
A suspensão da campanha da marca Devassa, do Grupo Schincariol, abriu a polêmica sobre o apelo à sensualidade nas propagandas das cervejas.
Em uma praia quase deserta, uma mulher atraente olha para um homem de forma sedutora e anda em direção ao mar. Ao olhar várias vezes, e sem falar nada, ela deixa claro que ele deve segui-la. O homem compreende a intenção e vai atrás dela até o momento em que, dentro do mar, ela tira a calcinha do seu biquíni e lança para ele. Surpreso, mas gostando da idéia, tira o seu calção e lança na direção dela. É quando a mulher veste o calção e sai da água.
Esse comercial serve para ilustrar o arquétipo da mulher tentadora, muito comum na publicidade. A imagem feminina é utilizada como ferramenta para vender produtos.
Por que a figura feminina é apresentada dessa maneira?
A mulher na sua forma sensual é o principal instrumento utilizado pelos anunciantes. A propaganda que retrata a mulher sexy, associada à determinada marca e produto, tende a vender mais, devido ao caráter emotivo, pois estimula desejos e fantasias no homem.
O impacto da propaganda sensual na mulher é diferente do causado nos homens. Quando vê a atriz no comercial, as mulheres a consideram um referencial e sentem que se comprarem o produto oferecido, poderão ser iguais às atrizes.
Não é à toa que o recurso da sensualidade é explorado pela publicidade. Esse tipo de apelo mexe com todo indivíduo, porque o sexo é uma necessidade do ser humano. Uma propaganda, que explore esse conceito, cria na pessoa a ilusão de que a cena apresentada se tornará real. O filósofo francês Gilles Deleuze, descrevendo sobre esse recurso declara que "a propaganda utiliza em grande escala o poder que a imagem tem para persuadir seus consumidores, através da ilusão de que podemos sempre participar de qualquer cenário que esteja se desenvolvendo à nossa frente".
Além do retorno financeiro, existe outro argumento utilizado para justificar a sensualidade na propaganda. A explicação é que a publicidade retrata o cotidiano, e já que a sensualidade faz parte dele, esse pode ser um recurso para divulgar produtos.
Mas, a propaganda nem sempre retrata a vida como realmente ela é. As mulheres apresentadas nos anúncios, por exemplo, são bem diferentes das que encontramos no dia-a-dia. O mundo que a publicidade sugere não é tão real assim.
Embora já existam anúncios que apresentem o homem como sexy, dirigindo-se ao público feminino, a mulher continua sendo o principal objeto de desejo. Especialmente em anúncios de cervejas e carros, em que o público predominante é masculino.
O erotismo apresentado nas propagandas é reflexo de uma sociedade que retrata cada vez mais a mulher de forma sensual. Isso vai desde programas infantis, com apresentadoras vestindo saias curtas, até novelas, que apresentam cenas de sexo explícito.
A publicidade geralmente coloca a mulher como recompensa para alguma atitude masculina. Ela está ali para reforçar a idéia de que comprando a marca anunciada, o consumidor terá tanto poder de atração que poderá conquistar mulheres tão belas quanto a apresentada. Essa visão machista apenas reforça o pensamento de que a mulher é um objeto para a satisfação do homem.
A questão é que o apelo erótico não chega somente aos adultos, milhares de crianças e adolescentes, em processo de formação, assistem à TV. O estímulo desse tipo de propaganda traz conseqüências para a sociedade. Crianças e adolescentes iniciam a vida sexual precocemente, o que pode acarretar em danos psicológicos ou mesmo físicos, como uma gravidez indesejada ou doenças sexualmente transmissíveis.
Cabe aqui fazer uma reflexão. A publicidade não é a grande vilã e responsável pela perdição dos menores, mas ela é formadora de opinião e sugere comportamentos.
Fonte: http://www.canaldaimprensa.com.br - Francielle Ferreira
E você, o que achou do comercial da cerveja que foi retirado do ar?
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