segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Cinco maneiras de mostrar sua competência



Fonte: Jornal Sua Carreira - Site Manager

Uma roupa caprichada, lógico, é uma necessidade da vida social em um mundo visual e exigente como o nosso. Porém, mais que a aparência, mostrar competência real faz uma profunda diferença no potencial de empregabilidade e na chance de promoção do sujeito. Curiosamente, muitos deixam passar excelentes oportunidades de mostrar competência, deixando assim também de colher os devidos louros. Na prática, como mostrar competência?
Bem, simplesmente sendo competente, evidentemente, mas há alguns truques que ajudam a ressaltar a competência que já existe.


Exemplos:

Antecipe-se - Se você está careca de saber que o chefe vai querer aquele cálculo, por que não levá-lo antes que ele peça?
Embale bem - Qualquer bom produto mal embalado perde valiosos pontos. O mesmo vale para serviços. Bons serviços devem vir envoltos em detalhes que façam a diferença: uma excelente diagramação, um toque especial na pasta de apresentação, um visual cuidado, enfim, detalhes de embalagem que levam a um grande efeito adicional.
Cerimônia na entrega - Ao entregar algo muito desejado a alguém, um prêmio de loteria, um diploma, realizam-se cerimônias, não? Elas são valorizadoras. Logo, uma cerimônia de entrega de um serviço pode ser um toque mágico na percepção do cliente, que vai passar a vê-lo com mais justiça.
Pequenos extras - O que mais você pode oferecer que será de valia para o outro? Por que não oferecê-lo? Ele pediu um sorvete, você colocou uma cereja sobre ele. A chefe pediu para você preparar uma apresentação: você fez isso e ainda criou um pequeno manual (o trabalho é quase o mesmo!).
Satisfação total - Qualquer trabalho deve satisfazer necessidades racionais, sabemos disso. Mas, freqüentemente nos esquecemos de que as necessidades emocionais são tão ou importantes que aquelas. O diretor queria, sim, que você se incumbisse da negociação com o cliente. Mas, tendo você se mostrado efetivamente empenhado nos preparativos, nos dias que a antecederam, sentiu-se seguro. Então, você deu a ele o que pediu e algo mais, satisfazendo também a necessidade emocional. Fazer um pouquinho a mais que o solicitado freqüentemente não custa nada a mais. Só uma dose de criatividade e boa vontade.


*José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos.

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