sábado, 27 de outubro de 2007

O que sabota a sua carreira? 101 erros

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101 erros mais cometidos pelas mulheres na vida profissional



Mulheres Ousadas Chegam Mais Longe
LOIS P. FRANKEL
Se você trabalha sem parar, sem uma pausa, vive com medo de ofender os outros e fica deprimida facilmente, se você explica demais quando lhe pedem uma informação ou pede a opinião de todo mundo antes de tomar uma decisão, é muito provável que já tenha sido preterida em várias oportunidades de promoção e ignorada quando expõe suas idéias. Embora talvez não tenha consciência disso, comportamentos imaturos como esses podem estar sabotando sua carreira.


Por Clarissa Janini

De quem é a culpa pelo fato de as mulheres ainda hoje estarem à sombra dos homens no mercado de trabalho? “Da sociedade machista”, muitas responderiam.
Mas, para Lois P. Frankel, autora de Mulheres ousadas chegam mais longe , usar esse tipo de desculpa é uma forma de perpetuar a inferioridade feminina nos negócios. Segundo a escritora, as próprias mulheres auto-sabotam suas carreiras com atitudes e pensamentos que as colocam abaixo dos homens. Essa sabotagem, contudo, não é consciente.
“As meninas aprendem, desde a mais tenra infância, que seu bem-estar e seu sucesso dependem fundamentalmente de algumas atitudes estereotipadas, tais como ser bem-educadas, submissas, cordatas e suaves até na maneira de falar”.
Nossa sociedade e cultura colaboram para que esses preceitos sejam seguidos à risca.
Diante de tantos obstáculos observados em 25 anos como consultora, Lois elaborou um guia com os 101 principais erros cometidos pelas mulheres e, claro, dicas para solucioná-los. “Mesmo que você escolha apenas 10% das mais de 300 recomendações contidas nesse livro para acrescentar a suas habilidades, a leitura já terá valido a pena”. Bastante dinâmico e didático, o livro é um grito à independência feminina no trabalho. Se os homens têm salários e posições melhores nas empresas – mesmo com igual capacitação das mulheres – é porque algo deve ser mudado. A autora lembra que o objetivo do livro não é incitar à masculinização, mas sim tornar as mulheres mais maduras e competitivas no mercado.
Erros fatais como já dito, a maior parte das falhas femininas na carreira relaciona-se com o fato de subjulgarem seu próprio potencial em detrimento da limitação imposta pela sociedade às mulheres. Por isso, quebrar barreiras e adotar uma postura sólida é essencial para se destacar em meio aos colegas do sexo oposto.
“Eleanor Roosevelt estava certa quando afirmou: ‘Ninguém poderá fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento'. Chega de submissão. Basta de conivência! Deixe de ser uma garota ”.
A autora divide os 101 erros em sete capítulos, que abordam formas de agir, pensar, parecer, etc. Confira algumas dicas gerais sobre comportamentos tipicamente femininos que devem ser mudados:
Trabalhar demais: Segundo Lois, ser workaholic e parecer estressada o tempo todo é uma característica que deve ser abolida do comportamento feminino. “Se você trabalhar sem parar, sem dúvida passará a impressão de nervosismo e ineficiência”, alerta.
Passividade: Falta de iniciativa e excesso de ingenuidade são outros predicados que fazem jus aos ensinamentos que as mulheres recebem desde pequenas. Para ascender na carreira, fique longe de rótulos como “boazinha” e “bobinha”. “Nas mulheres, a demonstração de ingenuidade revela a incapacidade de interpretar corretamente as situações ou de aprender através da experiência”.
Agir masculinamente: Não tente mudar sua natureza e abdicar de suas qualidades femininas. O que o livro propõe é desfazer-se de algumas características prejudiciais e somar a outras benéficas. “Trata-se apenas de uma questão de equilíbrio: assim como os homens às vezes abusam de suas características, as mulheres estão sujeitas ao mesmo erro”.
Aparência inadequada: O aspecto físico de uma pessoa é a primeira coisa a ser notada pelos outros – “As pesquisas demonstram que cerca de 55% da credibilidade se deve à aparência”, afirma Lois. Os equívocos mais comuns das mulheres, segundo ela, giram em torno de exageros: sorrir demais, maquiar-se em excesso, gesticular de forma errada, usar muitos acessórios, entre outros.
Falar demais e dispersivamente: É fato que as mulheres costumam ser mais comunicativas e falantes do que os homens - e, para tirar vantagem desse diferencial, algumas regras são fundamentais. A autora destaca como erro o modo pouco objetivo e exagerado na fala de algumas mulheres. “Lembre-se de que, tanto quanto a aparência, a maneira de falar é um dos fatores mais representativos da credibilidade no ambiente de trabalho”.

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Mulheres Boazinhas Não EnriquecemLOIS P. FRANKEL

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