"Nossa atuação é pautada nos valores que Ayrton defendia na vida e nas pistas, como motivação, dedicação, determinação, perfeição e superação, e estruturada com a mesma lógica empresarial que cria estratégias focadas em resultados"
TEXTO ROSANI ANDREANI
UMA INSTITUIÇÃO QUE ACREDITA EM SEU PAÍS e que vê no jovem, sem clichês, a esperança concreta de um futuro bem melhor. Essa é a defi nição de Viviane Senna para o trabalho realizado pelo Instituto Ayrton Senna (IAS), entidade que preside desde a fundação. Sob seu comando estão equipes comprometidas em criar e implementar soluções que têm como objetivo garantir educação de qualidade para centenas de jovens carentes.
Hoje, a psicóloga se destaca como um dos nomes mais representativos na área de responsabilidade social – principalmente por sua atuação bem-sucedida, que se baseia em dois pilares: o olhar empresarial (ela acredita que as questões sociais merecem a mesma competência e efi ciência para gerar os resultados que uma empresa de ponta alcança) e a visão de futuro.
Viviane acredita que não há outra saída para a Nação, que não seja transformá-la por meio da educação de qualidade. Nesta entrevista, a empresária mostra como consegue conciliar a vida pessoal e profi ssional e como a união de esforços tem garantido o sucesso dos programas educacionais que a instituição desenvolve.
VE Dos projetos que o Instituto Ayrton Senna desenvolve, quais são os que mais a sensibilizam?
VIVIANE Cada um tem suas particularidades e me toca de um jeito especial. A lógica de nosso trabalho está baseada no princípio de que todos nascem com potencial e precisam de chances para desenvolvêlo. O Ayrton foi um exemplo disso. Nós assumimos como missão ajudar a criar essas oportunidades. E elegemos a educação como foco de nosso trabalho porque ela é a única via capaz de levar o indivíduo a se descobrir, mobilizar e ativar o potencial que traz ao nascer.
VE A que você atribui a credibilidade conquistada pela instituição?
VIVIANE Esse reconhecimento é gratifi cante. Atribuo às conquistas de nosso trabalho, que acontece graças às parcerias estabelecidas com escolas, universidades, ONGs e secretarias de educação, além das alianças com empresas socialmente responsáveis. Todas elas estão comprometidas com a nossa causa, que é ajudar a construir um Brasil mais justo e de oportunidades para todos. Não posso deixar de citar nossa equipe coesa e engajada, que realmente acredita que podemos transformar a realidade.
VE Quais os seus principais desafi os à frente do instituto?
VIVIANE Como trabalhamos em grande escala, contamos com parcerias e alianças que são fundamentais – tanto com o poder público como com o empresariado. Essa união é que garante o sucesso dos programas educacionais que desenvolvemos. O grande desafi o é ampliar cada vez mais essa atuação e ajudar mais crianças e mais jovens a se tornarem campeões na escola e na vida.
VE Do ponto de vista da gestão, como você analisa o crescimento do Instituto Ayrton Senna?
VIVIANE É um crescimento saudável e muito importante que retrata a credibilidade do nosso trabalho junto à sociedade brasileira. Nossa atuação, além de ser pautada nos valores que o Ayrton defendia na vida e nas pistas – motivação, dedicação, determinação, perfeição e superação – , é estruturada com a mesma lógica empresarial, que cria estratégias amplas sempre focadas em resultados.
VE Você concorda que a responsabilidade social está pautando a atuação das empresas no Brasil?
VIVIANE O empresariado está cada vez mais consciente da necessidade de participação nas ações sociais. Essa tendência deve aumentar, pois está se fortalecendo o consenso de que as mudanças do país são um compromisso de todos. É importante que as empresas coloquem seus recursos à disposição de iniciativas amplas. A contribuição do empresariado será cada vez mais efi caz se for usada a sua competência, o seu conhecimento gerencial e estratégico em ações na área social. Nesse caso, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas e gerar mais oportunidades para diminuir desigualdades sociais intoleráveis.
VE Como essas ações podem mudar o futuro do país?
VIVIANE As mudanças só irão acontecer se os três setores da sociedade atuarem em sinergia, cada um assumindo seu papel. É urgente que implementemos saídas para ajudar a diminuir a desigualdade social, gerando oportunidades de desenvolvimento para toda a população.
VE Com base em sua experiência no instituto, você acredita que as mulheres comandam melhor as áreas sociais do que os homens?
VIVIANE Acho que qualquer pessoa pode se sair bem nessa área se tiver visão estratégica e pensar de maneira ampla. Não é uma questão de gênero. Sempre defendo que os cidadãos que têm compromisso com seu País podem dar a sua contribuição sem mudar de profi ssão ou jeito de atuar. Basta colocar seu talento, parte de seu tempo ou até mesmo algum recurso para ajudar uma causa, unindo-se a quem já faz algo concreto e efi caz pelo bem-estar coletivo e pela melhoria da qualidade de vida.
VE Como você concilia carreira e vida pessoal?
VIVIANE É bastante corrido, como o de todas as pessoas que trabalham e precisam administrar os dois papéis. Alterno as atividades dentro do escritório com as reuniões e encontros com lideranças e parceiros. Me dedico muito ao trabalho, mas tenho muitos momentos com minha família. O importante é ter clareza de que tudo é possível de ser administrado com sucesso, desde que o combustível que nos alimenta seja formado por dedicação, determinação e motivação.
VE Que conselhos você dá às mulheres que querem ser profissionais bem-sucedidas?
VIVIANE Precisa ter uma auto-estima bem construída, investir em conhecimento para desenvolver habilidades e competências, ter valores e princípios éticos que orientem sua atuação. Além disso, precisa ter humildade para aprender sempre – porque todos os dias temos de saber mais.
Construindo realidades
Realizar o sonho do irmão famoso de fazer alguma coisa que pudesse ajudar crianças e jovens a modifi car seu futuro. Foi a partir dessa idéia que nasceu o Instituto Ayrton Senna, organização que doa 100% dos royalties conseguidos com a imagem do piloto e do personagem Senninha para projetos de educação pelo País. Hoje, são nove os programas oferecidos. Em comum, o fato de crianças e jovens do ensino público, acelerando o aprendizado, evitando a evasão escolar e até acompanhando o desempenho nas séries iniciais. Alguns desses projetos oferecem soluções que utilizam o esporte, a arte, a tecnologia e o trabalho com a juventude para formar meninos e meninas campeões na vida.
“Todos os programas cumprem o mesmo objetivo: desenvolver os potenciais de crianças e jovens, transformando-os em competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas”, destaca Viviane. Mais informações no endereço: http://www.senna.globo.com/institutoayrtonsenna/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seus comentários sobre a matéria.