segunda-feira, 3 de maio de 2010

Como o marketing manipula seu pensamento




As corporaçõse gigantes gastam biliões de dólares empregando um exército de consultores, linguistas, antropólogos e até gurus de anúncio, tudo a fim de influenciar o que o cidadão pensa. Seu objetivo final simples: enviar mensagens que sejam manipuladoras de mentes e favoráveis para venda de seu produto ou serviço. Eles precisam fazer você confiar, e acreditar que você precisa daquele item, acreditar que você está fazendo a melhor coisa para você mesmo sob todas as circunstâncias.

Se investe muito dinheiro em campanhas publicitárias e tempo em sites de relacionamento para atrair um público grande e mais importante, mante-lo fiel.

A palavra manipulação está associada a controlar diretamente ou indiretamente um objeto, animal ou pessoa para atuar de uma determinada forma de acordo com os desejos do agente manipulador.
A influência social é o ato de levar uma pessoa (ou um grupo de pessoas) a fazer algo que, a princípio, desconheciam e/ou não tinham em mente.

Segundo tanto a psicologia (especialmente a psicologia social), a sociologia e a antropologia a influência social é uma das bases que define nossos comportamentos dialeticamente, ou seja, modelando nossos comportamentos e sendo modelada por nossas respostas em retorno.

Sua importância para definir nosso comportamento está estimada entre 30 e 90% dependendo da definição utilizada. Definindo, na maioria das vezes subconscientemente, por exemplo, que roupa vamos utilizar, quais comportamentos são adequados em determinado ambiente, o que devemos e não devemos fazer durante uma fase de desenvolvimento e diretamente e indiretamente influenciando as leis de uma nação.

Profissional de marketing, cuide para não passar dos limites e tornar sua propaganda abusiva ou intimidadora. A intimidação é resultante do desajuste da compulsão competitiva normal de dominância inter-relacional, geralmente vista em animais, mas que é mais completamente modulada por forças sociais em seres humanos.

Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a uma agenda. Mesmo que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja partidária, não apresentando um quadro completo e balanceado do objecto em questão.
Há várias técnicas que são utilizadas para criar mensagens que sejam persuasivas, porém falsas. Muitas dessas técnicas podem ser baseadas em falácias, já que os publicitários usam argumentos que, embora às vezes convincentes, não são necessariamente válidos.

Algum tempo tem-se dedicado para analisar os meios pelos quais as mensagens de propaganda são transmitidas, e este trabalho é importante, mas é claro que estratégias de disseminação da informação só se tornam estratégias de propaganda quando associadas a mensagens propagandísticas. Identificar estas mensagens de propaganda é um pré-requisito necessário para estudar os métodos utilizados para divulgação destas mensagens. Por isso é essencial ter algum conhecimento das seguintes técnicas de geração de propaganda.

É preciso ter respeito pelo consumidor.

Fontes: http://www.doshdosh.com/the-persuaders/, http://pt.wikipedia.org/,

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