sexta-feira, 14 de março de 2008

Organize suas idéias



Planejamento através de Mapas Mentais

O que são os mapas mentais?
Mapas mentais são diagramas da categoria dos organizadores gráficos, da qual também fazem parte o diagrama espinha de peixe, o mapa conceitual e outros.
Um MM é formado por tópicos, ramos e relações, organizados em níveis a partir de um tópico ou idéia central, e é por isto que a forma de pensar associada a essa estrutura é chamada pensamento radiante. Um tópico pode ser representado por uma palavra ou expressão, uma imagem ou ambos.
O que posso fazer com mapas mentais?
As aplicações de mapas mentais são bem variadas, alcançando pessoas em geral, professores e estudantes, líderes, homens de negócios, publicitários, escritores e muitos outros
Elaborar mapas mentais é difícil?
Depende de vários fatores: dos recursos de que você dispõe, dos seus objetivos e necessidades, do conteúdo a ser mapeado e seu formato atual, do seu grau de conhecimento do conteúdo, da sua experiência tanto com mapas mentais quanto com os recursos que está utilizando. Se o conteúdo está formatado em tópicos bem estruturados e já ilustrado, será facílimo. Já se sua fonte é um texto improvisado, cujo estrutura não é radial, pode dar algum trabalho. Por outro lado, dispor de um bom software e de boas fontes de imagens facilita a elaboração e a alteração de um mapa mental.
A resposta então é: depende.
Cada caso é um caso.
De que preciso para elaborar meus próprios mapas mentais?Se for fazê-los à mão, precisa de papel, lápis, canetas coloridas e talvez imagens impressas. Se for usar um computador, precisa de um software específico para elaboração de mapas mentais e impressora.

Existem cursos, verifique em http://www.organizesuavida.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina