domingo, 9 de novembro de 2008

MARKETING DE SERVIÇOS APLICADO EM TURISMO


Marketing de turismo e a influência na demanda por turismo de
negócios na hotelaria
Franco Nadovich Junior - Administração de Empresas com Ênfase em Informática

“O papel do Marketing de Turismo é criar momentos mágicos que induzam o cliente à compra. Toda atividade de apresentação de um hotel ou mesmo de uma companhia aérea tem como foco a sedução. E esse é o desafio do Marketing de Turismo: criar momentos mágicos e sedutores”. Já o termo demanda de turismo será entendido
como define Philip Kotler, citando por Cobra (2001, p. 97): A demanda de mercado para um produto ou serviço turístico é o volume total que pode ser comprado por um grupo definido de consumidores, em uma área geográfica definida, num determinado período de tempo, em um meio ambiente definido e sob um apropriado programa mercadológico.

MARKETING DE SERVIÇOS APLICADO EM TURISMO
Com a economia globalizada, o setor de turismo necessita vislumbrar novas soluções que possam atender aos anseios, desejos e fantasias de seus clientes, com uma equipe de profissionais que saibam identificá-los corretamente, dando satisfação aos seus clientes. “Os homens de marketing das empresas de serviços devem estar aptos a reconhecer que o mercado ao se globalizar passam a exigir conhecimentos que levem a formular estratégias consistentes para evitar desastres financeiros”. (Keegan, 1995).
“Com o impacto dos sistemas informatizados como a Internet, o setor de turismo necessita reavaliar o seu papel na criação e na administração da demanda de serviços de viagem, de lazer e hospitalidade. Como o produto turístico é uma combinação de
ação e emoção em que os aspectos tangíveis e intangíveis se sobrepõem numa mistura entre o real e o imaginário, a criatividade do setor deve ser intensa”.
O setor de serviços é muito importante para um país, pois dele segmentam-se vários
setores, tais como hotelaria - objeto de minha pesquisa - ,companhias aéreas, locação de veículos, lavanderias, agências de viagens, empresas de city tour, etc.
A hotelaria tem voltado seu foco para o turismo de negócios, pois o item “viagens” é o
terceiro maior gastos das empresas, ficando atrás somente de salários e processamento de dados. A hotelaria é um dos principais ramos do turismo, já que atende à função básica do viajante que é viabilizar sua permanência à cidade visitada. É um setor promissor no Brasil e vem se estruturando, com excelentes possibilidades de expansão.
Os hotéis brasileiros vão precisar focar seu negócio, com muita qualidade em seus serviços e muita criatividade em seu marketing, para ter competitividade perante as grandes redes internacionais, visando sua sobrevivência, num mercado tão volátil e de natureza intangível.

OS 4 PS — PRODUTO, PONTO, PREÇO, PROMOÇÃO — DE JERONOME MCCARTHY
No setor de negócios turísticos ter um bom produto é o primeiro e mais importante passo
para atender as expectativas dos consumidores. Mas isto não basta, é preciso ter pontos para
levar esses serviços atraentes até o cliente [...] trabalhar bem a distribuição por meio de lojas,
agentes de viagem, Internet, representantes autônomos e outras maneiras de levar o serviço
aqui dito, produto, até o consumidor ou usuário final.
Por meio da promoção de vendas é preciso divulgar e promover o serviço que se quer vender,
seja ele um hotel, uma excursão, uma viagem de negócios ou mesmo um evento.
E por fim, o preço é o fator chave de decisão de compra e para isso o vendedor deve saber
confrontar o monstro do preço utilizando essa arma para valorizar o produto ofertado ou mesmo para estimular a compra.
HOTEL: PRODUTO OU SERVIÇO?
O hotel deve ser considerado uma rede de serviços e produtos. O hotel oferece desde
acomodações em apartamentos, até vendas de produtos: comidas e bebidas em seus
restaurantes, bares, boates e áreas de eventos. Oferece ainda sauna, fitness center, cabeleireiro, business center, serviços de recepção, campo de golfe e quadra de tênis.
O hotel deve oferecer uma estrutura adequada aos desejos e anseios de seus clientes,
com serviços que os encantem e possam atraí-lo e, se possível, fidelizá-lo. “O sucesso de um hotel é o mesmo de uma operadora de turismo, ou seja, a inovação com novos e atraentes produtos. Um novo produto em turismo é uma forma de revigorar negócios e estimular o consumo”

PLANEJAMENTO PARA O MARKETING DE TURISMO
Para compreender o que se passa na mente do consumidor de turismo é preciso pesquisar, e o marketing nesse processo é muito importante, para descobrir o que é valorado pelo cliente, ou seja, aquilo que ele valoriza e deseja. A maximização da ocupação de um hotel, por exemplo, depende da acurácia do homem de marketing de turismo, pois um hotel vazio na baixa temporada é uma perda irreversível. Um dos objetivos do marketing deve ser procurar aumentar a demanda de turistas em
determinado destino ou hotel. “O plano de marketing deve conter um detalhado plano de propaganda e de promoção de vendas para viabilizar os objetivos que se pretende alcançar”
Conhecer os fatores comportamentais do consumidor de turismo, suas necessidades, suas influências, suas limitações, é importante para minimizar erros que possam desagradar o cliente do segmento de turismo. “Um cliente satisfeito volta a comprar uma hospedagem, uma viagem, uma locação de carro, ou simplesmente uma nova visita à cidade e um cliente insatisfeito passa a falar mal do serviço para “Deus e o mundo”...”
O marketing de turismo deve ser encarado com muito profissionalismo, para que o mercado possa ser atendido em suas expectativas e “satisfazer seus consumidores, mediante um cuidadoso equilíbrio dos elementos do composto de marketing - produto, preço, distribuição e promoção - que representam subconjuntos da estratégia geral de marketing”

A postura básica no planejamento do marketing turístico é ser simples e “a melhor maneira de iniciar um estudo é tentar organizar as próprias idéias, colocando-as no papel” Muitos pesquisadores apontam que 40 por cento das decisões tomadas
no setor de turismo são baseadas em informações erradas, simplesmente por falta de
dados básicos. Muitos estudos pecam por ampliar demais o foco, o que dificulta os objetivos que se pretende abordar. No planejamento devese verificar a finalidade e a necessidade de sua proposta de marketing, deixar clara a definição do problema de marketing, avaliar se o produto ou serviço tem o plano correto de marketing e se o retorno traz benefícios ao turismo, atenta para o detalhamento do processo de planejamento.

Outro fator importante no planejamento turístico é o conhecimento da demanda, que
pode ser entendido por “volume total que seria comprado por um grupo definido de
consumidores, em determinada área geográfica, em período de tempo definido, sob um
determinado programa de marketing” (Kotler,1994, p. 220). O conhecimento da demanda pode implicar segmentação do mercado, tais como: dificuldade de acesso, inexistência de serviços turísticos, custo elevado, desconhecimento do produto; com relação à distância: local, regional, estadual, nacional, internacional; por renda e consumo: turismo popular, social, de luxo; e por motivações: turismo de negócios, desportivo, de aventura, religioso, cultural, científico, gastronômico, estudantil, decongressos, de saúde, ecológico, de terceira idade.
O planejamento “deve ser focado para atingir os objetivos de aumento de demanda de
50 turistas, de aumento de ocupação de um hotel ou de um vôo e assim por diante” No plano de marketing, portanto, define-se o público-alvo que se pretende atingir e assim
direcionar a sua comunicação a esse mercado. Uma boa mensagem mexe com o cliente e o faz agir e consumir o serviço e o bom relacionamento passa a ser construído entre o fornecedor do serviço e o cliente.

O turismo de negócios tem de vislumbrar novos caminhos e soluções que atendam às necessidades do mundo empresarial com estratégias criativas e consistentes.
A tecnologia deve ser usada para melhorar os serviços, proporcionando qualidade num
mercado cada vez mais exigente e competitivo com preços e custos justos e acessíveis.
Pela pesquisa pudemos sentir, por exemplo, que a maioria das empresas usam os
hotéis para treinamentos e reuniões de negócios, e que na sua maioria fazem suas reservas diretamente com os hotéis, chamando-nos a atenção que, apesar das inovações tecnológicas para se fazer reservas, as pessoas ainda sentem a necessidade do contato humano, pois ele quer sentir o calor humano, estar em contato com outras pessoas. Outro dado interessante para o marketing que a pesquisa apontou como importante para os clientes é a localização dos hotéis. Por isso é importante o local de instalação do hotel em área de grande desenvolvimento, fácil acesso às principais vias, aeroportos, meios de transporte, na proximidade de áreas verdes, muito em voga na virada deste milênio. É importante ainda, como destaca a pesquisa, os hotéis terem uma boa infraestrutura para eventos, com os mais modernos equipamentos do mercado, para poderem atrair, seduzir e encantar a clientela organizacional.

Fonte: http://bibemp2.us.es/

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