sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Você é consumista? Se é, talvez o Marketing esteja te influenciando.


Consumismo é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejucidiais para a nossa saúde ou para o ambiente.

Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade de agora.


A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na TV e ao apelo dos produtos de marca. No entanto, a definição de necessidade supérfluas é algo relativo, já que um produto considerado supérfluo para alguém pode ser essencial para outra, de acordo com as camadas sociais a que a população pertence.

Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquirí-lo. Nesses casos, a necessidade de consumo se torna uma doença, uma compulsão, que deve ser tratada para evitar maiores danos à pessoa. Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.

A explicação da compulsão pelo consumo talvez possa se amparar em bases históricas. O mundo nunca mais foi o mesmo após a Revolução Industrial. A industrialização agilizou o processo de fabricação, o que não era possível durante o período artesanal. A indústria trouxe o desenvolvimento, num modelo de economia liberal, que hoje leva ao consumismo alienado de produtos industrializados. Além disso, trouxe também várias conseqüências negativas por não se ter preocupado com o meio ambiente. A Revolução Industrial do século XVIII transformou de forma sistemática a capacidade humana de modificar a natureza, o aumento vertiginoso da produção e por consequência da produtividade barateou os produtos e os processos de produção, com isso milhares de pessoas puderam comprar produtos antes restritos às classes mais ricas.

A sociedade capitalista da atualidade é marcada por uma necessidade intensa de consumo, seja por meio dos mercados internos, seja por meio dos mercados externos, já que um aumento do consumo, registra-se uma maior necessidade de produção, que para atender a esta demanda gera cada vez mais empregos, que aumentam a renda disponível na economia e que acaba sendo revertida para o próprio consumo. O excesso de todo este processo leva a uma intensificação da produção e consequente aumento da extração de matérias-primas e do consumo de energia, muitas vezes, de fontes não-renováveis.

Teste se você é consumista

1. Ao sair para fazer compras, você retorna com presentes adicionais para outras pessoas?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

2. Você costuma fazer compras para se sentir melhor quando está deprimido, com raiva ou com medo?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

3. Você diria que comprar está entre suas diversões?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

4. Você compra coisas que nunca usa?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

5. Você pensa excessivamente em quanto gastou nas suas compras?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

6. Você se sente culpado após uma sessão de compras?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

7. Ao sair para suas compras, você faz (e cumpre) uma lista do que vai comprar?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

8. Ir ao shopping é uma alternativa de lazer para você?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

9. Você esconde das outras pessoas o que comprou ou quanto custou?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

10. Você se percebe buscando desculpas para dar aos outros sobre suas compras?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

11. Você sente, ao mesmo tempo, euforia e ansiedade quando faz compras?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

12. As pessoas costumam chamar você de "pão-duro"?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

13. Você sente desconforto quando alguém com quem você está compra mais do que você?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

14. Fazer compras para você é algo como um ato proibido e desejado?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

15. Você compra alguns itens no cartão que não compraria em dinheiro?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

16. Quando sai sem seu cartão de crédito, você se sente perdido?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

17. Seus hábitos de compra têm colocado você em apuros?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

18. Fazer compras para você é algo como uma aventura?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

19. Você gasta muito tempo fazendo contas e equilibrando seus gastos?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

20. Quando pensa em tirar férias e viajar, você procura um lugar onde haja boas lojas e boas compras?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

21. Você atinge o limite de seu cartão de crédito ou utiliza boa parte de seu cheque especial?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

22. Você recebe mala direta de diversos tipos de lojas, produtos, liquidações?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

23. Os vendedores costumam conhecer você pelo nome?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

24. Você costuma esquecer que comprou um produto e comprá-lo de novo?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

25. Você fica entediado fazendo compras?
Sempre
Freqüentemente
Raramente
Nunca

* Teste elaborado pela psicóloga Tânia Casado, professora da Faculdade de Economia e Administração da USP.

Total de Pontos

RESULTADO

25 a 35 ? Ou você é pão-duro ou muito controlado.
Muitas vezes, deixa de comprar mesmo aquilo que está precisando porque não se sente bem gastando dinheiro em qualquer situação. O radicalismo nunca é saudável. Analise se está valendo a pena passar certas privações para economizar mais dinheiro no fim do mês.

36 a 50 ? Você mantém o consumo sob controle
Um consumidor como você encontra-se no ponto de equilíbrio: gasta com aquilo que precisa e, na maioria das vezes, consegue perceber com antecedência quando uma compra vai ser feita por puro impulso.

De 51 a 61 pontos ? Olho vivo: você já demonstra sinais de consumismo
Provavelmente, você já se assustou ao ver no armário uma roupa que nem se lembrava de ter comprado. O impulso passa quase despercebido, mas os seus efeitos podem começar a lhe trazer problemas financeiros. Está na hora de começar a pensar duas vezes antes de cada compra.

62 a 73 pontos ? Cuidado: você é claramente um consumidor compulsivo
Pare e pense: quantas vezes este ano você já entrou em um shopping e saiu com duas vezes mais compras do que tinha planejado? Refletir melhor antes de entrar na loja pode não ser suficiente. Procure estabelecer um teto de gastos mensais ? e não o ultrapasse nem sob tortura.

74 a 84 pontos ? Você pode representar uma ameaça para suas finanças
O seu consumismo está próximo de trazer (ou já trouxe) um saldo vermelho para sua conta bancária. Cheque especial e cartão de crédito são instrumentos usados sem controle no seu dia-a-dia. Se for preciso, elimine-os de vista, e saia para as compras só com o dinheiro necessário para os gastos planejados.

85 a 100 pontos ? Procure um psicólogo para conversar sobre o problema
O descontrole nas compras não é só efeito do bombardeio publicitário em nosso cotidiano. Você pode estar tentando suprir carências afetivas ou resolver outros problemas psicológicos por meio das compras ? e isso provavelmente não está funcionando.



Fontes: http://pt.wikipedia.org/ http://www.universia.com.br/


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