quarta-feira, 4 de junho de 2008

Atenção, concentração e AÇÃO












Exercite seu poder de concentração, otimize seu tempo e garanta um aumento na sua produtividade
TEXTO: PRISCILA GORZONI

Não são poucos os estímulos que recebemos diariamente, informações de vários lados, atividades diversas, casos para resolver no trabalho, todas essas ações ao mesmo tempo atrapalham a concentração e prejudicam a resolução dos problemas imediatos. Portanto, vá com calma, concentre-se primeiro, fixe nas necessidades diárias e tome as decisões acertadas. Para quem não está em dia com a concentração vale deixá-la afiada com exercícios fáceis que podem ser feitos em casa e no trabalho.
Tenha em mente que ao melhorar seu poder de concentração mais facilidade você terá para deliberações e também aumentará sua produtividade.
"Quanto mais dividido estiver o nosso foco, sem saber o que privilegiar, mais desconcentrados e dispersos ficaremos".


Independente de onde esteja trabalhando, uma coisa é unanimidade: profissionais produtivos e concentrados estão cada vez mais em alta. Afinal, o bom rendimento dele é essencial à saúde financeira das organizações.


PRIORIDADES E PAUSAS

Um dos principais pontos de uma alta produtividade é saber administrar o período gasto no trabalho e solucionar as questões com sabedoria. Para alcançar esse objetivo é fundamental estabelecer prioridades na execução das tarefas, manter o foco e saber lidar com interrupções e pausas.
As empresas também devem oferecer ferramentas para estimular o bom rendimento de seus colaboradores, pois o desempenho e a concentração estão diretamente ligados à motivação da equipe. Quando isso acontece ficamos mais vigilantes, atentos aos detalhes, com nossos sentidos apurados para perceber e captar dados específicos e gerais. "Dessa forma, podemos acelerar o ritmo de execução de atividades,evitar desperdícios de tempo e outros recursos", orienta Dulce Gabiate, consultora e facilitadora do Instituto de Neurolingüística Aplicada (Inap).
Portanto, alertam os consultores de Recursos Humanos, é primordial zelar pela sua vida pessoal, emocional, da condição física e, inclusive, procurar desenvolver um relacionamento interpessoal, construtivo na corporação.


"Assim, podemos estruturar o tempo e o espaço com disciplina e precisão de modo que cada tarefa encontre seu momento e lugar. Cuidar realmente dos pormenores nos ajuda a canalizar a energia para o trabalho criativo, e não para emoções e distrações. É isso o que nos torna produtivos".


ENERGIA MOTRIZ

O primeiro passo é buscar energia, já que esta é o combustível para nossas ações. "A energia para a espécie de concentração que queremos vem lá de nosso centro, de nosso nível visceral", exemplifica Claudia. Se deixarmos que nossos pensamentos e sentimentos nos roubem energia, não teremos esse combustível. "Quando canalizamos nossa energia para determinado trabalho, uma sensação de expansão e prazer toma conta de nós e traz mais fluxo de pensamentos com as soluções que precisamos. Isso se chama focalizar a intenção", explica a psicóloga.
Essa focagem, que num primeiro momento é vivida como uma coisa separada do trabalho, aos poucos se torna indispensável e inseparável. Daí, entramos em contato com o material que manuseamos e com as metas em mente. "Notamos, assim, que cada tipo de serviço tem uma estrutura e um ritmo próprio. Ela fica interessante por si mesma e perde o caráter enfadonho".


O SILÊNCIO É A BASE Agora que já sabe das vantagens, é hora de praticar. Comece ficando um minuto em silêncio para desenvolver uma atitude aberta e concentrada. Tente abrir-se para o fato de estar viva, respirando. Assim, vai relaxar um pouco antes de iniciar a tarefa que tem pela frente. Respire algumas vezes sem pressa."A respiração pausada vai ajudá-la a acalmar a mente e a assentar a energia", aconselha Claudia Leal. Depois, libere seus pensamentos, deixe que eles venham. Tome uma perspectiva geral da atividade que tem adiante, considere quais são as ações mais relevantes e o que você gostaria de fazer primeiro.


OBSERVE AS TENTAÇÕES

Daí, retire alguma coisa que lhe parece muito importante, ou que represente um bom começo, uma única tarefa (pode ser algo bem rotineiro) e planeje como executá-la.
À medida que você executa essa atividade, sinta também quais são as distrações que exercem poder de tentação, deixe que elas venham e que se vão. Tente se ater ao seu trabalho. Repare se está absorvida, envolvida naquilo que faz. Trabalhando dessa maneira, você começará a reparar que a concentração flui muito mais naturalmente.


Após essa experiência as tarefas vão começar a se organizar consistentemente em sua mente e logo vão encontrar expressão na sua atividade. "Com o aumento da capacidade de planejamento, cuidado e persistência na busca de seus objetivos, a habilidade de concentração se fortalecerá a cada dia", assegura a psicóloga.


PARA MELHORAR A CONCENTRAÇÃO:
 Execute uma tarefa de cada vez, encarando-a. Mesmo que surjam obstáculos, observe se os impedimentos não vêm de você mesma.
 Aproveite para tirar proveito para seu crescimento pessoal durante a atividade, pois assim crescerá seu interesse pelo que estiver realizando.
 Observe sempre suas dificuldades. O primeiro empecilho que se apresenta à concentração é forçarmos nossa mente a prestar atenção em algo. Ela divaga muito facilmente, se desinteressa da tarefa assim que a menor barreira aparece pela frente.
 Não entre em conflito com você mesma. "Até podemos nos concentrar brigando conosco, mas se pudermos ver o trabalho como uma experiência que nos faz mais realizados, nos abriremos para ela, aprendendo a focalizar nossa energia e atenção", aconselha Cláudia Leal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina