quarta-feira, 28 de abril de 2010

Seu chefe é intransigente?



De IN + TRANSIGENTE = 1 Que ou pessoa que não transige ou 2 Que ou pessoa que é austera, rigorosa nos princípios.
Além disso, talvez ele seja IN + CONVENIENTE = 1 Que não é conveniente, que não convém; impróprio; inoportuno ou 2 Grosseiro.

Intransigente, é aquela pessoa que não aceita a opinião dos outros, tudo que ela dita e fala é o que vale, acha que é dona da verdade e se aborrece quando é contrariada.

Como se relacionar com pessoas assim?
Tentar mudá-la é praticamente impossível.

Opções: primeira mudar o quanto antes de função dentro da empresa, se possível, para ter outro chefe, ou pedir desligamento da empresa, o que aconselho somente se tiver uma boa reserva econômica até conseguir outro. Segunda se entregar a ociosidade e ficar quieto, falar e atuar somente quando for perguntado ou solicitado, e entender que já que ele que manda e não aceita opinião, não passar novas idéias e deixá-lo se virar sozinho, será o melhor remédio. Terceira mesmo com os problemas de humilhação e falta de entendimento, buscar da melhor forma e fazer entender que, o que esta fazendo esta o prejudicando e/ou a empresa, você poderá correr um grande risco de ser considerado como persistente ou intrometido.

Lidar com este cliente interno que nos designa atividades mexe com o psicológico fortemente.

Consultores de RH, trabalham arduamente para que chefes assim mudem, pois bons profissionais os que fazem o diferencial, são disputados.
O ambiente de trabalho está se tornando cada vez mais diversificado e é preciso tomar cuidado para não interpretar como intransigência ou intolerância traços de personalidade que às vezes não passam de um sentimento de fraqueza e de necessidade de reconhecimento.

Um importante veículo da imprensa nacional explicou porque o ego dos chefes pode prejudicar os subordinados – especialmente os melhores dos subalternos. Os chefes inseguros e egocêntricos ofuscam o brilho dos profissionais mais talentosos, porque enxergam neles (às vezes, inconscientemente) uma grande ameaça ao seu poder. Na vida real, as situações em que o ego e a vaidade dos chefes se sobrepõem ao brilho dos melhores profissionais são muito comuns, mesmo na era em que liderança, trabalho em equipe e retenção de talentos são palavras de moda.

Isto não deveria surpreender ninguém, uma vez que a maturidade emocional não é requisito para alguém se tornar um chefe! Ao contrário, freqüentemente as pessoas mais disciplinadas, dedicadas e inteligentes, ou aquelas que souberam conquistar posições graças à habilidade de lidar com a intrincada teia política da empresa, são exatamente as que menos desenvolveram um equilíbrio emocional ideal. Aliás, em algumas empresas ou países, ser egocêntrico é quase um requisito para progredir na vida profissional.

O que podemos fazer para nos proteger de um chefe inseguro e egocêntrico? Como lidar com um chefe que se incomoda quando vê um subordinado que se destaca demais? Como podemos encarar um chefe que rouba o crédito da nossa idéia, reduz a nossa auto-estima, reprovando nossos projetos, negando nossa promoção para um novo cargo ou delegando para outros nosso projeto mais sonhado?

Bem, existem cinco conselhos-chave para sobreviver a estas situações:

*jamais confronte um chefe inseguro em público – isto pode ser extremamente perigoso, pois aguça ainda mais sua insegurança. Fale sobre as suas idéias reservadamente com ele antes de discuti-las em público;
*compartilhe o mérito de suas melhores idéias com ele, isto sim em público, solicitando sua opinião, como forma de poder compartilhar o brilho da idéia com ele;
*tente tornar-se, dentro do possível, um aliado dele – as pessoas inseguras e egocêntricas são que se sentem mais sozinhas e que podem, portanto, valorizar uma atitude aliada;
*não exagere nos elogios, pois o egocêntrico não é necessariamente bobo e, percebendo elogios exagerados, pode sentir-se manipulado;
finalmente, sempre respeite sua própria dignidade – nunca permita que alguém o maltrate, nem em público, nem a portas fechadas.

Quando um chefe egocêntrico torna-se inconveniente ou desrespeitoso, fale com ele primeiro, mas se necessário, procure outros aliados dentro da organização, até falando com o chefe do próprio chefe – às vezes, é uma última tentativa, antes de mudar ... para um novo emprego.

Mesmo que o chefe seja intransigente, arrogante ou inseguro, o conselho dado por especialistas em recursos humanos é manter a cordialidade e evitar brigas. O profissional que se depara com algum tipo de chefe com o qual não é compatível deve ter cautela para avaliar a melhor forma maneira de lidar no dia a dia. Afinal, problemas de relacionamento com o superior podem representar uma barreira ao desenvolvimento profissional.

Saber lidar com o chefe é essencial até na hora de desligar-se da empresa, ao pedir demissão, deve-se evitar conflito direto com o superior. O ideal é sair da empresa amigavelmente para que se tenha boas referências ao tentar um novo emprego.

Nunca fale mal do chefe ou da empresa, mesmo que sejam ruins. Quando o empregado tem mais desenvoltura que o superior, é importante demonstrar isso aos colegas, que acabam percebendo a competência. "Quanto mais resultados, maiores as chances de promoção, o que é uma maneira de se distanciar do mau chefe", completa.

É ruim um chefe que tem dificuldade de se comunicar com os empregados, hoje já não cabe mais um chefe autoritário. A tendência é que os superiores sejam mais participativos e se aproximem dos subordinados.

- Se um chefe só toma conhecimento do problema quando este ocorre, é um mau sinal. Quando o superior do chefe se comunica diretamente com os empregados, sem passar por ele, há sinais de má liderança - outro empecilho para a relação chefe/subordinado.

Para os que se sentem subjugados ou menosprezados no trabalho, tente reuniões onde se podem expor idéias e sugestões. É possível, porém arriscado, levar as idéias para os superiores do chefe, de maneira sutil. Propor treinamentos e cursos para melhorar os relacionamentos também são boas opções.

Se o chefe for...

Arrogante
A dica é manter a calma e evitar bate-bocas. Mais cedo ou mais tarde, esse chefe perderá o cargo.

Puxa-saco
Se o chefe puxa saco dos superiores, o ideal é manter-se neutro. Se ele privilegia um colega de trabalho em detrimento de outros, deve-se tentar discutir o problema em reuniões. Uma dica é buscar os mesmos privilégios, tentando descobrir quais são os predicados que agradam ao chefe.

Inseguro
O primeiro passo é conquistar a confiança do chefe, para depois tentar ajudá-lo em suas tarefas. Deve-se tentar trazer às claras os pontos fracos, sem explicitá-los diretamente. O grupo precisa se unir para ajudá-lo e criar situações que valorizem o seu trabalho.

Intransigente
que não assume os próprios erros) É bom receber todas as ordens por escrito ou na frente dos colegas. Antes de cumprir uma tarefa com a qual não concorda, tentar, de maneira sutil, repassar o assunto ao escalão superior.

Preguiçoso
Quando o chefe é preguiçoso, mas deixa as pessoas trabalharem, não tem muito problema. Se existe confiança e a equipe é competente, a situação pode ser contornável. Quando o chefe atrapalha o serviço, o mais indicado é propor reuniões para expor o problema.

Prepotente
A dica é amansar a fera, tentando descobrir os motivos que causam o problema. Deve-se procurar estimular o relacionamento interpessoal. Chefes prepotentes podem ter algum problema pessoal ou ainda apresentar um quadro de insegurança crônico.

Depressivo
Fundamental, nesse caso, é levantar a auto-estima do chefe. É bom enviar mensagens com estímulo e elogios. Uma boa estratégia é propor festas de aniversariantes do mês, convidar para confraternizações fora do ambiente de trabalho. Recreação em equipe pode fazer efeito.

Galanteador
Aconselha-se fugir de um relacionamento amoroso , no caso de assédio sexual, cabe processo judicial.

Limitado
Incentive-o nas atividades do dia a dia.Esse tipo de chefe deve ser incentivado a participar de cursos e atividades que o ajudem a desenvolver a inteligência.

Falso
Só trate de assuntos estritamente profissionais, evitando um relacionamento mais pessoal.

Hipocondríaco
Não tocar em assuntos relacionados a médico, doença ou remédio.

Segundo Max Gehringer:
Se seu chefe lhe disser que sua idéia já foi testada antes e não funcionou, ele pode ser:
a) incompetente,
b) ultrapassado ou
c) invejoso.
De qualquer forma, não insista ou reclame. O fato de seu chefe ainda estar na empresa significa
que já tentaram contrariá-lo antes, e não funcionou.



Fontes: http://pt.wiktionary.org, Dicionário Michaelis, http://www.sit.com.br, http://espelhosecretariaexecutiva.blogspot.com, http://www.cartaderh.com.br

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