quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Ilhas Jónicas - Grécia





As Ilhas Jónicas (em grego: Ionia Nisia, Ιόνια Νήσια) são um grupo de ilhas na Grécia. São tradicionalmente chamadas "Sete Ilhas" (em grego, Heptanisia ou Eptanisia), mas o grupo inclui muitas ilhas mais pequenas além das sete principais. As seis ilhas mais ao norte situam-se ao largo da costa ocidental da Grécia, no mar Jónico, e constituem uma das suas 13 periferias. A sétima ilha, Citera, está ao largo da extremidade sul do Peloponeso, a parte meridional da porção continental da Grécia e administrativamente pertence à periferia da Ática.
O nome jônicas é uma curiosidade geográfica, já que a região da
Jônia, na Antiguidade, ficava a leste da Grécia, na costa do Mar Egeu, onde hoje fica a Turquia. O nome pode ter sido derivado do fato de que algumas das ilhas foram colonizadas pelos povos jônicos da Grécia Antiga. Corfu, por exemplo, foi uma colônia de Erétria. No entanto, os termos Mar Jônio e Ilhas Jônicas são pronunciados em grego com um o curto (omicron), enquanto que o nome da região da Jônia é pronunciado com um o longo (omega). No grego moderno, isso é apenas uma distinção ortográfica, mas as pronúncias diferentes do grego antigo reduziam a ambiguidade entre os nomes das duas regiões.
As próprias ilhas são conhecidas por uma confusa variedade de nomes. Durante os séculos de domínio de
Veneza, elas adquiriram nomes italianos, pelos quais algumas delas ainda são conhecidos em português: Zante, ao invês de Zakynthos, e Corfu, ao invês de Kerkyra. Mas algumas denominações não foram absorvidas pelo português, como Val di Conspare, em vez de Ítaca, Santa Maura em vez de Levkas e Cerigo em vez de CiteraAs ilhas jônicas estão dispostas paralelamente à costa meridional da Península dos Bálcãs. Distribuem-se entre os paralelos 39º54'16 e 37º36'29 de latitude norte. Por fazerem parte de uma cordilheira, possuem relevo acidentado, com costas em geral muito íngremes e repletas de baías e cabos. O ponto mais alto do conjunto é o Monte Ainos (1.628m), em Cefalônia. As únicas porções de água de superfície são pequenos riachos de fluxo muito escasso e que se mantêm secos no verão. O clima é mediterrânico, embora exista um microclima causado pela forte influência do mar e da alternância entre os ventos quentes da África e os frios, do norte. Assim, o arquipélago tem um clima mais úmido do que o de outras costas mediterrânicas e, apesar dos ventos frios, um clima quente que lhe confere características subtropicais


No Mar Jônico e junto à costa da Albânia, ela tem 592 quilômetros quadrados. É enorme e variadíssima. Culturalmente falando, Corfu é uma mistura de Itália, França e Grécia. Além de uma arquitetura imponente, tem bosques, montanhas altíssimas, praias para todos os gostos, bons restaurantes e uma vida noturna razoável. Já Ítaca é conhecida como a pequena ilha jônica eternizada em A Odisséia, de Homero. É rochosa, como muitas ilhas gregas, mas também tem muito verde. Suas praias são de pedra, e a água do mar, naquele começo de maio, fria demais. Do ponto mais alto de Ítaca, onde está o Mosteiro de Panagia, é possível admirar todo o contorno leste da ilha. Não há como escolher: as duas ilhas são belas demais. Na dúvida, visite as duas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários sobre a matéria.

Artigos

O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina