quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Marketing no Século XXI (P.Kotler)

Fonte: Administração de Marketing Philip Kotler

Em Um conto de duas cidades, escrito ha cem anos, Charles Dickens fez o seguinte comentário acerca da Revolução Francesa: "Foi o melhor dos tempos; foi o pior dos tempos".

Hoje, temos de levantar as mãos para o céu por muitas coisas: os grandes avanços da medicina moderna, a produtividade excepcionalmente alta graças a automação e a mecanizarão, a promessa dos computadores e da Internet, o acelerado crescimento do comercio global e o fim da Guerra Fria. Nos dias de hoje, a espécie humana e capaz de eliminar a fome no planeta e de acabar com muitas epidemias. Mas, paralelamente a esses benefícios, persistem problemas aparentemente insolúveis: miséria, conflitos religiosos, degradação do meio ambiente, ditaduras políticas, corrupção, terrorismo e armas de destruição em massa. Líderes que precisam traçar o futuro de suas empresas enfrentam o desafio de encontrar um caminho que seja lógico. As mudanças ocorrem em um ritmo cada vez mais acelerado: hoje Não é como ontem e não será como amanhã. Manter a estratégia atual e arriscado, assim como adotar uma nova estratégia.
Ha algumas certezas que devem ser observadas. Em primeiro lugar, forças globais continuarão a afetar a vida profissional e a pessoal de todos. A atividade fabril se deslocara para locais economicamente mais favoráveis, a não ser que medidas protecionistas impeçam tais deslocamentos,elevando os custos gerais. Em segundo lugar, a tecnologia continuará a avançar e a nos maravilhar. A clonagem da ovelha Dolly foi apenas o começo da revolução biogenética.
O projeto Genoma Humano promete conduzir a medicina a novas curas. A Revolução Digital esta lançando chips que tornarão possível a construção de casas inteligentes, a fabricação de carros inteligentes e até a confecção de roupa inteligentes. Estamos no alvorecer de um tempo em que robôs inteligentes farão grande parte de nosso trabalho. Alguns Poderão ate viajar em espaçonaves, ou morar nelas. Em terceiro lugar, há uma contínua pressão em direção a desregulamentação do setor econômico. Cada vez mais pessoas, em mais paises, estão se convencendo de que os mercados funcionammelhor sob condições relativamente livres, em que os consumidores possam decidir o que e onde comprar e as empresas sejam livres para decidir o que fabricar e comercializar. Economias competitivas giram mais dinheiro do que aquelas altamente regulamentadas ou planejadas. Muitos países estão privatizando empresas estatais para colher os benefícios da concorrência.
Esses três fatores — globalização, avanços tecnológicos e desregulamentação — representam infinitas oportunidades.
Como bem observou John Gardner, ha muitos anos: "Por trás de todo problema existe uma oportunidade Brilhantemente disfarçada".
Mas o que e o marketing e o que ele tem a ver com esses assuntos? O marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais. Uma das definições mais sucintas de marketing e "atender a necessidades de maneira lucrativa". isso e valido para a Procter & Gamble (P&G), que, percebendo que as pessoas estão preocupadas com o excesso de peso e desejam alimentos saborosos mas com menor teor de gordura, inventou o Olestra.
O projeto Genoma Humano promete conduzir a medicina a novas curas. A Revolução Digital esta lançando chips que tornarão possível a construção de casas inteligentes, a fabricação de carros inteligentes e até a confecção de roupas inteligentes. Estamos no alvorecer de um tempo em que robôs inteligentes farão grande parte de nosso trabalho. Alguns poderão ate viajar em espaçonaves, ou morar nelas.
Em terceiro lugar, há uma contínua pressão em direção a desregulamentação do setor econômico. Cada vez mais pessoas, em mais paises, estão se convencendo de que os mercados funcionam melhor sob condições relativamente livres, em que os consumidores possam decidir o que e onde comprar e as empresas sejam livres para decidir o que fabricar e comercializar. Economias competitivas giram mais dinheiro do que aquelas altamente regulamentadas ou planejadas. Muitos países estão privatizando empresas estatais para colher os benefícios da concorrência.
Esses três fatores — globalização, avanços tecnológicos e desregulamentação — representam infinitas oportunidades. Como bem observou John Gardner, ha muitos anos: "Por trás de todo problema existe uma oportunidade brilhantemente disfarçada".
Mas o que e o marketing e o que ele tem a ver com esses assuntos? O marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais. Uma das definições mais sucintas de marketing e "atender a necessidades de maneira lucrativa". isso e valido para a Procter & Gamble (P&G), que, percebendo que as pessoas estão preocupadas com o excesso de peso e desejam alimentos saborosos mas com menor teor de gordura, inventou o Olestra. Para a CarMax, que percebeu que as pessoas desejam mais segurança ao comprar um carro usado e inventou um novo sistema para a venda de carros, e para a IKEA, que percebeu que as pessoas desejambons moveis a um prego significativamente menor e fabricou moveis em módulos para o consumidor montar. Todos esses casos ilustram um esforço para transformar uma necessidade particular ou social em uma oportunidade de negocio lucrativo.
TAREFAS DE MARKETING - Um recente livro, Marketing radical, elogia empresas como a HarSey-Davidson, a Virgin Atlantic Airways e a Boston Beer por terem obtido êxito ao quebrar todas as regras do marketing, em vez de financiar dispendiosas pesquisas de marketing, desembolsar enormes verbas em comunicação de massa e operar grandes departamentos de marketing, essas empresas esticaram seus recursos limitados, aproximaram-se de seusclientes e criaram soluções que satisfizeram melhor suas necessidades. Elas criaram clubes de compras, utilizaram estratégias criativas de relações publicas econcentraram-se em fornecer produtos de alta qualidade e em conquistar a fidelidade dos clientes.
Na verdade, podemos distinguir três estágios pelos quais a atividade de marketing pode passar:
Marketing empreendedor; a maioria das empresas e fundada por indivíduos perspicazes. Eles percebem uma oportunidade e saem batendo de porta em porta a fim de chamar a atenção para seu produto. Marketing profissionalizado: quando as pequenas empresas alcançam o sucesso, elas inevitavelmente passam a adotar procedimentos de marketing mais profissionais. A Boston Beer recentemente optou por gastar mais de 15 milhões de dólares em anúncios de TV em mercados selecionados. A empresa emprega hoje mais de 175 profissionais de vendas e tem um departamento de marketing que realiza pesquisas de mercado. Embora a Boston Beer seja muitíssimo menos sofisticada que sua arquiinimiga, a Anheuser-Busch, adotou algumas das ferramentas utilizadas em empresas cujo marketing é conduzido profissionalmente. Marketing burocrático: muitas grandes empresas mergulham de cabeça no marketing profissionalizado, examinando detalhadamente os últimos números da Nielsen, investigando minuciosamente relatórios de pesquisa de mercado e tentando aperfeiçoar suas relações com os distribuidores e suas mensagens publicitárias. O resultado é que o marketing efetivo pode assumir varias formas.
Sempre existirá uma tensão entre o estagio profissionalizado do marketing e sua manifestação mais criativa. E mais fácil aprender a abordagem profissionalizada. Mas a criatividade e a paixão verdadeiras funcionam em muitas empresas e podem ser utilizadas pelos administradores de hoje e de amanha.
Essas empresas não tem a criatividade e a paixão das empresas 'guerrilheiras' do primeiro estágio, o estágio do marketing empreendedor. Seus gerentes de marca e produto precisam sair de seus escritórios e passar a ter um contato maior com o cliente. Assim, eles podem visualizar novos meios de agregar valor à vida dos clientes.
O escopo do Marketing
Normalmente, o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. Na verdade, os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, títulos patrimoniais, organizações, informações e idéias.
Bens
Bens tangíveis ou produtos constituem a maior parte do esforço de produção e marketing da maioria dos paises. A economia dos Estados Unidos sozinha produz e comercializa a cada ano 80 bilhões de ovos, 3 bilhões de frangos, 5 milhões de secadores de cabelo, 200 milhões de toneladas de aço e 4 bilhões de toneladas de algodão. Nos paises em desenvolvimento, os bens — principalmente alimentos, commodities, itens de vestuário e habitação — são o sustentáculo da economia.
Serviços
À medida que as economias evoluem, uma proporção cada vez maior de suas atividades se concentra na produção de serviços. A atual economia dos Estados Unidos consiste em um mix de 70 por cento de serviços e 30 por cento de produtos. Entre os serviços estão aqueles prestados por empresas aéreas, hotéis, locadoras de automóveis, barbeiros e esteticistas, pessoal de manutenção e reparo, canis e terapeutas para cães, assim como profissionais que trabalham em uma empresa ou para ela, como contadores, advogados, engenheiros, médicos, programadores de software e consultores gerenciais. Muitas ofertas ao mercado consistem em um mix variável de bens e serviços. No extremo daquilo que se entende como serviço estaria um psiquiatra ouvindo um paciente ou um quarteto de cordas tocando Mozart; em um outro nível estaria o telefone viabilizado por um pesado investimento em instalações e
equipamentos, e em um nível mais tangível estaria um restaurante fast- food, onde o cliente adquire tanto um produto quanta um serviço
Experiências
Criar, apresentar e fazer o marketing de experiências é uma especialidade da Walt Disney World
Orquestrando diversos serviços e mercadorias podemos criar, apresentar e comercializar experiências. O Magic Kingdom da Walt Disney World é uma experiência. Nele, você visita um reino de fadas, um navio pirata e uma casa mal-assombrada. A sua maneira, o Hard Rock Cafe e o Planet Hollywood também são experiências. Existe um mercado para experiências peculiares, como passar uma semana em um centra de
treinamento de beisebol, jogando com grandes craques seniores, reger a Orquestra Sinfônica de Chicago por cinco minutes ou escalar o monte Everest. . Lugares
Cidades, estados, regiões e paises inteiros — competem ativamente para atrair turistas, fabricas, sedes de empresas e novos moradores. Stratford, no estado de Ontario, Canada, era uma cidade razoavelmente decadente com dois únicos trunfos: seu nome e um rio chamado Avon. Isso se tornou à base para um festival anual de Shakespeare, que nasceu em Stratford-Upon-Avon (www.stratford-upon-avon.co.uk).
Esse festival colocou Stratford na rota de turismo.
Informações podem ser produzidas e comercializadas como um produto. E essencialmente isso que escolas e universidades produzem e distribuem, mediante um preço, aos pais, aos alunos e as comunidades. Enciclopédias e grande parte dos livros de não-ficção vendem informações. Revistas, como a Road and Tracke a Byte, fornecem informações consideráveis sobre os universos dos carros e dos computadores, respectivamente. Compramos CD-ROMs e visitamos a Internet em busca de informações. A produção, a embalagem e a distribuição de informações constituem um dos principais setores da sociedade de hoje.
Toda oferta de marketing traz em sua essência uma idéia básica. Charley Revson, da Revlon, observou: "Na fabrica, fazemos cosméticos; na loja, vendemos esperança". comprador de uma furadeira esta, na verdade, comprando um furo. Produtos e serviços são plataformas para a entrega de algum conceito ou beneficio. As empresas empenham-se arduamente na busca da necessidade essencial que tentarão satisfazer. Uma igreja, por exemplo, deve decidir se vai se apresentar como local de culto ou como centro comunitário; o projeto arquitetônico da igreja variara dependendo dessa escolha.
Os profissionais de marketing possuem técnicas para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa. Mas essa é uma visão demasiadamente simplista das atribuições dos profissionais de marketing.
Da mesma maneira que profissionais de produção e logística são responsáveis pela gestão do Suprimento, os profissionais de marketing são responsáveis pela gestão da demanda. Gerentes de marketing procuram influenciar o nível, a velocidade e a composição da demanda para alcançar os objetivos da organização.
Gerentes de marketing precisam tomar inúmeras decisões, desde decisões fundamentais, como que características projetar em um novo produto, quantos profissionais de vendas contratar ou quanto gastar em propaganda, ate decisões de menor importância, como o texto e a cor de uma nova embalagem. O Lembrete de Marketing "Perguntas mais freqüentes dos profissionais de marketing" relaciona muitas das questões levantadas por gerentes de marketing.
Perguntas mais freqüentes dos profissionais de marketing
Como podemos identificar e escolher o(s) segmento(s) de marketing correto(s)?
Como podemos diferenciar o que oferecemos daquilo que a concorrência oferece?
Como devemos responder a clientes que nos pressionam por preços mais baixos?
Como podemos Competir com concorrentes que possuem custos e preços menores, locais e no exterior!
Ate que ponto podemos customizar nossa oferta para cada cliente?
Quais são as principais maneiras pelas quais podemos fazer nosso negocio crescer?
Como podemos construir marcas mais sólidas?
Como podemos reduzir o custo de aquisição de clientes?
Como podemos manter nossos clientes fieis por mais tempo?
Como podemos saber quais são os clientes mais importantes?
Como podemos medir. o retorno do investimento em propaganda, promoção de vendas e relações publicas?
Como podemos melhorar a produtividade da força de vendas?
Como podemos estabelecer múltiplos canais de distribuição e ao mesmo tempo gerenciar o conflito entre os canais?
Como podemos fazer com que todos as departamentos da empresa sejam mais orientados para o cliente?
(continua)

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