quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Marketing Pessoal

Fonte: http://www.secretariando.com.br

O MARKETING PESSOAL NA SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

(por Eliane DOIN*)

O grande desafio do Marketing é criar marcas fortes que vão ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores e, por essa via, possam aspirar uma vida longa. Se assim acontece com os produtos e os serviços, da mesma forma acontece com as pessoas.O Marketing Pessoal tornou-se uma ferramenta estratégica essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal no mundo atual em que vivemos.
Na dose certa e de forma planejada, é possível criar e desenvolver uma imagem coerente e consistente, envolta em associações psicológicas positivas que dêem visibilidade necessária para que uma pessoa se transforme em uma referência no seu ambiente vivencial e possa fazer parte dos projetos de vida das outras pessoas. Por que o Marketing Pessoal é importante? Irving Rein exemplifica que em um mercado de profissionais cada vez mais competitivo, visibilidade é um fator que explica a diferença entre um advogado meramente competente e um que ganha milhões e aparece em programas de televisão para divulgar seu último livro. Pode ser a diferença entre um consultor de empresas modestamente bem-sucedido e um que recebe $ 10.000 por uma palestra.
Entender o Marketing Pessoal e o processo de estar em evidência, explica porque algumas pessoas ganham fama, atingindo o topo do sucesso, enquanto outras permanecem obscuras mesmo tendo capacidade para realizar um excelente trabalho. Visibilidade é o que todo executivo em início de carreira quer e o que todo profissional incógnito almeja.O mundo dos negócios, da política ao entretenimento, tem despertado para a importância de se criar e desenvolver uma marca única, de tal forma que essa marca seja uma referência no mercado e possa, com isso, ser a mais lembrada, a mais procurada, a mais bem-remunerada, a mais desejada, a mais querida.
Uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeiçoe constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo, elevando o seu nível de notoriedade e imagem e ser recompensado por isso. Essa é uma tarefa que exige paciência, disciplina, perseverança, determinação e um conjunto de crenças e valores que irão nortear o seu comportamento de forma a fazer uso correto das habilidades inatas e das habilidades a serem criadas e aperfeiçoadas.Para muitos, a busca pela visibilidade não é deliberada, mas acidental ou resultado de algum extraordinário talento. Praticar o Marketing Pessoal no dia-a-dia não deve ser um esforço fingido, mas algo que flui espontaneamente, é o “eu interior” em harmonia com o “eu exterior”.
Na visão de Rein, os mundos dos negócios e das celebridades estão interligados. Canais de informação e entretenimento agora podem transmitir imagens numa velocidade e capacidade nunca antes atingidas ou entendidas, resultando em oportunidades para pretendentes que querem usar seu nome como uma marca ou como uma ferramenta de marketing. Querer cortejar a popularidade e o querer fazer o seu próprio Marketing Pessoal são reflexos das pressões de um mercado saturado e com muitas semelhanças entre si.
O Marketing Tradicional está mudando com a ascensão da internet e de outros meios de ação. Isso tem feito com que advogados, médicos e varejistas alcancem locais de atuação que anteriormente eram muito caros ou simplesmente inacessíveis. Por causa da “desmassificação” da mídia, como descrito por Alvin Toffler, hoje é muito mais fácil ter acesso a uma audiência global. As oportunidades advindas nestas áreas, quando bem aproveitadas, podem fazer a diferença em qualquer mercado competitivo deste século.
É preciso que cada um conquiste o seu território, defendendo-o com ética, ousadia e paixão. Para ser eficaz no marketing pessoal, o conhecimento da dimensão humana e seu aprimoramento pessoal, são fundamentais, porque acima de tudo, o marketing pessoal é um processo de desenvolvimento pessoal e alcançar a felicidade em todas as suas formas e interpretações é apenas conseqüência de se procurar sair do primário da vida. Para realizar um Marketing Pessoal gratificante em todos os sentidos, é necessário saber utilizar, de forma coerente e consistente, as novas tecnologias, a mídia e o marketing como ferramentas estratégicas, valorizando a imagem que se pretende transmitir.
Um advogado bem respeitado, analisando a importância do Marketing Pessoal e da alta visibilidade que a sua prática reluz, observou: “Isto é algo sobre o qual todos estão muito ansiosos”. Ele explicou que, em seu escritório, os sócios, os colaboradores e os estagiários, constantemente, levam em consideração e discutem os vários locais em que eles se apresentam - fórum, conferências da ordem dos advogados, entrevistas na mídia, jantares da associação profissional, palestras em universidades, ações com a comunidade em geral, instituições beneficentes- O mesmo se repete em clínicas médicas, clubes, igrejas e corredores do Legislativo.É preciso ter criatividade e uma certa dose de coragem para criar motivos para interagir com as pessoas e aparecer.
Cada área de atividade pode permitir uma série de ações planejadas que, na sua essência, criarão uma rede de relacionamentos. É é nessa interatividade que se desenvolve e se constrói o valor para a marca pessoa.Criar fatos que virem notícias e divulgá-las. Estar sempre presente, visível e acessível e “antenado” com o mundo, com as pessoas, sem esquecer-se de que tudo deve ser feito com moderação e bom-senso, os exageros no mundo da fama cansam muito rapidamente, o ganho está na sinergia e consistência das ações.
Para Léo Burnet “se você não for percebido, você não está com nada. Você tem que ser percebido.
Mas tem que ser percebido naturalmente, sem gritar e sem truques”. O potencial de contribuição do Marketing para a busca da imagem e da notoriedade, isto é, da reputação e da fama, varia em diferentes setores. Nos 100 metros rasos, ganha visibilidade quem for mais veloz, e o Marketing não faria nenhuma diferença no resultado, mas fará uma grande diferença na recompensa comercial do vencedor.
Em outros setores, como negócios, direito, medicina, religião, meios literários, política e entretenimento, onde milhares de aspirantes preenchem as qualidades básicas, o impacto do Marketing pode ser enorme. O Marketing Pessoal pode ser definido como um conjunto de atitudes e comportamentos que conduzem a vida pessoal e profissional para um feliz sucesso por meio de qualidades e habilidades inatas ou adquiridas do indivíduo que, aperfeiçoadas, promoverão comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objetivos. No mundo competitivo em que se vive, é grande a importância de um diferencial na atuação dos profissionais.
A trajetória pessoal e profissional sempre foi e continuará sendo, um patrimônio individual a ser administrado com rigor e competência. O profissional deve construir uma marca pessoal no universo onde atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios. A inércia, nos dias de hoje, custa muito caro, em termos de carreira profissional e pode afetar inclusive as atividades do seu dia-a-dia.
O Marketing Pessoal, como ferramenta de orientação profissional e pessoal, tem como conceito prático desenvolver a sensibilidade de uma pessoa para se perceber e se integrar num certo momento, numa situação, nas mudanças e transformações que surgem no meio organizacional e social, como forma de revalorização das suas habilidades e competências.
O grande desafio para se praticar o marketing pessoal ou gerenciar a própria marca pessoal com excelência está em responder à seguinte questão: “O que e como fazer para que a pessoas nos escolham para fazermos parte da vida delas?”. Deve-se ter em conta o público-alvo com o qual a nossa marca pessoal deseja e precisa se relacionar para que as ações sejam especificamente dirigidas a este público, no momento certo e no lugar certo.
*Eliane Doin é publicitária, professora universitária, escritora e ministra palestras e workshop no Brasil e em Portugal sobre Marketing Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina