexta, já com a motivação e auto-estima em alta, começa a perceber que existe chances de sucesso. Agora com a auto-estima elevada e acreditando nas potencialidades, o mundo que antes era sombrio e sem chances, começa a se tornar ensolarado e com mais possibilidades. Afinal você vai ser um protagonista ou um coadjuvante deste momento?Perceba que agora você começa estar em vantagem sobre as demais pessoas, pois, não está mais preso a rotinas diárias, que antes o deixavam muito focado no que estava desenvolvendo e não enxergava o que passava ao seu redor. Portanto mãos a obra:- Já que você está mais aberto, analise e procure ver de fora o que ninguém está vendo, ou seja, as oportunidades que estão surgindo;- Apareça, não se esconda, traga novas idéias e apresente para as pessoas. É o momento de usar sua criatividade, daqui a pouco alguém pode gostar;- Prepare-se, não pare de estudar, diminua seus gastos em outras coisas, mas não deixe de investir em você;- Identifique os seus pontos fracos e fortes, quais são os seus diferenciais e suas habilidades;- Venda-se, você é o produto.

Faça de você a melhor embalagem a mais bonita e atrativa para o mercado. Coloque-se na posição do cliente, o que ele está buscando;- Procure pelas pessoas que você tem contato. Aproximadamente 70% das recolocações são feitas por indicação;

- Tenha persistência, não desista nos obstáculos que vão se apresentar;- Não desperdice seu tempo, trabalhe duro, talvez mais do que antes, até conseguir seu objetivo;

- Analise todas as possibilidades, quem sabe não é hora de tocar um negócio seu. Perceba qual é o seu perfil;

- Não fique só, não deixe a tristeza abater seus sentimentos.

Chame seus amigos, converse, sorria, divirta-se.Enfim, lembre-se sempre que nascemos para vencer, está escrito que todo ser humano veio para este mundo para realizar-se e está nas suas mãos fazer o melhor possível para que isto ocorra. Vá em busca do seu sucesso, mas não esqueça de se perguntar: O que é sucesso para você?

*Gilberto Wiesel é colunista-titular do Portal Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina