Três empresas de grande porte foram selecionadas. Cada uma tinha apenas 20 minutos para apresentar suas campanhas.
A Petrobras mostrou “Nossa Marca é um grande tesouro”; a Rede Gazeta, o maior jornal do Espírito Santo, aproveitou o aniversário de 80 anos para modificar a marca com o tema: “A Gazeta 80 Anos”, e a Vale apresentou “Case Vale – Ativação de Marca Global”.
Para a Petrobras, não há dúvida de que a marca é a alma da companhia. Presente em 27 países, a empresa montou uma bela campanha para mostrar aos seus funcionários e terceirizados que ela é de grande importância, não somente para eles, mas para o Brasil.
A campanha tinha o objetivo de não somente modificar a marca, mas de gerar empatia, energia e simpatia entre todos os colaboradores. Ela é o eixo central da comunicação, com vínculo emocional e permanente com todos os brasileiros.
Utilizada tanto interna quanto externamente, a nova marca foi exposta e trabalhada pela equipe de comunicação institucional nos prédios do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília. Somente a sede da empresa, localizada no Rio tem um fluxo de um milhão de pessoas. É claro que a marca teria que ficar bem visível. E foi o que eles fizeram.
A primeira fase do planejamento de comunicação engajava primeiro os líderes da empresa. Logo após, foi realizado a capacitação dos funcionários que foram chamados de “defensores da marca”. Foram selecionados 28 defensores identificados por 34 gerências. A campanha começou em março e terminou no mês de agosto de 2008.
A campanha tinha o objetivo de não somente modificar a marca, mas de gerar empatia, energia e simpatia entre todos os colaboradores. Ela é o eixo central da comunicação, com vínculo emocional e permanente com todos os brasileiros.
Utilizada tanto interna quanto externamente, a nova marca foi exposta e trabalhada pela equipe de comunicação institucional nos prédios do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília. Somente a sede da empresa, localizada no Rio tem um fluxo de um milhão de pessoas. É claro que a marca teria que ficar bem visível. E foi o que eles fizeram.
A primeira fase do planejamento de comunicação engajava primeiro os líderes da empresa. Logo após, foi realizado a capacitação dos funcionários que foram chamados de “defensores da marca”. Foram selecionados 28 defensores identificados por 34 gerências. A campanha começou em março e terminou no mês de agosto de 2008.
Um tesouro foi utilizado como figura lúdica para mostrar o valor da nova marca criada. Com esta imagem, conseguiram despertar em todos os colaboradores a percepção de riqueza, prosperidade e valor.
Mudar uma marca não é uma tarefa fácil e certamente ainda existem documentos circulando dentro da Petrobras com a antiga identificação. Um trabalho permanente e de muita paciência para a equipe de comunicação institucional.
Mudar uma marca não é uma tarefa fácil e certamente ainda existem documentos circulando dentro da Petrobras com a antiga identificação. Um trabalho permanente e de muita paciência para a equipe de comunicação institucional.
Gazeta 80 Anos - O maior grupo de comunicação do Espírito Santo tinha um forte motivo para festejar o ano de 2008. O jornal A Gazeta completava 80 anos e para aproveitar a grande oportunidade várias ações foram programadas pela equipe de comunicação.
Com um orçamento de R$ 600 mil, a empresa começou com dois anos de antecedência, a planejar o que poderia fazer nesta data importante. Três palavras foram utilizadas como conceito: credibilidade, compromisso e modernidade.
A campanha ganhou o slogan “80 anos de Modernidade”, pois a Gazeta é um grupo de comunicação que sempre prezou a credibilidade que passa aos seus leitores. Além disso, foi testemunha viva da história do país e do Espírito Santo.
Para modificar a marca, selecionou três agências. A escolha final foi realizada por seus leitores através da internet. Um livro com todas as capas dos jornais durante estes 80 anos foi editado para comemorar a grande data.
No dia do aniversário, uma edição especial do jornal com uma capa alusiva aos 80 anos apresentou a nova marca aos assíduos leitores capixabas. Os funcionários comemoraram com ações produzidas pela comunicação como caminhadas, exposições, camisetas etc.
Com um orçamento de R$ 600 mil, a empresa começou com dois anos de antecedência, a planejar o que poderia fazer nesta data importante. Três palavras foram utilizadas como conceito: credibilidade, compromisso e modernidade.
A campanha ganhou o slogan “80 anos de Modernidade”, pois a Gazeta é um grupo de comunicação que sempre prezou a credibilidade que passa aos seus leitores. Além disso, foi testemunha viva da história do país e do Espírito Santo.
Para modificar a marca, selecionou três agências. A escolha final foi realizada por seus leitores através da internet. Um livro com todas as capas dos jornais durante estes 80 anos foi editado para comemorar a grande data.
No dia do aniversário, uma edição especial do jornal com uma capa alusiva aos 80 anos apresentou a nova marca aos assíduos leitores capixabas. Os funcionários comemoraram com ações produzidas pela comunicação como caminhadas, exposições, camisetas etc.
Case Vale – Ativação de Marca Global - Quem nunca se deparou com a marca antiga da Vale do Rio Doce? Em 2007, a empresa resolveu modificá-la e para isso, formou um Núcleo de Marca com o objetivo de torná-la mais forte e acabar definitivamente com a total falta de padronização e festivais de marcas internas e externas que existiam dentro da companhia.
A Vale sabia que seria um trabalho intensivo. Para criar uma marca confiável e totalmente brasileira, a companhia fez uma integração com a comunidade, respeitando à diversidade cultural, pois a Vale está presente em diversos países, assim como a Petrobras.
O Núcleo pensou da seguinte forma: somos globais, parceiros, temos visão de futuro, somos uma companhia transformadora, confiável, com ética e muito mais. Com estes conceitos começou o trabalho da equipe para criar a nova marca.
Cinco gerentes e 30 analistas em todo o mundo trabalharam exaustivamente por meses para chegar ao padrão desejado. A marca da Vale deixou de ser para sempre um simples carimbo utilizado de forma institucional para ser uma marca global e de valor.
Mas, a companhia quer deixar bem claro que a marca não mudou, o que realmente está mudando é a empresa.
Para evitar dúvidas quanto a utilização da nova marca, implantaram um 0800 para atender 24 horas por dia todos os funcionários e principalmente, aqueles que trabalham em outros países. Segundo a companhia este atendimento existe até hoje.
Mesmo criando um Manual de Identidade Visual, ainda há dúvidas quanto a aplicação da marca e a equipe se esforça para acabar com as identidades visuais que insistem em aparecer em documentos e e-mails.
O trabalho continua, mesmo depois do treinamento dos departamentos. Para a publicidade, nada de utilizar navios, caminhões e trens. Funcionários da própria Vale foram fotografados ou filmados para campanhas publicitárias. Eles fazem a marca Vale.
Certamente um case de sucesso e que foi acompanhado via jornais, revistas e televisão. Basta ver o V verde e amarelo para ser associado a Vale.
A Vale sabia que seria um trabalho intensivo. Para criar uma marca confiável e totalmente brasileira, a companhia fez uma integração com a comunidade, respeitando à diversidade cultural, pois a Vale está presente em diversos países, assim como a Petrobras.
O Núcleo pensou da seguinte forma: somos globais, parceiros, temos visão de futuro, somos uma companhia transformadora, confiável, com ética e muito mais. Com estes conceitos começou o trabalho da equipe para criar a nova marca.
Cinco gerentes e 30 analistas em todo o mundo trabalharam exaustivamente por meses para chegar ao padrão desejado. A marca da Vale deixou de ser para sempre um simples carimbo utilizado de forma institucional para ser uma marca global e de valor.
Mas, a companhia quer deixar bem claro que a marca não mudou, o que realmente está mudando é a empresa.
Para evitar dúvidas quanto a utilização da nova marca, implantaram um 0800 para atender 24 horas por dia todos os funcionários e principalmente, aqueles que trabalham em outros países. Segundo a companhia este atendimento existe até hoje.
Mesmo criando um Manual de Identidade Visual, ainda há dúvidas quanto a aplicação da marca e a equipe se esforça para acabar com as identidades visuais que insistem em aparecer em documentos e e-mails.
O trabalho continua, mesmo depois do treinamento dos departamentos. Para a publicidade, nada de utilizar navios, caminhões e trens. Funcionários da própria Vale foram fotografados ou filmados para campanhas publicitárias. Eles fazem a marca Vale.
Certamente um case de sucesso e que foi acompanhado via jornais, revistas e televisão. Basta ver o V verde e amarelo para ser associado a Vale.
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