sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios Autora

Domine as peculiaridades da etiqueta empresarial e escape de eventuais saias justas

Por Priscila D'Amora
Em Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios (Editora Senac) é possível ter acesso a uma série de dicas e direcionamentos de como se comportar adequadamente nas diversas situações presentes na rotina das organizações. Empresária, escritora, consultora e palestrante, Maria Christina de Andrade Vieira faz um apanhado de eventos clássicos que comumente acontecem no dia-a-dia das empresas e que eventualmente quando não contornadas trazem alguns prejuízos tanto para a imagem do profissional quanto para a da empresa. De leitura fácil, o livro é um guia de consulta rápida que abrange desde como enviar um e-mail, como se comportar em viagens de negócios ou até mesmo de como fazer aquele lanchinho rápido na mesa do escritório. A obra possibilita a consulta de temas e ocasiões conforme a necessidade. Além do conteúdo, o leitor tem acesso a tabelas de auto-avaliação e ilustrações que trazem dicas de como manter um escritório em casa, comunicação oral, escrita e por telefone, etiqueta à mesa, linguagem corporal, vestuário, gerenciamento de conflitos até cerimoniais e protocolos.
Dentre algumas dicas, vale ressaltar, por exemplo, as vantagens da etiqueta empresarial, atitudes que melhoram o ambiente de trabalho e o já famoso como homens e mulheres devem se vestir no ambiente de trabalho:

Vantagens da etiqueta empresarial
Ampliar a sensibilidade na auto-percepção e na interpretação da linguagem corporal dos outros.
Aumentar a autoconfiança ou a segurança de si.Conquistar autoridade e respeito.
Ampliar o potencial de comunicação visual, oral, escrita. Liderar com mais naturalidade: espontaneidade, facilidade, fluidez.

  • Aprender a vestir-se adequadamente.
    Melhorar a capacidade de gerenciar conflitos.
    Qualificar a capacidade de relacionamento interpessoal.
    Entender os benefícios do networking .
    Ampliar a valorização do próprio trabalho e as possibilidades de empregabilidade.
    Facilitar a estratégia e o comportamento na busca, mudança ou manutenção de emprego.
    Aprender a se comportar em reuniões, eventos, viagens, oportunidades comerciais, almoços, coquetéis ou jantares pessoais ou de negócios.
    Adquirir sensibilidade, informação e conhecimento sobre a cultura de outras regiões ou países.
Atitudes que ajudam a melhorar o ambiente de trabalho
Chame a atenção de colaboradores sempre de maneira reservada. Explique ou descreva o fato e justifique a decisão, quando houver. Se receber informações equivocadas de um colega ou de uma chefia, esclareça a questão a sós, para não causar constrangimentos.
Se passar dados errados, peça desculpas da melhor forma possível.
Não atenda e não faça telefonemas particulares no escritório, sobretudo do celular.
Além de não ser profissional, isso irrita os colegas que respeitam as regras.
Evite erguer a voz em qualquer situação.
Pecados no se vestir:

Mulher
Corpo excessivamente à mostra.
Roupas com transparência, decotes ou fendas em situações de trabalho.
Saias curtas ou muito justas, que ao sentar deixam as pernas à mostra, sobretudo, em mulheres maduras.
Sandálias em situações em que a formalidade é necessária.

Homem
Regatas em situações não-esportivas ou informais.
Bermudas e sandálias em situações de trabalho.
Bonés em situações formais.
Essas e outras situações estão inseridas na obra e como a própria autora reforça: " Não se trata somente de regrinhas básicas, mas sim são lições de bom comportamento que se estendem para a vida pessoal e profissional".

Boa leitura!
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