quinta-feira, 20 de maio de 2010

Quer ser promovido?



Promoção é qualquer ato que venha a elevar o status de um produto, individuo, situação, empresa, etc. Não precisa de envolver necessariamente remuneração prévia ou acordada
Assim, uma pessoa promovida pode ter sido passada um nível a cima em sua carreira, ganhando um cargo maior e recebendo mais.
Você tem ambição para subir na vida?
Esta é a primeira qualidade que alguém precisa ter se quiser alcançar o sucesso na carreira. Ambição é o elemento motivador de todos os nossos atos.
É muito difícil ser promovido se você não trabalha nas áreas envolvidas com o core business da companhia. É mais fácil você ser promovido quando está na linha de frente, trazendo dinheiro para a empresa. Dessa maneira, seus superiores vão estar de olho em você. Os que querem ser promovidos devem tentar conseguir uma posição de destaque na empresa, que sejam responsáveis por trazer dinheiro.

As empresas são feitas de pessoas, e seu chefe também é um ser humano. Todos nós gostamos de pessoas simpáticas, quem tem um mau gênio não é promovido. Ser simpático é uma condição necessária, porém, não suficiente para ser promovido. Existem outros fatores relevantes.

O profissional que tem paixão pelo seu trabalho chama a atenção. Sua paixão para o trabalho é visível por seu entusiasmo no dia-a-dia. É muito bom gostar do que se faz, porque essa paixão vem naturalmente. Você precisa divulgar seus resultados e fazê-los público, mostrando ao seu chefe como você é bom. Lembre-se: o chefe gosta de subordinados que trazem resultados, não desculpas.

Para ser promovido você precisa estar atualizado e melhorando continuamente, por meio de cursos, leituras, aprimorando seus conhecimentos e talentos. O mundo é competitivo, e tem muito mais gente pleiteando promoções do que oportunidades. Você precisa competir de uma forma estratégica para ganhar a sonhada promoção.

Algumas regras para se destacar na empresa:

1) Não deixe transparecer que você se esforça muito para apresentar bons resultados;
2) Tenha consciência de que está sendo avaliado o tempo todo;
3) Prometa pouco e produza muito;
4) Aprenda alguma coisa que os outros não saibam;
5) Anote em um papel tudo o que for solicitado pelo chefe.Ele vai reparar isso;
6) Pense duas vezes antes de se oferecer como voluntário.Avalie se a tarefa contará pontos a seu favor ou se será apenas aborrecida;
7) Identifique as pessoas que têm importância para seus objetivos e ganhe a simpatia delas;
8) Vista-se e fale como seus superiores;
9) Diga "nós" em vez de "eu", para reforçar o espírito de equipe;
10) Saiba quando ficar até tarde e quando chegar cedo;

Não é raro nos perguntarmos o que leva alguém a ser promovido. No ambiente corporativo, observamos como coadjuvantes a promoção de profissionais e questionamos se não era nossa vez. "Afinal, o que falta para eu ser promovido?". É o que costuma passar pelas nossas mentes.

A tendência é creditar o mérito da promoção ao apelo comportamental próprio de certos indivíduos. Ou seja, acreditamos que somente conseguem chegar lá as pessoas que são próximas do chefe. Na prática, entretanto, a história é outra. Nas empresas atentas é promovido quem mostra para a empresa que é capaz de gerar lucro.

Os promovidos são profissionais produtivos, proativos, possuem visão estratégica e vira e mexe estão pensando em como a empresa pode fazer ainda melhor o que já faz.

Ou seja, aqueles profissionais que pensam "lá na frente" saem na frente, 90% das pessoas não fazem isso. A maioria espera receber ordens, por conta do excesso de trabalho que já possui.

O problema de ser visionário é o ciúme que a equipe pode sentir. Como conseqüência, o profissional com chances de ser promovido pode ser "boicotado". Portanto, sair na frente e ser competente pode ser mais difícil do que parece: é preciso também saber lidar com os colegas.

Quando o profissional é proativo, já existe uma tendência dele ser rejeitado pelos demais, geralmente quanto menos o profissional aparecer para os colegas, melhor. Ele precisa aparecer somente para a chefia.

Atitude dentro e fora da empresa

Para ser promovido, o profissional precisa se atualizar constantemente, uma vez que a empresa não planeja a carreira de ninguém. Cada um deve fazer seu próprio planejamento. Não prometa fazer além do que é possível. O risco das promessas é a incapacidade de cumpri-las. "O melhor é fazer sua parte bem-feita. As empresas procuram, na realidade, especialistas em determinado assunto, e não pessoas do tipo “quebra-galho”, que fazem um pouco de tudo. O ´quebra-galho` é fundamental nas organizações, mas ninguém o reconhece, uma vez que não é especialista em nada.

Sair tarde todos os dias também é ruim. "A empresa se acostuma. Se ela tem um funcionário que trabalha até meia-noite todos os dias, sabe que não é preciso promovê-lo. É melhor deixar ele como está. No Brasil, há uma valorização errônea das horas extras. Na França, quem faz hora extra é visto como incompetente, porque não consegue fazer seu trabalho dentro de seu horário."

Uma pessoa que aceita trabalhos em excesso não tem tempo de se desenvolver. Esse excesso pode ser até usado de forma proposital pelo superior que não deseja que aquele profissional seja promovido.

Sem exageros

A promoção deve acontecer de forma natural. "Ele precisa conhecer bem o negócio e incorporar os objetivos da empresa em suas atividades diárias. Ser uma pessoa flexível e adaptável também ajuda. Mas não pode parecer que está 'forçando a barra', uma pessoa que faz o possível para passar mais tempo com os chefes, por exemplo, pode acabar se prejudicando e arrumando inimizades. O profissional capaz conquista seu espaço pelo trabalho, e não pelos seus anseios.

Equilíbrio

Por incrível que pareça, para ser promovido, é necessário cuidar de sua vida pessoal e da saúde, uma pessoa que vive irritada costuma ser mais reativa e impulsiva, se expondo mais facilmente e falando o que não deveria.

O próprio profissional deve reservar um espaço para cuidar das emoções e da saúde. Os profissionais que vivem no ´piloto automático` têm menos criatividade e capacidade de discernimento.
Fontes: As Regras do Trabalho - Tudo o que Você precisa Saber para Crescer, http://pt.shvoong.com, http://economia.uol.com.br , http://www.catho.com.br, http://pt.wikipedia.org

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