Cátia Guillardi*
São muitas as habilidades e as competências buscadas nos candidatos a cada processo seletivo que é aberto.
Nada mais justo, já que estamos em busca de um futuro funcionário que irá fazer parte do quadro da empresa. A novidade é que, além das características mais procuradas pela maioria das organizações como iniciativa, flexibilidade, facilidade de relacionamento, entre outras, está destacando-se a alegria.
O poder da alegria, do riso e das brincadeiras estão começando a fazer parte do processo de diversas empresas nesta nova era da gestão de pessoas.
A alegria já começa a ser avaliada desde o início do processo seletivo, seja através das entrevistas, das dinâmicas de grupo ou dos testes psicológicos. O candidato não precisa ser um comediante, mas é necessário a presença de alegria em sua vida. Uma pessoa mal humorada e sem alegria não tem bem o perfil do funcionário que as empresas buscam para fazer parte de suas equipes de trabalho. Problemas com relacionamento interno são comuns nos dias de hoje, por isso precisamos buscar pessoas que apresentem características que facilitem um bom relacionamento e não o contrário.
Algumas empresas já estão incorporando a alegria à sua cultura corporativa. As empresas Domino's Pizza fazem da alegria parte integrante de suas equipes. A empresa Bem and Jerry adotou como parte de seu processo seletivo a análise do humor de seus candidatos através do "quociente de humor" junto a outras habilidades exigidas pela empresa.Uma organização que está investindo alto nesta área é a Odetics, fábrica norte-americana de tecnologia de ponta. Adota como parte das normas a dança do ventre, além de ter piscina e teatro como repertório. Um de seus altos executivos, Joel Slutzky, afirma que através das risadas e da alegria consegue elevar o moral, aumentar a criatividade e a capacidade de inovação. A área é levada tão a sério que existe um, entre seus três comitês, dedicado à alegria. Como resultado, a empresa obteve um dos melhores resultados no ano de 1985 (ano que o setor apresentou baixa nos EUA), além de ter tido um baixo turnover neste período. A alegria no trabalho, na verdade, sempre existiu, apenas estava adormecida com a chegada da Administração Moderna que invadiu as organizações por todo o mundo.Empresas que adotam o empowerment em sua administração estão investindo no poder do riso e alcançando resultados positivos em relação ao seu desempenho.
Pesquisas mostram que a arte de sorrir estimula a liberação de substâncias químicas como endorfina e adrenalina que, como conseqüência, permitem o aumento de energia e a sensação de bem-estar. Desta forma as idéias fluem mais facilmente, as decisões mais criativas surgem, o sucesso no trabalho vem devido à melhora no relacionamento, há aumento na auto-estima, existe diminui de tensão, além de colaborar com o desempenho na busca pela qualidade.
Outro aspecto importante trabalhado com grande peso, nas empresas da atualidade, são os programas de melhoria contínua. Novamente o poder do riso é aplicado para evitar problemas de saúde provocados pela tensão no trabalho. Boas risadas colaboram para o bem-estar e até para a cura de algumas doenças adquiridas pelo ambiente de trabalho, coberto de cobranças e pressões do dia-a-dia.
A técnica de inserir o poder do riso no ambiente de trabalho é uma característica utilizada há muitas décadas. Na antiguidade, já era utilizada para descontrair a realeza e colaborar, desta forma, de maneira indireta, para suas tomadas de decisões. Como? Através dos bufões, a realeza sorria e se divertia muito, não esquecendo que o bufão era o único a chegar próximo do rei. Na área da saúde a alegria já foi testada e apresentou bons resultados na cura de diversas doenças. Trazendo esta técnica para o ambiente de trabalho também conseguimos resultados positivos em diversos campos como, por exemplo, aliviar a tensão evitando doenças de origem cardíaca, digestiva, gripes entre outras enfermidades.Indiretamente, evitando estes tipos de doenças, estamos colaborando para o aumento da produtividade e conseqüentemente para os lucros da empresa.
Outro aspecto importante, notado com a utilização do poder do riso, é a melhora na capacidade do aprendizado. Brincadeiras e risadas facilitam o aprendizado, tornado-o mais eficiente e menos enfadonho, permitindo-se memorizar por muito mais tempo o conhecimento adquirido.Através de piadas, "estórias cômicas" e diversas técnicas de inserir o humor na informação que se está sendo transmitida, o aprendizado fica divertido, fácil de memorizar e menos pesado, refletindo nas ações do dia-a-dia das pessoas. As risadas podem ajudar e muito o ambiente de trabalho e ser inclusive a chave para o sucesso de muitas organizações. Mas, precisamos ter cuidado para não abusarmos e inverter os resultados com risos conseguidos através de brincadeiras e piadas mal intencionadas. A ridicularização e o sarcasmo são instrumentos não aceitos neste tipo de trabalho e que até podem atrapalhar o processo. Antes de fazer uma brincadeira ou uma piada tenha certeza de que ela não irá provocar desconforto ou aborrecimento em qualquer membro da organização.E como podemos trazer a alegria para dentro do ambiente de trabalho?
Busque a alegria da vida escondida em seu interior, assim como uma criança que encontra a felicidade nas coisas mais simples da vida. Coloque em sua mesa ou em algum painel próximo à sua mesa, tiras de quadrinhos, piadas, citações cômicas, fotos hilariantes ou alegres (inclusive suas). Dê um "ar" alegre a sua mesa, enfeitando-a com flores ou objetos que a tornem mais descontraída sem tirar sua personalidade e que não denigram a seriedade de seu trabalho.Use roupas coloridas e alegres sempre que possível. Abrir uma reunião com piadas ou "estórias cômicas" podem apresentar bons resultados em alguns casos. Mas, cuidado para não bancar o "sem graça". Acorde já disposto a fazer de seu dia um "Bom Dia!", não permitindo que nada prejudique seu humor. Cante, dance, seja feliz consigo mesmo e com as pessoas que estarão presentes em seu dia. Não se esqueça: leve a alegria para tudo que realizar e começará a notar resultados em sua vida profissional e pessoal.
Boa Sorte e Sucesso!!!
*Cátia Guillardi -É especialista em RH, professora universitária, consultora em gestão de pessoas e palestrante.
Fonte: http://www.rh.com.br/
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