quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Biografia de Anna Wintour - ela inspirou a poderosa do Diabo Veste Prada

O começo da fama


Anna Wintour (3 de novembro de 1949 – Londres) é a editora-chefe da edição norte-americana da revista Vogue. A Vogue é a principal revista de moda em todo o mundo.
É publicada mundialmente pela editora Condé Nast, a excepção da edição brasileira que é a única do mundo controlada por outra, a Carta Editorial. A mais conceituada e importante publicação feminina do mundo e um dos maiores ícones da moda internacional.
Filha de pai britânico e mãe norte-americana, Anna interessou-se por moda desde a adolescência e ajudou seu pai, Charles, editor do jornal inglês Evening Standard, a tornar o veículo mais popular entre a juventude londrina dos anos 60, quando a efervescência artística, cultural e de costumes na Inglaterra da época tinha transformado a austera cidade na Swinging London, a meca dos jovens modernos de então, do rock, do cinema, das artes teatrais, moda, literatura e pinturas revolucionárias, onde tudo acontecia na euforia da Europa em pleno desenvolvimento pós-II Guerra Mundial.Após deixar o colégio aos dezesseis anos e ter travado seu primeiro contato com a moda trabalhando na butique londrina Biba, a mais famosa e influente do mundo na época, começou uma carreira de jornalista de moda dos dois lados do Atlântico, primeiro como editora-assistente da revista Harper's Bazaar em Nova Iorque e depois como editora de moda na revista Viva, publicação feminina do grupo Penthouse, de Bob Guccione, por dois anos, onde pela primeira vez pôde ter uma assistente pessoal e começou a sua fama de profissional exigente e temperamental, apesar de raramente admitir seus laços com a revista por ela fazer parte da editora que publicava Penthouse, revista masculina muito mais ousada em texto e imagens que sua concorrente direta, a Playboy.
Pouco tempo depois Anna chegou ao ponto de virada em sua carreira tornando-se editora na prestigiosa revista New York, onde sua criatividade na produção e concepção das matérias de moda chamaram a atenção da industria e do meio profissional. Seu estilo transformou-a na estrela da revista, onde ela aprendeu como capas feitas com celebridades do cinema ou da sociedade aumentavam as vendas da publicação e, sendo protegida do editor geral, tinha direito a certas regalias que provocavam a ira dos companheiros de trabalho. S
ua ambição veio mais claramente à tona quando, entrevistada pela então editora-chefe da Vogue, Grace Mirabella, para uma posição importante na revista, deixou claro à jornalista que na verdade desejava mesmo era o lugar dela.Após entrar para a revista em 1983, no cargo até então inexistente de editora-criativa e criado para ela pelos diretores da Condé Nast, entusiasmados com seu trabalho na New York, Anna passou mais de dois anos trabalhando a seu próprio modo na revista, sem dar satisfações a Mirabella, até ser transferida para o cargo de editora da Vogue britânica, em Londres, de volta à sua cidade natal. ”Nuclear Wintour” - Anna Wintour mudou radicalmente a edição inglesa da revista, demitindo a maioria dos profissionais que lá trabalhavam, contratando novas estrelas do jornalismo fashion , mudando o enfoque editorial vestuto para uma maior praticidade, à americana, assumindo um controle total da revista com seu estilo gélido e autoritário e recebendo o apelido, que a perseguiria por anos, de “Nuclear Wintour”, uma corruptela com a expressão “Nuclear Winter” (Inverno Nuclear) então em voga nos tempos de Guerra Fria, sobre um possível futuro do planeta após um holocausto atômico.
Em 1988, conseguiu então o cargo que perseguia desde criança: ser a editora da maior revista de moda do mundo, a Vogue dos Estados Unidos, com a saída de sua “desafeta” Grace Mirabella. Preocupados com a ascensão da concorrente francesa Elle, lançada há três anos em edição norte-americana, os diretores da Condé-Nast depositaram suas esperanças em Wintour para colocar a revista novamente no topo, longe da concorrência.Ela apertou o foco da revista, sofisticando ainda mais o material editorial, rejuvenesceu as capas, trocando as fotos em close de estúdio de Mirabella por fotos em plano americano ou corpo inteiro em luz natural – atualizando o estilo começado por uma de suas antecessoras dos primórdios da revista e um dos maiores ícones do mundo da moda, Diana Vreeland - lançando modelos adolescentes quase desconhecidas (entre elas, nos anos 90, a brasileira Gisele Bundchen, uma de suas favoritas) , mostrando modelos de corpo e cabelos molhados na capa à luz do sol, até sem maquiagem, investindo na geração saúde dos anos 90, valorizando o trabalho de maquiadores, cabeleireiros, produtores e fotógrafos, ao mesmo tempo em que colocava em suas capas personalidades como estrelas de cinema e socialites americanas e européias e até uma primeira-dama.
Seu conhecido método de controle total foi implantado em tudo, texto e fotografia, que passaram a ter sua aprovação pessoal com mão de ferro.Sua obsessão por peles como adereços necessários ao luxo da moda e sua recusa em aceitar na revista anúncios pagos de associações de defesa dos animais, a colocou como alvo principal de entidades como a PETA, que num desfile da Victoria's Secret em 2002 invadiu a passarela para protestar com cartazes contra o desfile de Gisele Bundchen, uma de suas protegidas coberta de peles, na presença de Wintour na primeira fila da audiência.Descobriu, divulgou e ajudou a tornaram-se consagrados novos estilistas desconhecidos como Marc Jacobs e John Galliano, passando a determinar o parâmetro “fashion” mundial até para as revistas concorrentes. Em pouco tempo sob seu comando, a Vogue recuperou-se da influência de suas concorrentes diretas Elle, Harper’s Bazaar, Mirabella e Women’s Wear Daily aumentando seu faturamento e tiragem. Em setembro de 2004, a revista saiu nas bancas com 824 páginas, três quartos delas de publicidade, tornando-se a revista mensal com o maior volume de páginas e anúncios da história editorial americana, reverenciada como “a bíblia da moda”.

O Diabo Veste Prada
Apesar de temida por colegas de profissão, concorrentes, estilistas, subalternos em geral e até por amigos devido a seu temperamento autoritário e gélido, Anna Wintour é venerada por seu extremo bom gosto, criatividade, disposição de trabalho e olhar clínico para os novos talentos da moda. Seu estilo inconfundível – e copiado - de cabelo pajem e enormes óculos escuros, até em ambientes internos, provocaram a piada mais conhecida sobre a papisa do mundo fashion: a de que ela usa óculos escuros aonde vai simplesmente para que jamais vejam seus olhos, pois ela seria na verdade o próprio Satã encarnado e seus olhos seriam vermelhos; um verdadeiro diabo amante das roupas Prada (na verdade ela tem traços de fotofobia, herdados de seu pai).Em 2003, Lauren Weisberger, uma ex-assistente pessoal de Wintour na vida real, escreveu o best-seller O Diabo Veste Prada, em estilo ficcional, sobre a história de uma autoritária, rude e temida editora de moda de uma revista influente e seu relacionamento com suas secretárias, produtoras, assistentes e demais personagens do mundo da moda. O livro conta como Andrea Sachs, a jovem estagiária recém-formada e personagem principal, vive o inferno nas mãos de sua chefe, a poderosa editora Miranda Priestly , e é considerado com uma biografia de Lauren durante seu período como assistente de Anna Wintour na Vogue, apesar de negado pela autora que insiste ser apenas uma obra de ficção.O livro, que vendeu milhões de exemplares em todo mundo e esteve por diversas semanas encabeçando a lista dos mais vendidos do jornal The New York Times, foi levado às telas de cinema em 2006 com uma Meryl Streep brilhante e hilariante encarnando a odiada e odiosa Miranda Priestly, que, assim como a Wintour da vida real, é inglesa, tem duas filhas e faz parte do conselho do Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, além de ter seu escritório decorado exatamente igual ao de Anna Wintour na Vogue.
Na pré-estréia de gala do filme, a que Anna Wintour compareceu - vestindo Prada -, ela disse em entrevista que acreditava que ele seria lançado apenas direto em DVD. Além de ter trazido de volta a revista Vogue à posição em que foi colocada no passado por outro ícone como ela, a legendária Diana Vreeland, Anna Wintour também lançou em 2004 produtos afiliados ao título principal, como Teen-Vogue, Men’s Vogue e Vogue Living. O primeiro, dedicado ao publico jovem, já ultrapassou em páginas e anúncios suas concorrentes mais diretas e segmentadas junto ao segmento de alta renda, a Elle Girl e a CosmoGirl, e a Vogue’s Men fez do seu primeiro número , com 164 páginas, o maior lançamento da história da Condé-Nast, a secular empresa editora da Vogue. Por seu trabalho neste sentido, Anna Wintour recebeu da indústria de revistas o título de Editora do Ano.O jornal inglês The Guardian a chama de «prefeita extra-oficial» de Nova Iorque. Nunca fica numa festa por mais de 20 minutos e jamais dorme depois das 22:15. É politicamente liberal e grande admiradora e apoiante de Al Gore. Apesar de todas as revistas da editora Condé-Nast, inclusive a Vogue, terem secções de resenhas dos livros e filmes lançados, O Diabo Veste Prada nunca foi resenhado em qualquer das revistas do grupo.

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