segunda-feira, 3 de novembro de 2008

CRUZEIROS MARÍTIMOS




Cruzeiros Marítimos
A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO PARA AS AGÊNCIAS DE VIAGENS
Supõe-se que uma agência, para se especializar em um único segmento de
mercado, deve possuir um conhecimento prévio e profundo do produto. Ela deve fazer
constante investimento em marketing para a manutenção de clientes ativos e captação de
clientes novos. Porém, embora os cruzeiros marítimos estejam em expansão no mercado mundial, no Brasil, imagina-se que o seu volume de vendas ainda não seja suficiente para sustentar uma agência de viagens que opta pela segmentação exclusiva.
Objetiva-se, dentre outras coisas, detectar se, para a abertura da agência Clube dos
Cruzeiros, foi realizado um estudo prévio do mercado para se decidir pela segmentação
exclusiva e identificar se o empreendedor e a mão-de-obra possuíam também conhecimento prévio para viabilizar a segmentação.
Cruzeiros marítimos tem avançado no setor, “pode ser considerado um
dos maiores de toda a indústria do turismo nos últimos vinte anos”.
Um estudo específico sobre a especialização de agências de viagens no produto cruzeiro
marítimo torna-se importante não apenas pelo crescimento da indústria ou pelo aumento da procura pelo produto, mas também pelo fato da maior parte das vendas mundiais serem efetuadas por agências de viagens.
Para o consumidor, o produto turístico envolve a experiência completa, desde o
momento em que sai de sua residência para realizar a viagem, até a volta para casa. Devido a isso, para atendê-lo, é preciso que haja pessoas capacitadas no mercado, já que o marketing do turismo se dá pelo próprio serviço prestado.


A agência de viagens, necessita um grande investimento em marketing para a manutenção e captação de novos clientes. O setor de cruzeiros marítimos, dentro dos componentes da indústria mundial de viagens, é o que apresenta crescimento mais acelerado. Atualmente, “as empresas de cruzeiros marítimos deixaram de ser meras transportadoras para atuar como fornecedoras de serviços turísticos em modalidade ampliada, extrapolando os aspectos iniciais para concentrar-se em aspectos como entretenimento, gastronomia e outros que delineiam a atividade do ponto de vista do turista e não do viajante que buscava apenas o deslocamento de um ponto a outro” Vale ressaltar, portanto, que o desconhecimento do produto exige agentes especializados
e capacitados para atender o passageiro potencial. A falta de estudos sobre o tema e o próprio desconhecimento do mesmo fazem com que haja diversos mitos e falsas crenças sobre os cruzeiros, que necessitam ser desmitificados, já que dificultam a expansão do mercado consumidor e a popularização do produto.
O mercado de cruzeiros marítimos no Brasil, atualmente, está em expansão. A
temporada na América do Sul apresenta um número crescente de novos navios, que
conseqüentemente vem gerando um maior número de cruzeiristas brasileiros e estrangeiros que navegam pelo continente. Esse destino, do ponto de vista internacional, é classificado como exótico, o que faz com que aumente ainda mais a procura pelo produto.
Deve-se levar em consideração que a temporada brasileira de navios de passageiros dura
apenas de outubro a abril, e apesar de serem considerados caro para o bolso dos brasileiros, uma vez que as tarifas são calculadas em dólares, os cruzeiros valem o preço que se paga, já que oferecem acomodação, boa comida, descanso, diversão etc.
Geralmente, os cruzeiros realizados pela costa brasileira saem dos portos de Santos ou
do Rio de Janeiro, com destino para o norte e nordeste.
O mercado de cruzeiros marítimos está em expansão não apenas no Brasil, mas
no mundo. Os navios estão sendo construídos cada vez com mais inovações a bordo.
Há, por parte dos brasileiros, muitas dúvidas com relação às viagens de navios, por isso,
é preciso que haja pessoas capacitadas no mercado para atender os potenciais passageiros de cruzeiros, esclarecendo suas dúvidas da melhor maneira possível.
Além disso, a estrutura portuária brasileira dificulta a expansão desse segmento no
Brasil.
Apesar da procura pelo produto cruzeiro marítimo estar em constante expansão, ainda há
muito o que se fazer para que o Brasil se torne importante como rota de cruzeiros.
O marketing é uma importante ferramenta para divulgar e popularizar os cruzeiros marítimos. Utilizando como ferramentas propagandas em matérias nas principais revistas da área de turismo e em jornais, os quais, dão um retorno imediato. Deve-se gastar o mínimo possível para atingir o maior número de pessoas.
A venda de cruzeiros requer menos esforços, menor número de funcionários, menor gasto com telefonemas para realização de reservas, entre outras coisas.
Além disso, o passageiro que realiza um cruzeiro marítimo raramente viaja sozinho, é
mais comum viajar acompanhado, ao contrário de outros tipos de viagens, em que o índice de pessoas que viajam desacompanhadas é mais alto.
Para o Brasil se destacar no mercado de cruzeiros marítimos, muito ainda há de ser feito.
A procura pelo produto cresce cada vez mais, porém ainda há uma grande carência com
relação à estrutura, principalmente portuária.
Por isso, é preciso muito investimento na parte de estrutura; mão-de-obra especializada,
treinada e capacitada; e, sobretudo técnicas adequadas e eficientes de marketing para divulgar o país e torná-lo um importante destino para os navios.
O mercado existe e está em expansão. Potencial existe. O que falta são investimentos no
setor.
Referência
AMARAL, Ricardo. Cruzeiros marítimos. Barueri



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