terça-feira, 21 de setembro de 2010

É sempre um desafio começar em um novo trabalho

"Ousar" - O jogo da inovação


Mudar é desconfortável, é muito mais fácil continuar as tarefas rotineiras de sempre. E mudar de emprego significa alterar completamente as “tarefas rotineiras de sempre”, por isso é um desafio. Mas posso dizer que é um desafio muito animador!

Porém, mudar de emprego faz parte da vida profissional e é algo extremamente positivo para a carreira. São novos ares, novas experiências. Mudar pode parecer difícil a princípio, mas essa fase dura bem pouco. Logo você percebe que aquela mudança era exatamente tudo o que você estava precisando naquele momento.

Acho que a melhor coisa que uma pessoa pode fazer quando está estreando um novo emprego é agir como se estivesse entrando em um novo mundo – como realmente está- e começar perguntando sobre tudo.

Pessoas que pensam assim aprendem muito mais rápido quando não têm medo de tirar suas mínimas dúvidas. Assim, o processo de adaptação à nova área se torna fácil e muito mais prazeroso.

Quando a pessoa se enturma com seus companheiros de trabalho, ela se sente mais motivada a ir trabalhar. Gente que não se deixava envolver pelo seu trabalho, não se permite fazer amigos. Assim é difícil se adaptar ao novo. Eu prefiro pensar que, se acontecem mudanças na vida, é preciso aceitá-las e lidar com elas da melhor maneira possível. Afinal, é muito melhor quando a gente deixa de lado o passado e aproveita todas as novidades desse novo momento.

Hoje em dia, conhecendo o perfil médio das pessoas, a resposta é: “Torne-se o melhor onde você está, e depois vá em frente”.

Se pensa em sair deste emprego e sair descontente, é provável que continue descontente em outro lugar. Se você sair vencedor, provavelmente será vencedor em outro lugar.

Reflita por um instante, por que você está pensando em sair. Faça uma lista das razões – grandes e pequenas.

Nunca há só uma razão. Sempre há várias. Insatisfação pelas condições de trabalho; os clientes estão descontentes com o produto; o chefe é um idiota; o gerente não treina a equipe e exige resultados impossíveis; ninguém valoriza ninguém; o salário é baixo; combinam uma coisa antes, mas fazem outra depois, etc.

Se você sente-se mal, mesmo assim dê um tempo e elabore um plano bem pensado para conseguir um emprego de que você goste bastante. Trabalhar oito ou nove horas por dia num lugar ou atividade de que você não gosta seria loucura - ainda mais em tempos de crise, quando os empregos somem e o rigor da produtividade aumenta.

Em resumo, seja prático. Não jogue fora seu potencial, muito menos a sua carreira. Se for preciso mudar de emprego, faça da mudança a continuação de uma história de sucesso e de um plano bem traçado. O mais importante, sempre, é fazer algo que lhe proporcione bons sentimentos.

Fontes: http://www.empregoecarreira.com/; http://profissaoatitude.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina