quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Guia para a preparação de currículo & Carta de apresentação

O mercado profissional é extremamente competitivo, por isso é fundamental aproveitar ao máximo cada oportunidade que surge. Um currículo bem apresentado e bem escrito é um passo importantíssimo, que pode significar a diferença entre um educado “obrigado, mas não temos vaga no momento” e um convite para uma entrevista.

Então, por onde começar? Não existe maneira melhor de saber, senão perguntando aos próprios empregadores. Perguntamos a 200 profissionais de recursos humanos o que gostam e o que não gostam de ver em um currículo.

*Os comentários a seguir foram tirados desse questionário. Você pode utilizá-los como um valioso guia, que fará você ter certeza de que está apresentando aos seus potenciais empregadores o documento que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Carta de apresentação

De acordo com 90% dos entrevistados, a carta de apresentação deve incluir os motivos que levam uma pessoa a candidatar-se a determinada vaga de emprego. Metade dos entrevistados prefere uma carta manuscrita, para que possa verificar a caligrafia do candidato, e 41% preferem uma carta feita no computador, mas com o cabeçalho e a assinatura manuscritos. A seguir, alguns comentários:

“A carta de apresentação é tão importante quanto o currículo.”
“Faça uma carta de apresentação curta e direta. Assim, reduz a possibilidade de você se enganar!”
“Um currículo chegou com uma carta de apresentação que dizia: ‘Exmo. Sr., o currículo diz tudo.’ Minha resposta foi: ‘Exmo. Sr., lamento, mas...’ ”

Currículo
Em relação ao conteúdo do currículo, 91% dos entrevistados preferem que o histórico profissional do candidato seja apresentado em ordem cronológica invertida. Para 70%, devem ser mencionadas todas as qualificações, mas, conforme o crescimento profissional da carreira, apenas as habilidades acadêmicas e profissionais mais importantes são indispensáveis.

Além das informações relativas às qualificações, os empregadores também precisam saber informações pessoais do candidato, como nome, estado civil, nacionalidade, hobbies e interesses.

Como em qualquer texto escrito, o receptor da mensagem deve ser levado em consideração. Pense na informação de que necessitaria se estivesse no lugar do recrutador e quais assuntos são ou não relevantes. Seguem alguns comentários que obtivemos na pesquisa com profissionais de recursos humanos:

“O currículo deve ser elaborado de modo a refletir a função que o candidato pleiteia, e identificar as habilidades e experiências profissionais próprias da função.”

“Ao destacar suas responsabilidades, identifique as características da vaga que, em sua opinião, são fundamentais. Mas cuidado para não eliminar as informações demais.”

“Destaque sempre os aspectos positivos de suas habilidades e experiências profissionais e procure relacioná-las com a posição a que se candidata e com a estrutura da organização. Um currículo feito na medida de uma determinada vaga de emprego tem mais possibilidades de ser bem-sucedido que um currículo-padrão, que é automaticamente impresso e enviado para qualquer empresa, sempre com o mesmo formato e mensagem.”

“A parte das realizações é a parte mais importante: o que os candidatos fizeram e o que mudaram.”

“O currículo deve ser elaborado de modo que reflita os pontos fortes, a experiência profissional e o conhecimento necessários à função a que se candidata – seja sincero ao escrever."

“Não tente colocar muita informação. Um currículo deve fornecer ao empregador um ‘retrato’ do candidato com informação suficiente, de modo que desperte o interesse e faça com que o entrevistador queira conhecê-lo pessoalmente e saber mais informações a seu respeito.”

“Confirme tudo que escreveu. Uma mentira será sempre notada.”

Formatação e estilo
De acordo com as respostas fornecidas, os três erros mais frequentes são de: ortografia, gramática e aspecto geral do currículo.
Dedique algum tempo para corrigir qualquer erro e siga alguns dos conselhos que obtivemos no nosso questionário:

“Mantenha a estrutura do seu currículo simples e destaque os títulos em negrito, para permitir que a informação seja rapidamente encontrada.”

"Um currículo fácil de ler, feito no computador e em um formato correto são pontos essenciais.”

"Peça sempre a alguém para ler o seu currículo. Não existe nada pior que um currículo com erros de escrita ou outros.”

“Hoje, conseguir uma entrevista é o componente mais difícil para arranjar um novo posto de trabalho. Investir algum tempo no formato do seu currículo melhora as suas possibilidades. Certifique-se de que o texto esteja redigido de forma clara, direta e sem informações desnecessárias.”

E, finalmente...

Lembre-se de que o seu potencial empregador terá muitos currículos para ler, e quem se expressar com maior clareza será selecionado para uma entrevista. Facilite ao máximo o trabalho de quem vai ler e demonstre que sabe como fazer valer sua mensagem sem ter de escrever um livro!
E não se esqueça de verificar uma última vez o que escreveu!

Fonte: http://www.hays.com.br/cv-covering-letter.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina