sexta-feira, 11 de março de 2011

O que é ADMINISTRAR?




CONCEITO
As empresas são organizações sociais onde acontece o fenômeno da produção de bens ou serviços. Funcionam como sistemas abertos, que importam insumos do ambiente externo para convertê-los em saldos ou resultados que retornam ao ambiente.
Vivemos em um mundo de organizações. A administração é a forma de definir e coordenar como as coisas são feitas nas organizações.
A Era da Informação e suas mudanças vem impondo novos desafios para a Administração das empresas. Em seu processo administrativo de planejar, organizar, dirigir, controlar e desenvolver pessoas.
O Administrador desta Era precisa reunir certas competências para atingir resultados, seriam elas: habilidades conceituais, humanas e técnicas , devidamente ajustadas ao nível da organização.


NÍVEIS DE ADMINISTRAÇÃO
Administrar significa liderar pessoas e gerir recursos escassos, visando a otimização da aplicação desses recursos para alcançar um objetivo.
Existem diferentes papéis do administrador na tomada de decisões:
• NÍVEL ESTRATÉGICO ou INSTITUCIONAL – nível de cúpula – Presidentes e Diretores – tem que pensar mais do que executar.
• NIVEL TÁTICO ou INTERMEDIÁRIO – nível articulador – Gerentes, Supervisores, Coordenadores – sejam eles de Marketing, , Recursos Humanos, Logística, Finanças, etc
• NÍVEL OPERACIONAL ou TÉCNICO – chão de fábrica – pessoal de execução de atividades cotidianas.


AMBIENTE
As empresas participam de algum ambiente, este representa o contexto no qual as empresas existem e operam. Para viver em seu meio ambiente, as empresas selecionam e atual de forma diferente nas variáveis ambientais mais relevantes para os seus interesses.
O ambiente geral ou macroambiente é constituído de um complexo de condições e fatores externos que influenciam todas as empresas em conjunto (englobando variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas).
Já o ambiente de tarefa ou ambiente direto constitui o meio específico de cada empresa tomada individualmente (englobando consumidores ou usuários, fornecedores de recursos, concorrentes, e os grupos reguladores). Além dos recursos que oferece, o ambiente impõe restrições, problemas, ameaças e oportunidades às empresas. É necessário fazer uma análise ambiental para mapear o ambiente de tarefa.


EMPRESA
Toda empresa deve ter sua Missão, Visão e Valores, que definem os rumos de seu negócio:
• MISSÃO - razão de ser do negócio;
• VISÃO - imagem definida pela organização do seu futuro, o que ela pretender se tornar e
• VALORES – o comportamento individual da empresa, estabelecidos pelos seus códigos de ética e conduta

O processo administrativo envolve as seguintes funções: planejamento, organização, direção e controle.

A empresa constitui um sistema organizacional que pode ser definido como um conjunto de órgãos, setores, departamentos, pessoas, todos inter relacionados desenvolvendo atividades para atingir o objetivo principal do papel daquele negócio.

MACROAMBIENTE
O ambiente geral ou macroambiente é constituído de um complexo de condições e fatores externos que influenciam difusamente todas as empresas em conjunto. Esses fatores englobam variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas.
Variedades Tecnológicas - As organizações precisam absorver e incorporar as inovações tecnológicas para atingir objetivos organizacionais. A tecnologia é uma variável ambiental que influencia o comportamento das organizações.
Variedades Políticas - O clima político e ideológico que o governo pode criar, a estabilidade ou instabilidade política e institucional do país em geral irão repercutir, em algum grau, no comportamento das organizações. Por exemplo: políticas de incentivos para novos empreendimentos, taxa de imposto sobre circulação de mercadorias de um município para outro.
Variedades Econômicas- São restrições importantes para todas as organizações. Podem ser benéficas ou maléficas para as organizações a partir das consequências geradas.
Variedades Legais - A legislação vigente seja ela tributária, a trabalhista e a comercial tem influência sobre as ações e o comportamento das organizações.
Variedades Sociais- Podem ser representadas pela estrutura sócio-econômica da população, as condições de cada segmento populacional, a estrutura de consumo e o estilo de vida de cada segmento (ou tendências) e sistema de valores, entre outros.
Variedades Demográficas- A variável denominada demografia inclui: densidade populacional, mobilidade interna da população, índices de natalidade e mortalidade, taxa de crescimento demográfico, taxa de crescimento populacional, composição e distribuição da população segundo sexo, idade e estrutura familiar. Componentes que podem ser úteis na implementação de estratégias empresariais.
Variedades Ecológicas - As políticas ecológicas definidas nos diferentes âmbitos do governo podem atuar como oportunidades e/ou ameaças para as organizações.

O ambiente de tarefa constitui o meio específico e particular de cada empresa tomada individualmente e que lhe é mais imediato e relevante (englobando consumidores ou usuários, fornecedores de recursos, concorrentes, além dos grupos reguladores). É no ambiente de tarefa que a empresa localiza seu “nicho” e estabelece seu domínio.

Clientes - Todos os indivíduos ou organizações que compram ou podem vir a comprar um produto ou serviço
Concorrentes - Organizações que concorrem entre si.
Fornecedores - Empresas que fornecem todas as entradas necessárias para as operações da organização, com elas se mantêm uma relaçãos de dependência.
Stakeholders - Podem ser internos ou externos; são representados pelas pessoas que têm interesses e/ou poder para mudar ou influenciar o rumo da organização. Podem ser os acionistas, sócios, funcionários, clientes, entre outros.
Grupos reguladores - Este setor é constituído por organizações que ou restringem as operações das organizações, como os órgãos do governo, sindicatos, associações de classe etc.

HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
Para que o administrador possa desempenhar eficazmente o processo administrativo ele precisa possuir três habilidades: Técnica, humana e conceitual.


O planejamento como etapa inicial do processo administrativo

O planejamento é uma função administrativa cada vez mais necessária para situações de incerteza e instabilidade. O processo de planejamento envolve discussão nas etapas da formulação, implantação e acompanhamento: reconhecimento inicial da organização e o meio em que a empresa atua, identificação da estrutura valorativa dos dirigentes, sensibilização, diagnóstico estratégico, entre outras.
As empresas não agem por improviso, não podem depender da sorte ou do acaso, tudo nelas é planejado.

Primeira função administrativa- O PLANEJAMENTO
O planejamento representa o que serve de base para as demais funções (organização, direção e controle). Lida com o futuro, determina os objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los. Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência.
Existe uma hierarquia de planos:

1. Planejamento estratégico on institucional – É o mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto.
2. Planejamento tático – É o que abrange cada departamento no nível intermediário da organização.
3. Planejamento operacional - É o que se refere a cada tarefa ou atividade em particular.

O planejamento estratégico é elaborado a partir de três atividades básicas:
1. Análise ambiental;
2. Análise empresarial e

3. Formulação de estratégias

Devem ser capazes de compatibilizar as condições internas da empresa às condições externas do ambiente.
A estratégia empresarial é tarefa do nível institucional da empresa. No entanto, a formulação de estratégias é uma atividade complexa devido a diversidade e complexidade de forças e fatores ambientais, e fatores internos da empresa.
A estratégia empresarial deve considerar três problemas específicos.
1. Escolha do domínio produto/mercado.
2. Criação de normas e procedimentos para coordenar as atividades, a organização e a integração das próprias atividades internas da empresa.
3. Execução das operações por meio da tecnologia.

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Pode ser avaliada de acordo com um conjunto de critérios como, por exemplo, objetivos empresariais, ambiente da empresa, recursos empresariais, etc.
A estratégia pode ser defensiva, ofensiva ou analítica, dependendo de como se lida com os três problemas mencionados.
A administração da estratégia exige critérios de EFICIÊNCIA e EFICÁCIA, e envolve todo um processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação empresarial.

Eficiência preocupa-se com os meios.
Eficácia preocupa-se com os fins.

O planejamento estratégico envolve seis etapas principais:
1. Determinação dos objetivos empresariais
2. Análise do Ambiente Externo 3. Análise interna da organização e de seus recursos 4. Geração, avaliação e seleção de alternativas estratégicas 5 .Implementação da estratégia planos táticos e operacionais 6. Acompanhamento e avaliação
dos resultdos

FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADE e AMEAÇAS – SWOT
O sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão é a técnica SWOT . O termo é a sigla de:
Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).


Fonte: http://pt.wikipedia.org

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