quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Os erros mais comuns que os gestores cometem quando a empresa não vai bem



PARTE 2

Inovação e Capacidade de Assumir Riscos

1. Fazer somente as coisas seguras.
As fórmulas já reconhecidas e comprovadas de fazer as coisas, podem ser reconfortantes nos momentos de incerteza porque são: seguras. Mas fazer somente o que é seguro nunca fez nenhuma empresa chegar muito longe. Assuma riscos calculados e abra novos caminhos, ou perderá rapidamente suas vantagens competitivas.

2. Reprimir o pensamento crítico.
Ninguém quer fazer onda quando o barco já está navegando em águas turbulentas. Mas as perguntas mais difíceis precisam ser feitas, particularmente diante de um clima econômico desafiador. Recompense aqueles que levantem dúvidas e ofereçam soluções factíveis, e certifique-se também de dar suas opiniões para seu próprio superior.


3. Ter informações insuficientes.
Se você ou seus funcionários erram continuamente o alvo em um projeto, pode ser porque não possuam todas as peças do quebra-cabeça. Colete informações adicionais e converse com fontes externas para obter uma nova perspectiva e repensar sua estratégia.

4. Construir bloqueios à criatividade.
Executivos de publicidade entrevistados por nossa empresa citaram os prazos reduzidos como a fonte número um dos bloqueios à criatividade. Se o trabalho de um funcionário não parece estar muito inspirado, tente mudar a carga de trabalho dele
ou solicitar ajuda externa para que ele possa ter mais tempo para desenvolver novas ideias.

5. Fechar-se para ‘novas ideias’.
Se as sugestões forem rejeitadas sem nenhuma real discussão, seus funcionários deixarão de apresentá-las.
Incentive-os a expressá-las com conceitos inovadores. Se não puder implementar tais conceitos, explique o porquê e comunique a eles que valoriza suas ideias. Também, certifique-se de solicitar sugestões de pessoas de todos os níveis da empresa. Frequentemente, as melhores ideias vêm justamente daqueles que estão na frente do cliente.

6. Esperar pela recuperação econômica para fazer mudanças.
Adiar as decisões corporativas por muito tempo poderá custar caro quando resolver implementá-las. Se tiver uma boa ideia, não espere pela recuperação da economia para implementá-la. Você sairá à frente da concorrência ao dar um primeiro passo agora.


Fortalecendo os Negócios
1. Não considerar os efeitos da economia sobre os clientes.
Os momentos de incerteza econômica podem ser tanto um bloqueio quanto um impulso para as empresas. Pesquisar e compreender as ideias em constante evolução dos clientes sobre o que percebem como valor agregado poderá ajudar as empresas a adaptar melhor seus produtos e serviços aos novos tempos.

2. Sacrificar a qualidade.
Quando as pessoas estão ocupadas, é mais provável que erros ocorram. Mas não permita que a qualidade seja
afetada porque seus funcionários estão cheios de tarefas. Você criará um padrão inferior de qualidade que será difícil de restabelecer quando a situação voltar ao normal. Quando surgir um problema, dedique um tempo para identificar sua fonte e corrigí-lo.

3. Fazer os cortes errados.
Se sua empresa tiver que reduzir despesas, seja criterioso na decisão e tenha cuidado para não reduzir o nível dos
serviços oferecidos aos clientes. Se os clientes estão acostumados a receber certos benefícios, suspendê-los poderá ser um erro. Do mesmo modo, tenha cuidado ao oferecer serviços adicionais, particularmente se planeja reduzí-los no futuro.

4. Tirar o foco da linha de frente.
O atendimento aos clientes é muito mais importante quando enfrentamos tempos difíceis. Você está fazendo todo o possível para certificar-se de que aqueles que são o primeiro ponto de contato com sua empresa estão enviando a mensagem correta? Se esses funcionários passarem a impressão de serem indiferentes ou inexperientes, você poderá perder tanto os clientes potenciais quanto os já existentes.

5. Não pedir a ajuda dos funcionários para ampliar os relacionamentos comerciais.
Peça aos seus funcionários que pensem nas coisas que poderiam fazer para ajudar a alcançar as metas corporativas sem
sacrificar a produtividade. Você talvez se surpreenda ao descobrir quantas informações eles podem acrescentar. Quando for apropriado, envolva os membros de outras áreas com a equipe comercial. Isso poderá levar a empresa a ampliar os relacionamentos com os clientes já existentes, assim como a identificar e contactar novos clientes potenciais.

6. Deixar seus funcionários de mãos atadas.
Fortaleça a sua equipe para que tomem decisões que garantam experiências positivas para clientes e consumidores. Eles serão capazes de solucionar prontamente os problemas, e você gastará menos tempo lidando com questões relativas ao funcionamento do seu negócio. Forneça orientação sobre como solucionar dilemas, e analise as decisões dos seus funcionários, informado-lhes sobre o que fizeram corretamente e o que poderia ter sido melhor.

7. Não encantar seu cliente.
Se você realmente gosta do que faz – e daqueles para quem presta serviços – isso fica bem aparente. Sempre que puder, faça com que seus clientes saibam que são importantes e respeitados.


Fonte: Robert Half

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