quarta-feira, 31 de março de 2010

O chefe só promove seus favoritos. O que fazer?


O presidente da companhia na qual trabalho foi demitido. Ele era o meu mentor e me promoveu rapidamente até um posto sênior. O novo chefe, que o substituiu, já trabalhou comigo em outra empresa há muito tempo. Ele é político e protege os seus favoritos. Tivemos pequenas discussões no passado e temo que ele me ignore por esta razão. Meu emprego está claramente vulnerável. Não quero sair, pois gosto do meu trabalho, da cultura da empresa e do salário. Como posso convencê-lo a me manter no emprego? Sei que apenas fazendo um bom trabalho não vou conseguir, porque ele não valoriza o que eu faço. Também não acredito que bajular ajude nesse caso.

Resposta:

A situação descrita é relativamente comum na vida corporativa. Principalmente no Brasil, o personalismo é uma forte característica da cultura nacional. Frequentemente, relações baseadas em lealdade pessoal são utilizadas como critério para promoção e ascensão profissional em detrimento à meritocracia, que enxerga a competência de cada indivíduo. Esta prática é uma grande fraqueza na nossa cultura. Representa um custo de transação do ambiente corporativo brasileiro, pelo padrão de comportamento que se estabeleceu aqui. Portanto, deve ser evitado por meio da aplicação eficiente de mecanismos de governança.

A melhor forma de se manter no emprego para as pessoas que enfrentam uma situação desse tipo é se fazer necessário e mostrar a que veio ao mundo. Isso não implica absolutamente em bajulação. Neste ou em qualquer outro caso isso seria um grande equívoco, pois depõe contra a capacidade de um indivíduo se posicionar por sua competência. Os que bajulam e fazem disso a sua segurança sempre existirão, e assim o fazem porque não possuem o que entregar. Aprenderam a se manter no jogo desta forma. No entanto, passam a ser percebidos como pessoas fracas. Ainda que tenham alguma qualidade, com o tempo ela será ofuscada. Por vezes conseguem se safar muito bem, pois satisfazem o ego daqueles que detém o poder temporariamente, mas criam assim uma relação de dependência permanente com seus aliados. Quando pessoas decidem investir muito do seu tempo e energia em relações políticas baseadas em lealdade pessoal plantam em terreno duvidoso.

A melhor saída agora é agir de forma ética e transparente. A perda do "mentor" gerou a perda também da perspectiva de carreira e a fragilidade na nova relação. Uma pessoa ética, que age baseada em valores, preocupa-se em construir a sua competência pessoal e não em criar dependências. Ainda que possa perder o seu emprego, é reconhecida por sua capacidade de entrega. No longo prazo ganha mais, pois uma habilidade reconhecida é sempre demandada e gera boa reputação. Procurar o equilíbrio entre o que é desejável e o que é possível é uma arte na gestão da própria carreira. Há que se avaliar o custo para a vida pessoal versus o custo de construção de reputação e mérito na organização. A pessoa que age baseada em valores reconhece a imperfeição e a fragilidade da vida corporativa, mantendo a autoconfiança e a disciplina.

É tempo de investir na construção de suas competências e agir com mais cautela nas relações pessoais, mas sem se esquecer de que, na gestão da própria carreira, nenhuma força é maior do que a força moral.

Marco Túlio Zanini é professor de gestão de ativos intangíveis e estratégia de pessoas da Fundação Dom Cabral

Fonte: Jornal Valor Econômico

terça-feira, 30 de março de 2010

Estresse livre-se dele



Se partimos do ponto de vista de que estresse é doença, podemos pensar em tratamento. Foi visto que, dependendo do seu nível e da estrutura da personalidade de cada um, o estresse pode fazer bem à própria condição de vida do indivíduo. Ele é uma reação emocional que aparece em conseqüência de situações muitas vezes criadas pelo próprio organismo para se defender das intensas solicitações da vida moderna.

O estresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio-ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.

O termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais.

O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.

Os estressores, dependendo do grau de sua nocividade e do tempo necessário para o processo de adaptação, dividem-se em:

1. acontecimentos biográficos críticos: são acontecimentos localizáveis no tempo e no espaço, que exigem uma reestruturação profunda da situação de vida e provocam reações afetivo-emocionais de longa duração. Esse acontecimentos podem ser positivos e negativos. Exemplos são casamento, nascimento de um filho, morte súbita de uma pessoa, acidente, etc.

2. estressores traumáticos: são um tipo especial de acontecimentos críticos que possuem uma intensidade muito grande e que ultrapassam a capacidade adaptativa do indivíduo.

3. estressores quotidianos: são acontecimentos desgastantes do dia-a-dia, que interferem no bem-estar do indivíduo e que esse experiencia como ameaçadores, magoantes, frustrantes ou como perdas. Exemplos são problemas com o peso ou com a aparência, problemas de saúde de parentes próximos que exigem cuidados, aborrecimentos com acontecimentos diários (cuidados com a casa, preocupações financeiras, etc.)

4. estressores crônicos: são situações ou condições que se estendem por um período relativamente longo e trazem consigo experiências repetidas e crônicas de estresse (exemplos: excesso de trabalho, desemprego, etc.) e situações pontuais (ou seja com começo e fim definidos) que trazem consigo consequências duradouras (Exemplo: divórcio).

Exemplos de estressores:

  • Desprezo amoroso
  • Dor e mágoa
  • Luz forte
  • Níveis altos de som
  • Eventos: nascimentos, morte, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crónicas, desemprego
  • Responsabilidades: Dívidas não pagas e falta de dinheiro
  • Trabalho/estudo: provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos
  • Relacionamento pessoal: conflito e decepção
  • Estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia
  • Exposição de estress permanente na infância (abuso sexual infantil).
  • Idade
  • Calor

O homem luta pela sobrevivência, esquecendo-se da sua qualidade de vida, sua saúde, que depende dele mesmo. O homem nasceu para viver e, para isso, é preciso querer viver plenamente. O indivíduo deve buscar esta energia, perceber o milagre da sua existência, acreditar que as respostas estão dentro dele mesmo.

É preciso, primeiramente, saber o que está estressando o indivíduo. O auto-conhecimento vai levá-lo a entender o que está incomodando e prejudicando. Isso vai evitar que o fator estressante possa acarretar-lhe maiores conseqüências.

É importante ter-se uma perspectiva integral para tratar o estresse. As chances de recuperação aumentam de forma significante quando as complexidades únicas de cada pessoa são abordadas de maneira multidimensional, incluindo a dieta, o exercício e o relaxamento mental.

Certamente não existe uma fórmula mágica para tratar as complexas implicações do estresse. Depende de cada indivíduo desenvolver qualidades e atitudes - como conscientização, autocontrole e autoconfiança - para que sirvam de antídoto. Elas possibilitam que a pessoa reverta o ciclo de estresse . Assim, podem restabelecer a energia mental e psicológica, que lhes permite a reformulação do seu meio ambiente.

· 1 - Técnicas de relaxamento

O indivíduo deve colocar a energia a seu favor, quando se sente depressivo, angustiado, infeliz.

Embora relaxar pareça algo natural e altamente desejável, muitas pessoas têm dificuldades em “desligar o motor” e deixar que o cérebro entre em estado de relaxamento. Em primeiro lugar, não tente relaxar. Apenas permita-se relaxar. Geralmente, as pessoas não sabem como relaxar, embora saibam que estão tensas ou ansiosas. Então, o que fazer para relaxar?

Há várias formas de relaxamento, desde técnicas mais tradicionais de comtemplação, meditação, yoga, respiração diafragmática, relaxamento muscular progressivo, às mais modernas de biofeedback e visualização e músicas.

Algumas técnicas citadas a seguir.

· Exercícios Físicos :O exercício regular é um antídoto contra a depressão mental. A aptidão física melhora o estado de espírito, a auto-imagem e a performance das pessoas em suas atividades. Sabe-se que esta técnica já era usada pelos chineses, gregos e romanos há mais ou menos dois mil anos.

· Meditação :Segundo H. Chaushuri, “A meditação pode revelar os vastos recursos da personalidade humana e contribuir imensamente para o seu pleno desenvolvimento e expressão criadora.” Esses exercícios ajudam a aumentar a consciência do corpo e, no trabalho poderão ser úteis, para em situações estressantes, o indivíduo recorrer aos pontos mais tensos da sua musculatura e enfrentar as dificuldades com mais tranqüilidade.

· Respiração Profunda :Emoções intensas, como a ansiedade e raiva, automaticamente mudam o ritmo da respiração, tornando-a superficial e rápida. A respiração profunda tem sido chamada de respiração natural, abdominal, do bebê ou diafragmática. Ela possibilita que a pessoa possa encher os pulmões de oxigênio, liberando o monóxido de carbono. Algumas outras vantagens associadas a esse tipo de respiração incluem maior nível de relaxamento, aumento na retenção de energia, na capacidade de lidar com o estresse e de controlar as emoções.

· O Riso: uma opção para a atividade física: Willian Fry, professor da escola de medicina da Stanford University, afirma que rir de 100 a 200 vezes ao dia requer um esforço similar ao de uma pessoa remando por 10 minutos. Ele explica que a gargalhada produz um “jogging interno”, causando aumento na freqüência cardíaca, pressão arterial, aceleração da respiração e consumo de oxigênio da mesma forma que o exercício físico. Além disso, exercita intensamente os músculos do rosto, ombros, diafragma e abdome. Willian Fry sugere o tratamento da risada como prevenção a problemas cardíacos, depressão e doenças relacionadas ao estresse. Por meio dessa prática, o indivíduo tende a liberar suas emoções e aliviar as tensões, ajudando-o a manter-se em equilíbrio.

· Plantas e Animais Domésticos : O tempo dispensado para o cuidado com plantas e com animais domésticos também é outra forma de relaxar, de descontrair o corpo, afastando a tensão e a ansiedade gerada pelo mundo de hoje.

· Otimismo : O otimismo não é somente real como contagiante. Ele pode ser transmitido verbalmente ou através de comunicação corporal. O grau de otimismo de uma pessoa afeta sua performance. A postura mental da pessoa não se restringe ao desempenho físico e profissional, pois afeta diretamente a saúde.

· Terapias: A avaliação diagnóstica feita por um profissional competente, com base na história do indivíduo, vai favorecer um acompanhamento capaz de ajudar a pessoa enfraquecida emocionalmente. Vários são os tipos de psicoterapias a que uma pessoa pode recorrer.

Cuide de sua alimentação

Nós contemporâneos da vida hipermoderna, vivemos com as horas, minutos e segundos contados. Não dormimos muito bem e ainda acordamos muito cansados. Quem que não tem uma rotina diária árdua e mesmo dormindo cedo, tem aquela sensação de insônia, dores e dificuldade de concentração ao longo do dia?

Para amenizar uma boa alimentação ajuda bastante.

Lá vai: comer mais granola no café da manhã. Estudos indicam que ingerir fibras melhoram na absorção cognitiva, na disposição e no nível de depressão e estresse. Tomar café em horários isolados. A cafeína, o rico grão que já fez nosso país rico no século XIX, é um ótimo estimulante e quando dosado em horários diferentes pode deixar você mais alerta. E a clássica que é tomar muita água! Não só pra se manter disposto como hidratado e saudável.

Tome bastante água

Metade das pessoas que reclamam de fadiga está, na verdade, desidratada, dizem alguns estudos. Estar sempre hidratado é a maneira mais simples de se proteger contra a canseira diária. Um estudo americano mostrou que 92% dos atletas entrevistados sentiam sensações de fadiga após passarem por uma experiência com uma dieta de restrição de ingestão de líquidos. Eles também demonstraram lapsos de memória e falta de concentração.

• Um chá também faz bem

A cafeína e a L-teanina, um aminoácido presente no chá, diminuem a fadiga mental, melhoram a sensação de alerta e o tempo de reação física e aumentam a eficiência da memória.

Divida suas refeições

Seguir uma dieta de três refeições diárias pode diminuir seu vigor durante o dia. “Comer porções menores e constantemente – a cada 3 ou 4 horas – ajuda a manter o nível de açúcar no sangue mais alto e constante, então, você não vai ter quedas abruptas de energia ou mesmo ter altas no açúcar, o que ocorre quando se come muito e de uma vez.

Se esforce para pensar positivamente, seu estado de espírito é diretamente determinado
pelas suas ondas cerebrais, ou seja, tenha FÉ

Estas ondas cerebrais podem ser colocadas em grupos de acordo com uma faixa de frequência que está diretamente relacionada com o estado de espírito da pessoa. São elas...

Beta: É o estado de consciência normal, acordado. Quando você está trabalhando, dirigindo, falando, etc... você está em Beta. Uma alta atividade de frequência Beta às vezes está associada com ansiedade, pânico e estresse.

Alfa: É o estado de relaxamento leve (mente calma e focada). O estado alfa é chamado de estado de super aprendizado, porque o cérebro parece estar mais receptivo e aberto as novas informações. As pessoas que meditam, fazem isso no estado Alfa.

Teta: É o estado de relaxamento profundo. Sonhos e meditações profundas estão frequentemente associados com o estado Teta.

Delta: O estado mais lento das ondas cerebrais. Pesquisas revelam que manter a consciência em estado Delta pode abrir o caminho para o subconsciente.

As áreas entre os diferentes estados de ondas cerebrais são chamados de "bordas". Elas representam o estágio de transição entre os estados de ondas cerebrais. No decorrer do dia, todos nós passamos algum tempo em todos estes estados cerebrais.

Logo os cientistas estavam se perguntando: "E se nós pudéssemos treinar o cérebro para ir até estes diferentes estados espontaneamente?" Em outras palavras, e se você pudesse encontrar uma maneira de induzir o seu cérebro para qualquer estado de consciência que você quiser?

A resposta? Entrelaçamento de ondas cerebrais.

"Entrelaçamento" é um termo que vem da física. Quer dizer a tendência de dois corpos vibrantes se unirem para vibrar em harmonia.

Agora, e se este mesmo fenômeno pudesse ser repetido no treinamento do cérebro para se unir com as vibrações de estímulos externos? = Física quântica.

Bem, muitos estudos científicos têm mostrado que isto é de fato possível. Durante séculos as pessoas têm usado estímulos externos rítmicos na forma de batidas de tambor e cantoria para induzir a vários sentimentos, desde euforia até tristeza.

Mude de vida mudando seus padrões de ondas cerebrais

Um dos caminhos mais fáceis para a aplicação de estímulos para o cérebro é através dos ouvidos.Trata-se de apresentar aos ouvidos um firme e preciso padrão de pulso/batida. Estes padrões de som funcionam naturalmente com o cérebro e pode produzir efeitos incríveis. A tendência do cérebro de se igualar às frequências dos estímulos externos é chamada de FFR (Frequency Following Response).

Para ficar mais fácil para o cérebro, é importante iniciar com uma frequência próxima ao estado que você está e depois ir mudando esta frequência gradualmente até o estado desejado. O cérebro é forçado a criar novos caminhos neurais, mudando os padrões de transferência de percepção de informação, assim criando novas maneiras de percepção sobre o mundo.

Fontes:

http://oqueeutenho.uol.com.br/;

http://www.dietalight.net/;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estresse;

http://www.mente-quantica.com/ ;

http://www.faac.unesp.br/


O que você precisa?

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina