Fonte: CONSULTOR PROF. CARLOS MORAES (CARLOSMORAES@ PLUSINCENTIVE. COM)
TREINE AS EMOÇÕES !
Inicialmente, é preciso dominar o medo e a ansiedade - desde tomar um chá até revisar novamente o material. Se for possível, faça uma prévia no local da exposição. Procure imaginar as pessoas, para as quais irá fazer a explanação, sempre sorrindo e receptivas. Comece a apresentação mentalmente, cumprimentando todos de forma tranqüila e segura.
SEJA DIFERENTE!
Não tenha medo de apresentar propostas inovadoras. Lembre-se que as novas idéias e projetos são o grande diferencial das empresas.
DIVIDA!
Transforme o "seu projeto" em "projeto de todos". Não fale simplesmente, mas faça com que o outro ouça o que você diz e que interaja. Nunca se refir a ao seu projeto e sim nosso objetivo com este projeto é...
BUSQUE APOIO!
Cite os nomes (quando possível) das pessoas presentes que de alguma forma influenciaram o seu projeto. Exemplo: "Foi pensando em nosso Gerente de Produção que preparei..."
OLHE-SE E VEJA-SE!
Olhe para você durante a apresentação, veja como está sua respiração. Se a pratica de forma adequada, é um excelente indício de controle e de que está indo muito bem.
USE OS SENTIDOS!
Faça com que sua platéia desenvolva a percepção da sua idéia além da audição. Ative todos os sentidos de quem a ouve. Motive-os a serem divulgadores de seu projeto. Saiba que 60 % da população é cinestésica, isto é, reagem ao toque ou à imaginação do tato. Frase como: "Sintam a melhoria que este projeto vai proporcionar" , ajuda muito no desempenho das apresentações.
SEJA UM ÍMÃ!
Tenha magnetismo pessoal. Voc ê irá consegui-lo através do sorriso. Quando nos dirigimos a alguém com o semblante fechado, a chance de não sermos ouvidos é muito grande. Fale sorrindo.
PERGUNTE-SE!
PERGUNTE-SE!
Elabore perguntas para que você mesma responda. Crie uma série de questões que você acredita ser de interesse geral e responda-as ao longo da explanação do projeto.
VALORIZE OS DADOS!
VALORIZE OS DADOS!
Enriqueça sua apresentação colocando dados. Se o projeto for de mercado, por exemplo, mostre números, nichos, etc. Se é a respeito de segurança no trabalho, pesquise informações do cenário atual e anterior ao projeto. Isso dará maior credibilidade.
PENSE NO FUTURO!
Monte sua prateleira das possibilidades. Faça com a platéia uma projeção de futuro positiva e otimista: "Com a implantação deste projeto, daqui a cinco anos poderemos esperar... Caso não seja concretizado, poderemos igualmente esperar...". Agora é só comemorar!
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