sexta-feira, 23 de abril de 2010
Plano de Marketing
O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada
e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes
mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade.
Conhecendo seu mercado você será capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar
decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço,
distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao seu
mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de
seu negócio.
Despertar para o interesse de se fazer um Plano de Marketing já é um importante passo.
Planejamento
Comece a planejar por aqui: onde sua empresa está e onde ela quer chegar? Para tanto,
você deve primeiro analisar o seu mercado de atuação, definir seu público-alvo, suas
metas e traçar as ações para o alcance dos objetivos.
Faça um Sumário Executivo
O Sumário Executivo é o resumo do seu Plano de Marketing. Nele devem constar as características principais do seu negócio, incluindo situação presente, objetivos e estratégias a alcançar, principais definições do projeto e esforços necessários.
A idéia geral do seu negócio deve ser clara para orientá-lo quando necessário.
Analise o ambiente
A análise de ambiente, além de ser o primeiro passo do Plano de Marketing, resume todas as informações pertinentes à empresa.
O ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa é composto pelos concorrentes, consumidores, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais, tecnológicos. Quando analisamos esses fatores, estamos analisando as ameaças e oportunidades do negócio.
O ambiente interno da empresa também deve ser levado em consideração na análise,
pois envolve aspectos fundamentais sobre o seu bom ou o mau funcionamento, como
os equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados,os valores e objetivos que norteiam as suas ações. A partir daí, consegue-se ter uma visão maior das forças e fraquezas que também poderão afetar positiva ou negativamente o desempenho da sua empresa.
Essa análise é muito importante, pois ela determinará os caminhos do Plano de Marketing e as importantes decisões para o sucesso do seu negócio.
A análise de ambiente deve incluir todos os fatores relevantes que podem exercer pressão direta ou indireta sobre o seu negócio, tais como:
Fatores Econômicos: aspectos econômicos como inflação, distribuição de renda e taxas de juros influenciam na abertura do seu negócio e sua sobrevivência. Esteja sempre atento a mídia jornalística. Jornais, revistas, noticiários de TV e a internet mantêm você informado diariamente, de olho nas oscilações da economia.
Fatores Sócio-culturais: estão relacionados às características gerais da população, como tamanho, concentração, grau de escolaridade, sexo, profissão, estado civil, composição familiar, distribuição geográfica, comportamento e necessidades dos consumidores e da comunidade na qual está inserido. Esses dados podem ser obtidos em jornais, revistas, instituições de classe, órgãos do governo ou até mesmo junto a fornecedores, concorrentes e clientes.
Fatores Políticos/legais: dizem respeito à observância das leis, inclusive as que regem o setor em que atua, como impostos, Código de Defesa do Consumidor, Código Civil, entre outros.
Fatores Tecnológicos: é preciso adaptar-se às novas tecnologias, pois elas podem afetar o seu negócio. Jornais, revistas, internet, fornecedores e concorrentes são fontes de informações importantes. Não se esqueça de recorrer a mídia para atualizar-se.
Concorrência: é importante analisar a concorrência e prever as suas ações. Uma dica é ir até seus concorrentes ou conversar com os seus clientes. Procure analisar preços, formas de pagamento, ações de divulgação e promoção, distribuição, atendimento, variedade de produtos e serviços, localização, aparência, marca.
Fatores Internos: analise de forma crítica o ambiente interno atual e futuro da empresa em relação aos seus objetivos:
Disponibilidade e alocação dos recursos humanos;
Idade e capacidade dos equipamentos e tecnologia disponíveis;
Disponibilidade de recursos financeiros;
Cultura e estrutura organizacional existentes versus desejadas.
O Levantamento das Informações
Saber como se faz um bom levantamento de informações é a chave para se realizar uma
boa análise dos fatores acima citados. Para desempenhar uma análise de ambiente
completa, é necessário investir tempo em pesquisa destinada a levantar dados que sejam pertinentes ao desenvolvimento do Plano de Marketing.
Faça Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas
Faça também Análise de Cenários
Está na hora de analisar os fatores que influenciam o seu negócio. Não esquecendo de
fundamentar a sua análise a partir da realização de uma pesquisa séria, seja ela via fonte já existente (jornais, revistas, IBGE, Censo, etc) ou não.
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO
A definição do público-alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos
da população que você deseja servir. O mercado consiste em muitos tipos de clientes,
produtos e necessidades.
É preciso determinar que segmentos oferecem as melhores oportunidades para o seu negócio. Os consumidores podem ser agrupados de acordo com vários fatores:
Geográficos: tamanho potencial do seu mercado (países, regiões, cidades, bairros;
Demográficos - Pessoas Físicas - Pessoas Jurídicas;
Psicográficos: estilos de vida, atitudes.
Comportamentais: hábitos de consumo, benefícios procurados, freqüência de compra
desse tipo de produto, lugar onde costuma comprar esse tipo de produto, ocasiões
de compra e seus principais estímulos, como:
Preço: nível de sensibilidade a preço, isto é, o quanto o cliente está disposto a pagar;
Qualidade do produto;
Marca;
Prazo de entrega;
Prazo de pagamento;
Atendimento da empresa;
Localização;
Outros: estrutura, variedade, lançamentos, status, segurança.
O processo de classificação de acordo com esses fatores chama-se segmentação.
A maioria das empresas entra no mercado servindo um único segmento, e se tiver
sucesso parte para outros. Frente à concorrência, muitas empresas tendem a se especializar ou então cobrir diversos segmentos; neste último caso, exige-se um grande investimento. O cadastro de clientes (banco de dados) contribui para conhecer melhor seu cliente e permitir ações cada vez mais segmentadas para um mesmo público ou públicos distintos.
DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO: COMO O CLIENTE VÊ O SEU NEGÓCIO
Nesse item você definirá qual imagem deseja transmitir ao seu cliente em relação ao
seu negócio. Essa imagem deve ser clara, distinta e bem definida em relação aos seus
concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles.
O cliente está de olho em você. Não coloque em risco a credibilidade do seu negócio.
Analise a atuação de seus concorrentes e procure aperfeiçoá-la para que possa fazer a
diferença. Isso servirá para prever as ações da concorrência que possam ameaçá-lo.
Ofereça mais benefícios e vantagens aos seus consumidores e lembre-se: tenha sempre
em mente o que seu cliente considera importante e só assuma compromissos que
possa cumprir.
Definição da Marca
A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela será conhecida, portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado, no caso, o posicionamento da empresa. Por isso, a definição do posicionamento do seu negócio e de suas vantagens sobre a concorrência, realizadas anteriormente, são fatores essenciais para repensar uma marca ou criá-la.
Geralmente, a logomarca é formada por um nome e um símbolo. As pesquisas de mercado
e público-alvo são fontes de criação, permitindo que ela ganhe uma identidade e
seja a tradução da imagem da sua empresa.
Muitas empresas também optam pelo slogan - frase que ressalta o posicionamento e
ajuda a transmitir essa imagem para os consumidores. O slogan deve ser curto, de fácil memorização e pode ser modificado, mas não com freqüência, sempre seguindo fielmente o posicionamento da empresa. "A propaganda é a alma do negócio" foi um slogan criado na década de 1930 e que se perpetua até hoje. A marca deve assegurar a integridade e a confiabilidade conquistadas ao longo dos anos: uma estratégia de marketing pode ser totalmente em vão e custar muito caro, caso não tenha registrado a marca e tenha que mudá-la por já ter uma outra empresa de mesmo nome.
Por isso, ao criar a marca, é importante que se faça a pesquisa e o registro da mesma
no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial: www.inpi.gov.br. Ambos podem ser feitos diretamente no INPI ou por advogados especializados, escritórios habilitados ou por agentes de propriedade industrial. A pesquisa serve para verificar se já existe o registro de alguma empresa no mesmo ramo ou em ramos similares de atividade do seu negócio. Caso exista, é necessário criar um novo nome. Se desejar mandar seus produtos para o exterior, é preciso proteger a marca registrando-a em países onde se pretende fazer negócio.
Como estamos falando de marca, é importante alertá-lo também para a identidade de
sua empresa na Internet. Mesmo que você ainda não tenha uma home page, mas intenciona
tê-la algum dia, você poderá registrar o domínio – endereço eletrônico da sua empresa
– para resguardá-lo antes que outra empresa o faça. Existem diversos sites que
realizam o registro do domínio a partir de uma taxa anual. Basta realizar a pesquisa para saber se o domínio está disponível. A criação de uma home page dependerá do seu público-alvo e do seu tipo de negócio. Se os seus clientes possuem o hábito – atual ou futuro – de acessar a internet, talvez seja interessante para o seu negócio.
O registro do domínio pode ser realizado no: www.registro.br, www.fapesp.org ou em
outros sites relacionados.
O que faz uma marca valer muito é conquistar a confiança do consumidor. Quanto mais
está presente na casa e na mente do consumidor, mais ela vende e mais ela vale.
Definição de objetivos e metas
Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações.
Objetivos: declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela
estratégia de marketing.
Metas: mais específicas e essenciais para o plano.
Ao elaborar as suas metas, procure ser objetivo, claro e realista. Elas devem ser quantificáveis, ou seja, podem ser medidas por meio de volumes de vendas, quota de mercado e índices de satisfação dos clientes. Uma certa ambição é fundamental, no entanto, não deixe nunca de ser realista. Só crie metas que você possa alcançar.
Definição das estratégias de Marketing
A estratégia de marketing permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos
e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência. Ela consiste nas decisões necessárias para determinar
a maneira na qual o composto de marketing, isto é, os cinco principais elementos
de marketing (produto, preço, praça, promoção, pessoas) são combinados simultaneamente.
O composto de Marketing
Para realizar uma estratégia de marketing bem feita e completa, é necessário considerarmos o composto de marketing, formado por cinco elementos essenciais:
produto;
preço;
praça;
promoção;
pessoas.
PRODUTO
Consideramos aqui o produto como sendo um bem tangível (produto) ou intangível (serviço).
Um produto é o bem que é ofertado numa transação comercial e deve dispor de
características essenciais às necessidades do consumidor. Para que os produtos possam
ser mais atrativos, mais competitivos e encantar mais o cliente, muitos deles são
ofertados com benefícios extras, como garantia, entrega gratuita, instalação gratuita, embalagens diferenciadas, etc.
O Ciclo de Vida do Produto
Geralmente, um produto atravessa quatro estágios: é o que chamamos de ciclo de
vida do produto. É importante conhecer esses estágios, pois em cada um deles as estratégias de marketing variam. Podemos associar as quatro fases do produto à vida
de uma árvore.
GERMINAÇÃO - Árvore
Nessa fase, a semente germina e brota. É um processo que requer todo cuidado
para seu crescimento. A árvore dependerá do cuidado das pessoas, de chuva e clima favorável para o seu crescimento.
É a fase em que um novo produto é apresentado ao mercado. As vendas iniciais são lentas, pois os clientes potenciais passam por um estágio de conscientização do novo produto e de seus benefícios antes de comprá-lo. Criar esse conhecimento exige gastos em promoção e divulgação.
CRESCIMENTO- Árvore
Nessa fase, a árvore se desenvolve e se torna menos vulnerável. Ela cria forma e
força, começa a dar os primeiros frutos e flores e encantar as pessoas por sua beleza
e vitalidade.
Essa fase é caracterizada pelo rápido crescimento da demanda, pela entrada de novos
concorrentes. A ênfase da empresa deve ser em construir relacionamentos, manter clientes e fornecedores fiéis e sustentar o crescimento das vendas.
MATURIDADE- Árvore
A árvore já está em sua fase adulta, cheia de frutos maduros e flores. Além disso, possui outras vantagens como dar sombra às pessoas, absorver e irrigar nutrientes para o solo.
O mercado encontra-se saturado. As vendas, os clientes e concorrentes começam a
estabilizar-se e os lucros chegam ao ápice. O objetivo é maximizar os lucros e alongar o ciclo de vida do produto. Os lucros começam a cair durante a última metade desse estágio quando os concorrentes lutam por fatias de mercado e começa a guerra de
preços. Programas de fidelização podem sustentar lucros: descontos especiais para
hóspedes preferenciais de hotéis, cartão fidelidade para clientes de supermercados
com prazos especiais de pagamento, sorteios e prêmios. A empresa também pode utilizar
estratégias de crescimento (veja em Oportunidades de Crescimento).
DECLÍNIO OU MORTE - Árvore
Nessa fase, a árvore já não dá mais frutos e flores como na fase anterior e, por isso, precisa ser bem cuidada, podada para permanecer bonita e vistosa. Se não for bem cuidada, ela pode morrer.Um produto que oferece um conjunto superior de benefícios substitui o produto "velho". As despesas de marketing e as de promoção
deverão ser reduzidas nesse estágio. A fidelidade dos clientes e a divulgação boca a boca irão se tornar geradores de vendas mais importantes do que campanhas de marketing.
Oportunidades de Crescimento
A atividade competitiva agressiva ou mudanças no ambiente podem causar um rápido
declínio nas vendas. Estratégias de crescimento a partir do produto abrem novas oportunidades de vendas e lucros enquanto reduz a dependência dos produtos existentes
para o sucesso da empresa. Você pode perseguir uma série de opções de crescimento.
1. Penetração de Mercado: Você pode tentar ampliar o seu negócio vendendo mais
produtos com os quais já trabalha para o mercado em que já atua. O objetivo principal
é convencer seus consumidores a adquirir mais dos produtos da empresa, aumentando
a sua fatia de mercado. As táticas incluem: campanhas agressivas de promoção e
descontos nos preços.
2. Desenvolvimento de Mercado: Você também poderá descobrir novos usos para os
produtos com os quais já trabalha para novos mercados. Bicabornato de sódio é um
exemplo clássico. O seu uso original era para culinária e agora, ele é comercializado
como desodorante, limpador de tapetes, cremes dentais, etc.
3. Desenvolvimento de Produtos: Outra opção é talvez desenvolver novos produtos
para o mercado em que já atua, diversificando-os. A segmentação permite conhecer
melhor os clientes e seus hábitos e encontrar novos produtos.
4. Diversificação de Produto: A última opção e a mais arriscada é desenvolver novos
produtos para novos mercados.
Tome a iniciativa antes que o concorrente o faça. Encontrar um mercado no qual ninguém ainda se posicionou é um caminho para sair em primeiro lugar e levar vantagem
sobre a concorrência. Conheça bem o seu produto e tente promover benefícios extras que o seu consumidor deseja, para aumentar a sua competitividade.
Definição das Estratégias de Produto
Descreva agora as estratégias que considera adequadas para o seu negócio voltadas para o elemento produto, baseando-se no Ciclo de Vida do Produto e nas Oportunidades de Crescimento do Produto anteriormente vistas. Para facilitar, listamos algumas perguntas que o ajudarão no preenchimento do formulário.
1) Em qual fase o seu produto se encontra?
2) Quais ações serão adotadas a partir da fase em que seu produto se encontra?
3) Que estratégias de crescimento serão adotadas?
PREÇO
Preço é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor.
Para o seu negócio, o preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto
ou serviço e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa. Analisando o quanto o consumidor está disposto a pagar, a empresa avalia se seu preço ideal de venda é compatível com aquele vigente no mercado.
Fatores determinantes do Preço Posicionamento: o preço pode determinar o Posicionamento da sua empresa. Algumas empresas desejam passar uma imagem aos seus compradores de preços imbatíveis, outras trabalham um posicionamento de valorização dos produtos a partir de preços altos, levando em conta o status como ferramenta principal na aquisição dos produtos/serviços.
Objetivos: os preços também podem ser fixados a partir dos objetivos, como alcançar
um determinado mercado de consumidores, enfrentar ou prevenir competição,
maximizar o lucro e assegurar sua própria sobrevivência.
Definição de preços de novos produtos: a empresa pode fixar preços relativamente
baixos para entrar no mercado em uma tentativa de obter uma fatia de mercado
e expandir a demanda pelo seu produto. No entanto, para os consumidores, é difícil
julgar a qualidade de alguns produtos e serviços quando não se pode testá-los
antes da compra e, muitas vezes, os consumidores podem nivelar a qualidade do
produto por baixo, devido ao preço. No caso de inovações, é possível definir preços
em um nível mais alto e baixá-los gradativamente. Nesse caso, é necessário que o
consumidor esteja disposto a pagar um preço alto e que a concorrência não possa
entrar rapidamente com produtos similares.
Flexibilização de preços: preços diferentes para compradores diferentes.
Os preços não são estáticos e podem ser flexibilizados pela prática de descontos e promoções:
Preços promocionais: reduções planejadas de preços a curto prazo para criar um
incentivo para os consumidores comprarem;
Preços por segmentos diferentes: entradas de cinemas pela metade do preço
para idosos e estudantes;
Preços por regiões geográficas: dependendo da região, os preços variam devido
ao transporte, impostos, entre outros fatores;
Preços por sazonalidade: guarda-chuva e óleo de bronzear possuem um preço
baixo no inverno, pois a demanda por esses produtos é menor nessa época do ano;
Preços personalizados: variações significativas de preços de acordo com o
perfil de compra do consumidor. Uma agência de turismo pode realizar um pacote
personalizado e cobrar pelas variações nos serviços adicionados. Uma empresa
pode diferenciar seu preço de acordo com o potencial de compra de um determinado
cliente;
Descontos para pagamentos antecipados ou à vista;
Descontos por volume de compra;
Concessões para promoções de vendas: descontos que varejistas recebem por
colocarem os produtos do fabricante em locais estratégicos ou promover os seus
produtos.
Não esqueça de considerar o preço dos concorrentes.
Defina políticas de descontos e condições de vendas para seus clientes.
Faça testes de preços com seus clientes e analise as variações de vendas, a partir de
modificações nos preços e controle do volume de vendas.
PRAÇA
Praça diz respeito a como será a operacionalização do seu negócio,ou seja, como o produto será colocado a disposição do seu cliente. A localização e estrutura adequadas, canais de distribuição de seu produto ou serviço, relação
com fornecedores serão determinantes para levar ao cliente o que ele necessita. O tipo do negócio determinará todos os aspectos relevantes a esse elemento.
Os canais de distribuição, por exemplo, são vários e podem ser realizados diretamente
para o usuário final, ou através de distribuidores, representantes, varejistas. Ou seja, uma fábrica de roscas e doces, por exemplo, pode vender seus produtos para distribuidores e varejistas. Outras, já vendem diretamente para os consumidores finais, através de feiras e entregas domiciliares. A escolha do canal dependerá do seu negócio e da facilidade de distribuição de seus produtos para o seu mercado.
As ações de marketing devem ser realizadas para o usuário final e também para todo o
canal. Fabricantes, por exemplo, possuem programas de treinamentos para vendedores
e representantes de seus produtos, além de premiações. Esses programas permitem
que vendedores conheçam mais sobre seus produtos e, assim, adquirem mais conhecimento
para o melhor desempenho na venda.
Além disso, existe o que chamamos de marketing cooperado: união de esforços entre
fabricante e varejista ou até mesmo entre concorrentes para maior divulgação de produtos, como colocar cartazes nos pontos de vendas, patrocinar eventos, entre outras ações.
Uma padaria, por exemplo, pode solicitar a um determinado fornecedor que pinte e
reforme a fachada de seu estabelecimento ou lhe dê um desconto na compra de mercadorias; em troca, o fornecedor pode adquirir um maior espaço ou uma posição mais
estratégica para seus produtos ou até mesmo a inclusão da logomarca na fachada da
padaria. Parcerias com fornecedores e concorrentes podem ser uma boa opção. Muitas
padarias em parceria com fornecedores realizam promoções e brindes para seus clientes
em datas comemorativas.
O ideal é que você utilize ações de marketing para o canal do qual participa e para os usuários finais, possibilitando um maior resultado nas vendas.
Escolhendo o seu fornecedor
As relações de fornecedores podem ser encontradas em catálogos telefônicos, sindicatos, feiras, no próprio Sebrae ou a partir de pesquisas com os concorrentes. Para a escolha do fornecedor, analise questões como preço, condições de pagamento, prazo de entrega e localização, de acordo com o volume de itens a ser adquirido. Para um bom relacionamento com o fornecedor, é necessário ter um fluxo constante de compra – mesmo que pequeno – e pagamento em dia. A troca constante de fornecedores pode prejudicar o seu negócio, pois não cria uma relação de parceria. Encontre formas de tornar-se menos vulnerável em relação aos fornecedores, a partir de parcerias, busca de produtos substitutos, acesso a novos fornecedores em outros mercados.
Antes de escolher o tipo de canal que mais o favoreça, observe as características
dos possíveis fornecedores, transporte necessário, operacionalização de seu produto,
estoques.
A localização também dependerá do seu tipo de negócio. Analise a relação custo x benefício e escolha uma localização que contribuirá com o seu negócio, como boa visibilidade, fácil acesso, estrutura adequada, estacionamento, entre outros aspectos. Invista em uma boa estrutura para deixar seu cliente à vontade: vitrines atrativas, boa iluminação,boa disposição dos produtos, sinalização, etc.
PROMOÇÃO
A promoção tem a função de estimular a demanda relacionando serviços às necessidades e desejos de seus clientes. A informação que deve ser repassada deve basear-se nas necessidades de seus clientes e através dos corretos canais de comunicação. A chave
do sucesso está em atrair e reter a atenção do consumidor.
A promoção possui três objetivos:
1) Informar aos clientes potenciais a existência dos produtos e serviços e de suas
vantagens;
2) Informar aos clientes potenciais onde e como obter esses serviços;
3) Lembrar aos clientes a existência dos produtos e serviços oferecidos.
Sem uma comunicação efetiva, os serviços oferecidos não alcançarão o público-alvo e
os três objetivos acima não serão cumpridos.
As diversas formas de comunicação de marketing são absolutamente cruciais na criação
da consciência da marca e para estabelecer identidades de marcas positivas tornando
os produtos e serviços ofertados desejáveis.
Tipos de Promoção:
Venda pessoal
Essa ferramenta possibilita uma comunicação de pessoa a pessoa na qual um vendedor
atende clientes visando influenciar suas opções de compra. Podem ser realizadas
através de vendedores internos, externos e representantes comerciais.
A equipe de vendas necessita de um bom treinamento e programas de incentivo.
Representantes comerciais são interessantes para regiões desconhecidas ou extensas.
No entanto, é necessário ter um programa de controle de vendas e atendimento para
monitorar o desempenho dos mesmos frente aos clientes.
Propaganda
Recapitulando, o marketing é o estudo do mercado e das mudanças do ambiente, permitindo, assim, o desenvolvimento de produtos e serviços que sejam de interesse desse mercado. A Propaganda é uma das ferramentas de marketing mais utilizadas para
consolidar e perpetuar a imagem da marca de uma empresa, mantendo o cliente informado, através das inúmeras vertentes da mídia, sobre seus produtos ou serviços. Conhecendo bem o consumidor e seu ambiente, você pode criar uma propaganda que
desperte a atenção do seu mercado e atenda as suas necessidades e desejos.
Depois de criada, a propaganda vai ser veiculada nos diversos meios de comunicação.
O anunciante vai escolher o que melhor convém para seu negócio, se um anúncio no rádio, na TV, no jornal, na Internet, ou até mesmo em todos esses veículos. Uma boa imagem pode influenciar as intenções de compra bem como encorajar novos consumidores
a experimentarem certos produtos ou serviços. E se ela tem a intenção de apresentar
ou consolidar uma marca, é de fundamental importância certos cuidados, para que você
tenha um anúncio criativo e eficaz. Veja algumas orientações:
1. Faça um anúncio com uma agência de propaganda, ou profissional do ramo, certifique-se de sua experiência;
2. Para se fazer um bom anúncio é necessário conhecer bem a empresa, o seu posicionamento, os objetivos e metas e os produtos e serviços que se deseja ofertar ao mercado;
3. Evite a tentação de aprovar um anúncio apenas pela beleza. Priorize também a eficiênciada mensagem que está sendo transmitida;
4. Analise os anúncios de seus principais concorrentes para conhecer suas
estratégias o nível de agressividade de cada um deles;
5. Economizar no material pode ser um desastre. A proposta do anúncio
pode perder muito sem a qualidade e não ter o retorno desejado: o barato pode sair caro! Utilize sempre a relação custo x benefício;
6. Os meios de comunicação escolhidos devem ser os de preferência dos seus clientes:
o anúncio deve ser dirigido ao público certo;
7. A mensagem deve ser clara e convincente;
8. O anúncio deve valorizar e destacar os benefícios do produto/serviço ofertado;
9. O produto e a marca devem estar em destaque e o título deve ser atrativo;
10. O anúncio deve incluir telefone, endereço ou site;
11. Ele deve ser distinto e mais atrativo em relação aos seus concorrentes;
12. A linguagem deve estar de acordo com o seu público e com a mídia utilizada;
13. O cliente deve se identificar com o apelo utilizado;
14. O texto deve promover o desejo de compra e ser fácil de ler; não deve ser muito longo;
15. A inclusão de fotos/ilustrações dos produtos pode ser atrativa.
Anúncios em ônibus, outdoor, carros de som, panfletos, internet, catálogos (apresentação da empresa e produtos comercializados), participação em feiras e eventos, jornais de bairro são também boas opções de divulgação.
As agências de publicidade dispõem das tabelas de preços e grades de anúncios, em
seus diversos meios de veiculação. De posse da pesquisa de cenário e do perfil do consumidor, anunciante e publicitário definem a forma que o material será divulgado, estabelecendo critérios tais como:
Tipo e tamanho do anúncio;
Custo de divulgação (jornal, rádio, revistas, material de apresentação de produtos, etc);
Inserções: quantas vezes em dias, semanas, meses, ano;
Alcance: quantos ouvintes, leitores, acessos, número de brindes.
A freqüência de divulgação dependerá dos objetivos da empresa. Caso sejam promoções
específicas, com prazos determinados, a comunicação deverá seguir o prazo da
promoção. Caso seja para a consolidação da marca, a divulgação deverá ser mais longa.
Algumas empresas alternam objetivos comerciais e institucionais.
O esforço de marketing não pode ter caráter manipulador. Ética é fundamental. A intenção de uma propaganda é facilitar ao consumidor o acesso às suas necessidades. Uma campanha que não estiver de acordo com o seu mercado, pode prejudicar a confiança
do cliente e abalar a confiabilidade do seu produto.
Publicidade
A Publicidade trabalha com a imagem da empresa e dissemina informações positivas
acerca do seu negócio e, muitas vezes, tem como desafio superar uma imagem negativa.
Essa ferramenta sempre gera uma credibilidade maior, pois as informações vêm na
forma de notícias ou comentários editoriais enviadas pela empresa ou assessores de imprensa para a mídia que as divulgam caso as considerem importantes. Outras vezes, é
realizada por personalidades e formadores de opinião que divulgam a marca ao utilizar
os produtos da empresa.
Promoção de Vendas
A Promoção de Vendas cria uma necessidade de compra imediata, enquanto a publicidade
é concebida mais para influenciar favoravelmente as expectativas e atitudes dos
clientes a longo prazo. As promoções de vendas podem ser sob a forma de descontos,
concursos, promoções nos pontos de vendas, sorteios, venda casada, amostra grátis,
brindes, degustação, entre outras. Caso deseje realizar alguma promoção comercial para seus clientes, é necessário verificar a legislação vigente. A distribuição gratuita de prêmios, mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada é regida pela Lei nº 5.768, de 20 de dezembro de 1971 do Governo Federal que delegou à Caixa Econômica Federal a competência para operacionalizar, emitir autorizações e fiscalizar as operações.
Marketing de patrocínio
É uma ferramenta de comunicação muito utilizada nos dias de hoje. Representa uma
oportunidade para uma empresa dirigir sua comunicação para públicos específicos,
mas altamente desejáveis. Por exemplo, uma academia de ginástica patrocinando a corrida contra o câncer da mama.
Comunicação no ponto de venda
Diz respeito a toda a sinalização – displays, cartazes e outras variedades de materiais visuais que influenciam a decisão de compra.
Telemarketing
O telemarketing não é simplesmente falar, vender e negociar pelo telefone, ou ainda atender telefonemas, mas tudo que se faz para conquistar e manter clientes, estabelecendo com eles um vínculo de relacionamento direto. Por isso, é importante investir em treinamento de pessoal, diagnosticar o mercado e oferecer uma infra-estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades, quando se quer utilizar essa ferramenta. Algumas empresas utilizam o telemarketing para atender pedidos,
sugestões e reclamações dos clientes, realizar pesquisa de satisfação dos clientes
e realizar vendas. É importante saber utilizar essa ferramenta em horários oportunos com pessoal bem treinado para evitar custos elevados de ligação e insatisfação do cliente.
Internet
A internet pode ser uma ferramenta institucional, ou seja, uma ferramenta que permite
ao consumidor acessar e conhecer a estrutura do negócio, os produtos vendidos, além
de informações como telefone e localização. Ela também pode ter o caráter de comercialização, o que permite vender produtos para consumidores em diferentes localidades.
Nesse caso, é fundamental que se tenha uma estrutura de site bem feito, ágil e fácil
de navegar, além de uma logística eficiente capaz de entregar o produto no prazo estimado e de acordo com as expectativas do cliente. É importante verificar a real necessidade dessa ferramenta, saber se seus consumidores acessam a internet e se a mesma seria de utilidade para o seu negócio antes de criá-la sem nenhuma estratégia bem definida.
Políticas de fidelização
É mais lucrativo manter relacionamentos com os clientes já conquistados do que buscar
continuamente novos clientes. A fidelização é uma importante ferramenta promocional
de seu negócio. Um cliente satisfeito poderá ser o seu melhor vendedor. Com isso, ao realizar a venda, é necessário que esse cliente não seja esquecido. É importante ter um banco de dados de clientes com informações atualizadas e relevantes para a realização de promoções. O banco de dados poderá conter informações como nome, endereço, telefone, e-mail, data de aniversário, profissão, hobby, produtos que geralmente compra, volume de compra, freqüência de compra, entre outros aspectos relevantes. Isso permitirá que você conheça melhor seus clientes e possa oferecer promoções mais adequadas aos seus interesses e monitorar o seu grau de fidelidade. É importante que se faça uma política de fidelização pelo menos com seus principais clientes, isto é, aqueles que são responsáveis por um percentual significativo da sua receita. Envio de cartões e promoções em datas comemorativas, convite para lançamento de novos produtos, bonificações, são algumas das ações sugeridas.
Para gerar valor ao seu negócio é imprescindível que a comunicação de marketing seja integrada. Isto é, a divulgação deverá ser realizada em mais de um meio de comunicação para sua maior abrangência e eficácia. Essa comunicação integrada deve ter envolvimento e passar a mesma mensagem, para se conseguir uma imagem forte no mercado.
Não se esqueça que cada cliente é um garoto propaganda da sua empresa ou produto.
Seja criterioso na sua divulgação. Tenha em mente quem é o seu público e saiba quais os principais meios que ele utiliza, pois a escolha dos meios de comunicação será ditada pelas necessidades e comportamento do consumidor.
Exemplo de Estratégias promocionais:
Promoção Mala-direta para residências da região;
Convites para inauguração e telemarketing ativo para confirmação;
Panfletos em laboratórios, clínicas e consultórios médicos;
Eventos comemorativos: dia do idoso, festa junina, Natal;
Concursos de dança e culinária, aberto às famílias;
Políticas de fidelização: envio de cartões de aniversário, promoções
em datas comemorativas, eventos;
Veiculação em outdoor, jornal e rádio;
Marketing cooperado: parceria com a loja de artigos esportivos e clínica
fisioterápica para confecção de uniformes dos funcionários.
PESSOAS
As pessoas são essenciais para o bom andamento do seu negócio e são elas as responsáveis pela qualidade do atendimento e dos serviços prestados.
Por isso, é necessário que os colaboradores tenham total conhecimento do posicionamento da empresa, dos objetivos e metas. Para que as pessoas possam contribuir com um excelente atendimento, comprometimento e participação ativa, é necessário que estejam motivadas. Procure realizar e/ou promover treinamentos, confraternizações, políticas de reconhecimento e recompensa e, é claro, realizar uma boa seleção de pessoal.
Os colaboradores precisam compreender que um bom atendimento gera maior satisfação
nos clientes e, conseqüentemente, mais vendas e melhores lucros. A comunicação é outra variável importante dentro da empresa. Mesmo numa pequena empresa, podem-se encontrar grandes dificuldades de relacionamento e desmotivação entre colaboradores, devido à falta ou a falha de comunicação. Por isso, deve-se estar atento para as pessoas que fazem parte da empresa, pois elas são também ferramentas de divulgação da sua empresa e podem gerar uma boa ou má influência, ressaltando ou eliminando de vez a imagem que gostaria de passar ao mercado do seu negócio.
Em relação à remuneração, o controle pode ser baseado nos resultados a partir de avaliações de desempenho, como, por exemplo, volume de vendas e lucratividade ou no
comportamento, como esforço, motivação, trabalho em equipe, amabilidade e solução
de problemas aos consumidores ou em ambos. É importante que cada variável escolhida
seja repassada para os funcionários detalhadamente, bem como o objetivo da adoção
de tal ferramenta. A escolha depende do tipo de negócio, do produto, do mercado
e das necessidades dos consumidores. Motivação e qualificação de pessoal são responsáveis pelo diferencial de uma empresa. Para desfazer as tensões no ambiente de trabalho, seja sempre gentil e demonstre interesse genuíno pelo bem estar de seus funcionários. Incentive a participação de seus funcionários, crie um ambiente favorável à reclamações e sugestões.
Definição das Estratégias de Pessoas
Descreva agora as estratégias que considera adequadas para o seu negócio e que estejam voltadas para os seus funcionários, em termos de possíveis treinamentos, tipos de comunicação interna, formas de avaliação e remuneração, entre outras ações que julgar necessárias.
Implementação do Plano de Marketing
Após a realização da etapa do planejamento, veremos como implementálo. É importante lembrar que o sucesso da implementação do Plano de Marketing depende de um bom
planejamento, da conscientização e do envolvimento dos funcionários, fatores essenciais para que se torne uma realidade.
A implementação do plano trata do processo de executar as estratégias de marketing,
que assegurarão a realização dos objetivos de marketing.
Para implementar a estratégia de marketing é preciso traçar um Plano de Ação composto
dos seguintes itens:
1. AÇÕES (O QUE)
Identifique as atividades específicas a serem desempenhadas.
2. PERÍODO (QUANDO)
Determine o prazo de execução de cada atividade.
3. COMO
Defina a forma que as atividades deverão ser executadas na seqüência apropriada
e por ordem de prioridade.
4. RESPONSÁVEL (QUEM)
Atribua responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas
mais indicadas.
5. CUSTO ESTIMADO (QUANTO)
Levante todos custos incluídos nas ações propostas, tais como custos de criação,
confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros. A
verba de marketing varia de acordo com a realidade de cada negócio e deve ser
contemplada a partir do faturamento da empresa. Não esqueça de contemplar estes
gastos nas suas despesas operacionais como despesas de marketing.
AVALIAÇÃO CONTROLE
A avaliação e o controle de um Plano de Marketing permitem
reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua
eficácia. Por isso, devem ser realizados antes, durante e após a implementação do Plano.
Os Controles de Marketing geralmente utilizados são compostos por ações corretivas e preventivas. O ideal é que a empresa direcione seus esforços para se trabalhar com controles preventivos, pois garantem maior satisfação do cliente e menos investimentos.
Alguns Controles de Marketing
Ações tomadas antes da implementação do Plano de Marketing: treinamento e seleção
de funcionários, gastos em instalações e equipamentos necessários e alocação de
recursos humanos e financeiros.
Ações tomadas durante a implementação do plano: avaliação e remuneração dos funcionários, boa comunicação interna, comprometimento da equipe.
Ações tomadas para assegurar que os resultados das ações de marketing estejam alinhados aos resultados previstos a partir de padrões de desempenho baseados nos objetivos de marketing: vendas, lucros ou custos, número de reclamações de clientes, pesquisas antes, durante e depois de ações específicas.
A capacidade de lidar com incertezas, aliada a um bom planejamento e implementação
do Plano, permitirá que você adote as ferramentas de controle mais adequadas e perceba as necessidades de ajustes de seu Plano quando necessário.
LEIA MAIS E BUSQUE FORMULÁRIOS DE AJUDA EM http://www.telecentros.desenvolvimento.gov.br/_arquivos/capacitacao-empresarial/Comoelaborarumplanodemarketing.PDF
Referências Bibliográficas
CZINKOTA, Michael R. Marketing: as melhores práticas/ R. M. Czinkota... [et al.]; tradução
Carlos Alberto Silveira Netto Soares e Nivaldo Montingelli Jr. Porto Alegre: Bookman,
2001. 559p. il.
DOLABELLA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura, 1999. 312p.il.
KOTLER, P. Administração de marketing - análise, planejamento, implementação e controle.
São Paulo: Editora Atlas, 1993.
KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados /
Philip Kotler; tradução Bazán Tecnologia e Lingüística. São Paulo: Futura, 1999, 13ed.
FERRELL, O. C. Estratégia de marketing /O. C. Ferrell ... [et al.]; tradução de Ailton
Bomfim Brandão. São Paulo: Editora Atlas, 2000. 306p. il.
PIKE, Parker. Marketing Strategy Workbook. UCSD Extension, 1997.
PERREAULT, Wiliam D., Jr. Essentials of Marketing: a global management approach./
D. W. Perreault…[et al.]. Irwin series in marketing. 1997.
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