quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

História do Carnaval


Fonte: http://www.suapesquisa.com

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
Conheça também: Marchinhas de Carnaval

Ultramaratonas


por André Analon Vazquez

As Ultramaratonas assim como as maratonas, remetem à antiga Grécia, onde mensageiros especialmente treinados, chamados Hemerodromoi, cobriam rotineiramente distâncias impressionantes para os padrões atuais. Plutarco, por exemplo menciona um desses mensageiros, que não apenas correu quase 500 km, mas também carregou uma tocha acesa durante a maior parte do caminho (FIXX,1980).


NOAKES (1991) relata que mensageiros a pé eram usados tanto na Grécia quanto no Império Romano para levar correspondências, e que corriam até 100 km de cada vez. Ele também comenta sobre uma corrida de 237 km que teria ocorrido no Circus Maximus em Roma no auge do Império Romano. As primeiras referências Britânicas dos mensageiros pedestres data de 1040 AC; as primeiras referências Européias e Turcas datam do século XV. Por volta do final do século XVIII, melhorias nas condições das estradas, particularmente na Grã-Bretanha tornou desnecessário o uso desses mensageiros. Desta forma esses mensageiros passaram a ser utilizados para competições, que em meados do século XVIII tornaram-se profissionais (NOAKES,1991).


Nos tempos modernos, as primeiras façanhas em pedestrianismo, dão conta de que o britânico Capitão Barclay, em 1806, percorreu 160 km em 19 horas. No ano seguinte ele correu 1 milha em cada hora, durante 1.000 horas (41 dias e 16 horas), recebendo de prêmio 16.000 libras esterlinas (NOAKES,1991). Outro pioneiro desse tipo de competição foi o americano Edward Payson Weston, que em 1861, correu a distância de 713 km que separam as cidades de Boston e Washington-DC, para assistir a solenidade de posse do Presidente Lincoln. Em 1867 ele percorreu 2.135 km entre Portland e Maine, e em seguida estabeleceu como sua próxima meta, ultrapassar os 800 km em 6 dias ou 144 horas. Ele conseguiu seu objetivo na terceira tentativa, recebendo pelo feito um relógio de ouro e o título de Campeão Pedestre do Mundo (NOAKES,1991).


No ano seguinte Weston foi desafiado e vencido por Daniel O’Leary, que correu 800,4 km contra 720 km do desafiado. Os dois corredores continuaram dominando o cenário até que em 1877 foi oficializado o Campeonato Mundial de Pedestrianismo, e instituído o Cinturão de Ouro Astley para o campeão. Interessante que não era disputado apenas uma vez ao ano, como costuma acontecer nos dias atuais, mas chegava a ser disputado 3 vezes no mesmo ano. Essas disputas movimentavam valores altíssimos, pois existia uma bolsa de apostas, a exemplo do que ocorre no Boxe. Reporta-se que Daniel O’Leary patrocinou uma dessas provas no Madison Square Garden, lucrando perto de US$ 60.000,00 (NOAKES,1991). No início do século XX essas provas perderam popularidade e praticamente foram descontinuadas até os anos 70, desta vez, porém com um objetivo mais amador e de amor puro pelo desafio, ao contrário do século anterior.


Nos dias atuais existe no mundo todo, especialmente na Europa e Estados Unidos, cerca de 1000 corridas de Ultramaratona, das mais variadas distâncias e nos mais variados tipos de terrenos, porém não mais premiam da forma que o faziam no século passado. No Brasil tem-se registro oficial apenas de três corridas de ultra longa distância:


A primeira foi a I ULTRAMARATONA INTERNACIONAL DE 24 HORAS MEMORIAL-WEMBLEY em SANTOS/SP, que aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro de 1994. Esta prova contou com a participação de 32 corredores, sendo 30 homens e 2 mulheres. Desse total, 11 eram estrangeiros (10 homens e uma mulher). Os vencedores foram Constantin Santalov que correu 238 km e Maria Teresa Rodrigues que correu 182 km.


A segunda prova foi uma Ultramaratona beneficente de 24 e 48 horas acontecendo simultaneamente, na pista de Atletismo da Unisinos em São Leopoldo/RS, nos dias 01,02 e 3 de maio de 1998. Esta prova contou com a participação de 33 atletas, sendo 25 homens e 8 mulheres. Os vencedores foram Sergio Cordeiro e Eliana Alves Fernandes que correram 182,450 km e 132,810 km respectivamente nas 24 Horas e Jorge Alejandro Quiteros e Graziela Inês Pence que correram 273,500 km e 181,690 km respectivamente nas 48 horas.


A terceira prova foi o I CAMPEONATO BRASILEIRO DE 24 HORAS EM PISTA, que aconteceu na pista do Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães em São Paulo/SP, nos dias 4 e 5 de setembro de 1999. Esta prova contou com a participação de 66 corredores, todos brasileiros, sendo 59 homens e 7 mulheres. Os vencedores foram Luciano Prado dos Santos com 238,490 km e Maria Domiciano Gomes com 165,837 km.


Além dessas provas destaca-se a prova VOLTA À ILHA DE FLORIANÓPOLIS, uma Ultramaratona de 155 km. Em resumo, esta modalidade de corrida está em absoluta e franca expansão, tanto no Brasil quanto no exterior. O atletismo possui diversas provas de corridas. Entre as mais antigas está a Ultramaratona, ou corrida de longa distância. De acordo com SCHUBERT (1992), as primeiras competições datam de 1500 AC no norte da Grã Bretanha.


Tecnicamente, Ultramaratona é qualquer corrida pedestre com distância superior à distância da maratona, ou seja, 42,195 km. As provas oficializadas internacionalmente vão de 50 km a 1.300 milhas, e duram de 6 a 144 horas. Apesar de pouco divulgada, conhecida e praticada no Brasil, é muito difundida e praticada no exterior. Na Europa, corridas de 100 km chegam a ter milhares de participantes; na Austrália e Nova Zelândia são mais populares as provas de multi-dias, enquanto na África do Sul, as chamadas Ultramaratonas curtas, entre 50 km e 100 km, são mais populares que maratonas ou corridas de 10 km, e chegam a ter mais de 14.000 participantes (SCHUBERT, 1992).


Na segunda metade do século passado, nos Estados Unidos e Europa, Ultramaratona era um dos mais populares e lucrativos esportes. SCHUBERT (1992), relatou que corridas de 6 dias levavam multidões de espectadores ao Madison Square Garden, pagando seu ingresso para assistir as corridas, e que Charles Rowell da Inglaterra recebeu US$ 34.000 de prêmio ao vencer uma prova em 1888. No Brasil as primeiras Ultramaratonas de 100 km que se têm notícia, aconteceram nos anos 80 em Uberaba, depois no início dos anos 90 em São Paulo e no final dos anos 90 em Santos. Houve uma ultra de 24 horas em 1994 em Santos e outra de 24/48 horas em São Leopoldo em 1998. Este ano houve em São Paulo o I CAMPEONATO BRASILEIRO DE ULTRAMARATONA DE 24 HORAS. Apesar de no Brasil, essas corridas serem pouco conhecidas e divulgadas, até mesmo entre os corredores de fundo e de maratona, o pais conta com atletas de nível internacional, com expressivas marcas.


Maratona: veja a história da antiga modalidade

por Donata Lustosa

História - A maratona é uma das mais antigas modalidades praticadas no mundo. Porém, não há um registro certo, uma data de quando o esporte começou. Diz a lenda grega, que a modalidade surgiu no sacrifício de um herói.

O grego Pheidíppides percorreu 40 quilômetros entre as cidades de Maratona e Atenas, ambas na Grécia, para levar a notícia da vitória grega sobre os persas no ano 490 a.c. Ao concluir o duro percurso, o soldado anunciou: “Νενικήκαμεν” (vencemos a batalha) e depois morreu.

Apesar de imprecisa, essa é a história mais romântica que ilustra a origem da maratona. Mas foi só nos Jogos Olímpicos de 1896 que a modalidade obteve reconhecimento. Na época o percurso da maratona tinha 40 quilômetros, diferente da marca atual: 42,195km.Esse acréscimo de 2,195km aconteceu no ano de 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres. A família real exigiu que a maratona passasse no jardim do Castelo Windsor, assim eles poderiam assistir à prova. A mudança do percurso, que já estava definido, ganhou alguns quilômetros extras e até hoje quando se disputa uma maratona, os participantes percorrem 42,195km.

Brasil nos Jogos e regras básicas
Em toda a história da maratona olímpica, o Brasil só ganhou uma medalha, a de bronze. Esta foi conquistada nos últimos jogos, em 2004 na Grécia, pelo maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.Vanderlei protagonizou uma cena histórica das Olimpíadas. Ao liderar a prova, o brasileiro foi empurrado por um intruso que entrou na pista da maratona. Mesmo assustado, o brasileiro levantou e continuou a competição, porém, os segundos que ele perdeu com a queda foram suficientes para ficar longe do ouro.

Mas por sua força e coragem, o desempenho de Vanderlei foi reconhecido por todos e seu incidente brilhou mais que a própria vitória do italiano Stefano Baldini. Com isso Vanderlei recebeu do Comitê Olímpico Internacional (COI) a medalha de Pierre Coubertin. O curioso é que aquela foi a segunda vez que o COI entregará a medalha de Coubertin. A primeira foi entregue nas olimpíadas de Seul para um velejador que abandonou a prova para salvar o adversário que havia caído no mar.

Regras Básicas - Na maratona não se registra o centésimo. Os tempos devem ser convertidos ao próximo segundo inteiro maior, por exemplo, 2h08min38s03, deve se converter para 2h08min39.Além disso, toda maratona é realizada fora estádio, pelas ruas da cidade e o percurso não pode exceder de 0,1%, ou seja, 42 metros para a maratona. A organização é obrigada colocar posto de hidratação a cada cinco quilômetros.



terça-feira, 29 de janeiro de 2008

COMO ORGANIZAR EVENTOS DE NEGÓCIOS

Organizar um evento de negócios é algo delicado e muito mais simples do que possa parecer, no entanto, requer critérios básicos a serem estudados e anotados para que possam ser colocados em prática, garantindo o sucesso, o bem-estar e a satisfação tanto de quem organiza, quanto de quem é convidado. Até mesmo para organizar uma simples reunião de negócios é preciso cuidados especiais para que ela seja bem sucedida, do começo ao final. A pedido da leitora Siumara de Fátima Loureiro Pires, a coluna dessa semana tem o intuito de ajudar na organização de eventos.
DICAS IMPORTANTES PARA QUEM ORGANIZA UM EVENTO
O planejamento de um evento é fundamental. Tudo aquilo que é anotado, pesquisado, analisado e seguido com critérios tem quase 100% de chance de acertos e uma pequena margem de erros e imprevistos. Toda recepção, convenção, seminário, encontro, reunião ou palestra deve ser planejada para ser bem sucedida como se fosse a apresentação de um verdadeiro espetáculo. O planejamento envolve: - as pessoas que você pretende reunir - as comidas e bebidas que pretende oferecer - o ambiente onde irá recebê-las

Para recepcionar, pense nos itens abaixo:
OBJETIVO: Qual o objetivo da reunião, recepção, encontro ou festa?

CONVIDADOS: Convide pessoas que lhe expressem prazer, bem-estar e muita satisfação, que tenham algo em comum e interesse pelo encontro, palestra ou recepção.

NÚMERO DE CONVIDADOS: Nunca convide um número de pessoas superior ao espaço físico que você dispõe. Nada mais desagradável do que pessoas empilhadas, espremidas ou aglomeradas numa sala de convenções ou reuniões por falta de espaço. Já num auditório onde o número de cadeiras é bem maior do que o número de participantes, dá a sensação de vazio, de desinteresse por aqueles que, eventualmente, não compareceram ao evento, como também de mal-estar ao palestrante. O número de toaletes também deve ser proporcional à quantidade de pessoas convidadas para que não haja filas enormes, tumulto ou aglomerações nos intervalos programados ou na saída dos participantes. Também é imprescindível a presença de um funcionário para cuidar da limpeza e da conservação dos banheiros.

TIPO DE REUNIÃO:
A reunião é formal ou informal?
Existe um protocolo a ser seguido?
Quem presidirá a reunião?
Quem são os palestrantes, sócios, diretores e presidentes envolvidos?
Quem irá falar e quem irá presidir a mesa?

SERVIÇOS: A reunião pede um serviço que permite aos convidados que se sirvam ou há a necessidade de profissionais, como garçons e copeiras, para servir os participante do evento?

CARDÁPIO: Pense ns comidas e nas bebidas a serem servidas, sejam no começo, no intervalo ou no final do evento. Nem sempre é proporcionado um coquetel ou uma mesa farta para suprir o gosto ou o paladar de todos, no entanto, água e café é o mínimo que podemos oferecer.

RECURSOS: Pense nos recursos materiais e humanos. Conte com o apoio de um especialista ou de uma empresa bem conceituada do ramo de Festas e Eventos que assumam o compromisso de elaborar, com cuidado e certos critérios, desde a decoração até a instalação e o manuseio de aparelhos.

LOCAL:
Auditório?
Sala de treinamento?
Sala de reuniões?
Sala de convenções?
Dentro ou fora da empresa?
Restaurante?
Salão de festas?
TEMPO: Você deve limitar o tempo do evento. É melhor prever um pequeno atraso no começo, garantindo a chegada daqueles que não se preocupam muito com pontualidade. Procure não extrapolar no término do evento por não tê-lo programado com precisão.
Lembre-se: tempo é dinheiro! Nem todas as pessoas estão predispostas a atrasos e muitas costumam se programar para vários compromissos no mesmo dia. O trânsito e a distância são problemas que cada um sabe muito bem o sufoco e o estresse que sofrem.
Dica: música ambiente antes e nos intervalos do evento ajudam a criar um clima agradável, relaxando e acalmando a platéia e os convidados. A música deve ser instrumental e o som não pode ser muito alto para não agredir os ouvidos nem atrapalhar a conversa das pessoas.

CUSTO: Não gaste além do orçamento previsto. Pesquise, pechinche! Tenha bom gosto e sabedoria na arte de receber bem as pessoas, proporcionando-lhes conforto e satisfação.


REGRAS BÁSICAS

Adequação
Chá, café, almoço, jantar, churrasco... Apetrechos adequados para um evento: - aparelho de som - microfone - ar-condicionado - datashow - retroprojetor Seja qual for o material a ser usado, quem se encarrega em elaborar um evento deve testá-los com antecedência evitando, assim, constrangimentos e aborrecimentos.

A importância dos convidados
Todos os convidados de um evento merecem um único tratamento: carinho, afetividade e carisma. Recepcione-os dando boas-vindas, além de agradecer a presença de cada um. Encaminhe-os para o salão ou auditório onde vai ocorrer o evento, faça as apresentações e tente enturmar os mais tímidos ou desacompanhados. Permaneça por algum tempo nesta tarefa; 30 minutos é tempo suficiente para a receptividade. Caso tenha que fiscalizar ou circular entre os convidados, encarregue alguém de fazer a recepção mas, mesmo assim, não se disperce e esteja atento à porta de entrada. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica e o convidado deve ser recepcionado com entusiasmo e um sorriso nos lábios. Nada mais constrangedor do que comparecer a um evento e não ter para fazer a recepção. Ao final do evento, não se esqueça de, mais uma vez, agradecer a presença dos convidados, sem a necessidade de desculpar-se. Aliás, o pedido de desculpas só é válido se realmente ocorreu algum incidente que possa ter comprometido o evento. Caso haja algum material a ser distribuído como pasta com caneta, bloco de anotações, brinde e apostila, eles poderão ser entregues no começo ou no final do evento.

Bom senso
Na hora da dúvida, o que fazer ou como agir? Seja educado, carismático, otimista e seguro de si próprio. O verdadeiro anfitrião é aquela pessoa que agrada e encanta, proporcionando bem-estar aos convidados.

Criatividade e toque pessoal
Tenha bom gosto e ouse na criatividade.

Flexibilidade
Mantenha o sorriso, a disposição, muito carisma e uma excelente postura.

Bom humor
Constante!

Fonte: http://www.catho.com.br/

Lívio Callado é consultor especializado em Marketing Pessoal e Etiqueta Empresarial e proprietário da Essence Ética & Etiqueta.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Você é a pessoa certa no lugar certo?

Seis perguntas que vão ajudar você a responder essa questão crucial para a sua carreira
Por Márcia Rocha

Muitas vezes, a situação profissional fica mesmo meio morna e entediante. De vez em quando, é normal não haver nada de novo no front. O problema é quando essa pasmaceira se prolonga. O psicólogo Alcino Therezo Junior, já passou por isso. Só que, com ele, a história foi meio na base do tratamento de choque. "A ficha caiu quando vi o presidente da empresa em que trabalhava usando um post-it para anotar as diretrizes de RH", diz ele, que atuamente é diretor de desenvolvimento organizacional para a América Latina da EDS, multinacional americana de TI. De uma certa maneira, Alcino teve sorte, porque conseguiu resolver as coisas rapidamente. Mas, como o caso dele não é do mais comuns, é melhor ficar de olho em alguns sinais que indicam que está na hora de tomar outro rumo na carreira. Tenha sempre em mente que não é só a empresa que o escolhe - você também tem direito de escolher onde quer trabalhar. Veja agora as dicas de Alcino para descobrir se você é mesmo a pessoa certa no lugar certo:
1. Você se identifica com o negócio? - sim, porque não adianta nada trabalhar em uma empresa com a qual você não se identifica.
2. Você está esperando promoção há muito tempo? - isso pode ter várias explicações. A primeira -- e que não é boa de ouvir -- é que sua performance não anda mesmo lá essas coisas. Isso também indica uma postura passiva diante da carreira, porque é como se você estivesse esperando o reconhecimento do chefe cair do céu. "A terceira possibilidade é que, hoje em dia, com os orçamentos enxutos e equipes idem, fica difícil mesmo conseguir uma movimentação vertical na carreira. Se é isso o que você pretende, talvez seja mais fácil mudar de emprego", diz Alcino
3. Você ainda se lembra por que foi contratado? - certamente você chamou atenção da empresa por causa de alguma competência (ou competências). Será que isso ainda provoca admiração nas pessoas? É exatamente por isso que é preciso se reinventar sempre. Senão, você vira lugar comum, o que é um perigo.
4. Você é chamado para projetos e reuniões importantes? - se a resposta para essa pergunta for "não", é bom ficar de olho ligado. Pode ser sinal de que você está se tornando dispensável.
5. Você está achando estranho porque seu chefe não "pega mais no seu pé"? - pois é, esse sossego pode ter uma explicação ruim: desinteresse. É uma situação meio parecida com a de não ser chamado para reuniões e projetos cruciais para a empresa. "É por isso que eu vivo dizendo: peça feedback do chefe pelo menos duas vezes por ano (e não estou falando do processo formal, adotado por muitas empresas) e encare cada ciclo como uma nova contratação", diz Alcino.
6. Você vive reclamando? - se as coisas chegaram a esse ponto, melhor parar e pensar se você deve mesmo continuar a trabalhar nessa empresa. Sabe aquela história de "síndrome do Fantástico", de ficar triste quando a segunda-feira está chegando? Se está acontecendo com você, trate de se mexer?

MELHORAR SEU DESEMPENHO PROFISSIONAL

DICAS PARA DECOLAR

Toda a empresa costuma fazer um planejamento anual, em que estabelece metas, objetivos etc. Esse planejamento serve como uma "carta de navegação", que mostra não só aonde se quer chegar mas os passos que são necessários. Assim, mesmo que não cumpram totalmente o objetivo proposto, terão caminhado nesse sentido - e crescido um pouco mais.
Os indivíduos, no entanto, costumam ficar apenas nas "resoluções de ano novo", aquelas vagas promessas que fazemos a nós mesmos e que raramente sobrevivem ao mês de janeiro. Resultado: ao final do ano, o que resta é, muitas vezes, uma sensação de culpa e mal-estar por ter "desperdiçado" mais um ano, e por se estar exatamente onde sempre se esteve.
Vamos criar então o “EU COMPANHIA ILIMITADA”, uma proposta de planejamento pessoal
JANEIRO — Definir o objetivo da companhia
Durante o mês de janeiro, reserve alguns momentos, diariamente, para pensar sobre qual é o seu objetivo profissional para este ano. Se possível, escreva diariamente, durante 5 a 10 minutos, sobre o que você quer conseguir. Faça um balanço de suas qualidades e dificuldades. Assim você poderá definir a sua "missão" para este ano.
FEVEREIRO — Contratar a equipe
Toda a companhia tem uma equipe de colaboradores. A Eu Companhia Ilimitada também precisará dessa equipe. Seus colaboradores serão exatamente isso - pessoas que podem colaborar com o cumprimento de sua missão para este ano e quem não vem “somar”, bote para escanteio para não ficar no seu caminho.
Faça uma lista de pessoas que, de alguma forma, possam ajudá-lo. Essa lista deve incluir desde o "apoio psicológico" - aquele amigo com quem você poderá compartilhar sua missão e que estará sempre pronto a ouvi-lo - , até o pessoal do "apoio técnico" e contatos importantes.
No apoio técnico, estão todos os que podem contribuir efetivamente para seu crescimento profissional, pessoas cujos conhecimentos lhe podem ser úteis. Nos contatos importantes, estão todos os seus clientes e colegas de trabalho que, de maneira direta ou indireta, estarão envolvidos no cumprimento de sua missão.
Em seguida comece a entrar em contato com essas pessoas, estabelecendo uma rede de relacionamentos. Ligue para aquele amigo do marketing que sempre tem idéias sensacionais e bata um papo. Telefone para seu principal cliente, nem que seja apenas para desejar que tenha boas férias. Mantenha o compromisso de, periodicamente, contatar essas pessoas que considera como importantes para o cumprimento de sua missão.

MARÇO — Estabelecendo o orçamento
Com a volta da vida ao ritmo normal, é o momento de estabelecer um orçamento de investimentos para a Eu Companhia Ilimitada. Calcule seus gastos mensais e estabeleça um percentual que está disposto a gastar em seu próprio desenvolvimento profissional. Aproveite e, também, estabeleça métodos e metas de poupança, para garantir que esses recursos estarão disponíveis. Alguns gastos que, aparentemente, não "pesam" no orçamento podem significar uma grande economia ao longo do ano. Considere todas as possibilidades de poupança — e use esse dinheiro para investir em você, com a compra de livros, cursos especializados e outras.
ABRIL — Invista na produtividade
Dedique-se a "atacar" todos os problemas que significam uma queda na sua produtividade. Elimine todas as tolerâncias inadequadas, acostume-se a conferir sua agenda no início e no final do dia para avaliar seu desempenho. Aprenda a delegar funções quando necessário.
Faça uma lista de quais são os principais "ladrões de produtividade" que você enfrenta, e estabeleça estratégias para lidar com cada um deles. Mais do que isso — estabeleça prazos definidos, quando se trata de fatores que podem ser eliminados. Por exemplo: suas gavetas e mesa constantemente mal organizados fazem com que você perca tempo procurando documentos? Estabeleça um prazo definitivo para organizar as coisas e determine que você sempre irá mantê-las organizadas.Algumas rotinas ajudam nesse aumento de produtividade, uma delas criar o hábito de preparar a agenda do próximo dia.
MAIO — Invista na associação entre trabalho e alegria.
Trabalho bem feito é trabalho feito com prazer. Nada mais triste do que considerar o seu emprego um karma a ser cumprido. Isso se reflete em tudo que você faz. Você pode não perceber, mas estará passando a todos a mensagem de que não gosta do que faz em cada gesto, em cada olhar — afinal, nós não falamos só com palavras.
Portanto, invista em alegria. Procure encontrar formas de tornar seu ambiente de trabalho mais agradável. Procure aprimorar seu relacionamento com as pessoas que trabalham com você. Dê a sua contribuição para tornar o ambiente mais leve.
Faça uma lista das principais causas de aborrecimento e desconforto em seu trabalho. E estabeleça estratégias para lidar com elas.
JUNHO — Hora de cuidar do patrimônio. Aposte em sua saúde e bem estar
Da mesma forma, uma pessoa em más condições físicas não pode ter um desempenho profissional ideal. Uma pessoa que só pensa em temas de trabalho tem um universo limitado. As pessoas mais bem sucedidas são geralmente pessoas que mantém o seu corpo em forma e têm outros interesses além dos profissionais.
Com o clima mais ameno, não será tão difícil iniciar um programa de exercícios físicos, se preciso, procure um médico para fazer um check up. Também procure ampliar seu universo de interesses culturais. Uma pessoa criativa recebe informações das mais variadas fontes.
JULHO - Invista na criatividade
Sucesso e criatividade andam de mãos dadas. As empresas que obtêm melhores resultados são as que conseguiram ser .
A ótima notícia é que criatividade é algo que se pode aprender. Aproveite esses dias frios de julho para ficar um pouco mais em casa e ler bons livros.
Aqui vai uma lista de livros que aguçam a criatividade:
Autor Edward De Bono -"Criatividade levada a sério - como gerar idéias", publicado pela Livraria Pioneira e "O pensamento lateral", publicado pela Record.
Autora Julia Cameron - "Guia Prático para a Criatividade - O caminho do Artista", publicado aqui pela Ediouro. Outro -"Criatividade - a mina de ouro", também publicado pela Ediouro, que se aplica mais à vida profissional, e que também traz uma espécie de programa de recuperação da criatividade.
Para quem estiver com preguiça de ir até a livraria, esses livros podem ser comprados via Internet, basta clicar no link da Livrarias Saraiva, neste site.
AGOSTO — Aplique o que aprendeu. E reavalie as metas
Faça uma revisão de suas metas para o ano. Há algo que possa ser acrescentado? Algo que possa ser feito de maneira diferente? Procure ver seus problemas como desafios, como um jogo cujo objetivo é encontrar a solução mais criativa possível.
SETEMBRO — É primavera. Hora de começar a mostrar os primeiros resultados
Se você vinha adiando algo, dê um basta! Comece a apresentar resultados ainda neste mês, seja objetivo, estabeleça, no dia primeiro, exatamente o que deve estar feito até o dia 30, mas também seja realista. O objetivo, aqui, é criar um certo senso de urgência que o leve a dar a "arrancada final", e não causar uma crise de ansiedade.
OUTUBRO - Seja a causa, e não o efeito
Agora já mudou muitas coisas na rotina e disciplina, então aceite novos desafios e, até, crie esses desafios.
Muitas pessoas têm ambições, mas ficam esperando que apareça a oportunidade certa, o momento exato. Acontece que "quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Ninguém pode adivinhar que você quer crescer, demonstre para seus superiores que é capaz de fazer muito mais do que tem feito.
Peça oportunidades - ofereça-se para fazer uma apresentação sobre um tema, ou para participar de um novo projeto, ou crie um novo projeto dentro de sua área de atuação - e peça permissão para tocar adiante.
NOVEMBRO - Torne-se um especialista em gente
Quando você começar a se destacar pode atrair olhares que não são propriamente de aprovação. É por isso que, neste mês, você deve investir em conhecer o comportamento humano - e em saber lidar com ele.
Primeiro passo: aceitar que as pessoas são como são. A alternativa correta, no teste dos relacionamentos, é sempre procurar o que podemos mudar em nós mesmos, o que já é bem difícil e se não valer a pena, afaste-se do relacionamento, se ele o prejudica.
Torne-se:
A - mais capaz de trabalhar em equipe, e de liderar.
B - menos capaz de reagir a estímulos negativos vindos de outras pessoas.
Para isso, você terá que aprender a ouvir mais e falar menos, observar seus colegas, ajudar quando necessário. Paralelamente à essa observação, procure desenvolver algum projeto de impacto para sugerir para o próximo ano. Mantenha esse projeto apenas para você - e deixe para mostrá-lo no início do próximo mês para seu chefe ou as pessoas envolvidas.
DEZEMBRO - Momento de causar impacto
Agora, procure seu chefe e apresente seu projeto. Leve preparada uma apresentação bem escrita, material de apoio, etc. Impressione pela qualidade.
Atente para não ferir o ego de ninguém.
Certamente, uma das duas coisas irá acontecer: ou ele irá se comprometer com o seu projeto ou, ao menos, saberá que você é uma pessoa com potencial. E, mais importante do que isso, VOCÊ saberá que é uma pessoa com um potencial ilimitado, que pode fazer o que quiser - passo a passo, mudando um pouco a cada dia.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A importância de despertar o hábito de ler


*por Oswaldo Siciliano* - O Estado de São Paulo
Quando foi realizada pela primeira vez, em 1970, no Pavilhão do Ibirapuera, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo representava, ainda que com números tímidos, a consolidação de um antigo e audacioso sonho: o de provar que o Brasil era capaz de promover um evento literário de grande porte e mostrar ao público a produção editorial de nosso país.

Hoje, 38 anos depois, os grandiosos números da Bienal dão a exata medida da evolução do setor nesse período. A partir de hoje, na presença das principais personalidades do mundo cultural e político, será cortada a fita inaugural de sua 19ª edição. Nos 11 dias que se seguirem, cerca de 800 mil pessoas estão sendo aguardadas no Anhembi para participarem da maior festa do livro da América Latina.
Serão 310 horas de intensa atividade cultural, que colocarão o livro e a leitura em grande destaque junto aos mais diferentes públicos de nossa sociedade. Em mais de 57 mil metros quadrados, os 320 expositores do Brasil e de mais 12 países terão a oportunidade de apresentar seus lançamentos, expor os livros de seus catálogos e, principalmente, estreitar o contato com leitores de todas as idades.
Uma das vocações mais proeminentes da Bienal é o de despertar o hábito de ler. A cada edição um novo e fiel séquito de leitores se forma: são crianças, jovens, adultos e idosos de todas as classes sociais que, ao estabelecer contato - muitas vezes pela primeira vez - com o mundo dos livros, criam uma empatia imediata e duradoura com as palavras, transformando-se em agentes ativos da leitura.

Em seu inerente papel no processo de formação de novos leitores, a Bienal preparou mais cem horas de atividades gratuitas para as crianças, em um espaço próprio, com capacidade para receber 2.500 pessoas. Serão cerca de 180 mil estudantes das redes pública e privada de ensino do Estado de São Paulo na Visitação Escolar. Essas crianças não sairão "incólumes" do Anhembi. Levarão para as pessoas de seu convívio um livro ou, no mínimo, a experiência de terem se relacionado com o universo mágico da leitura.
Mas, para que esse estímulo não se perca, é necessário que os professores estejam preparados para renová-lo continuamente junto aos seus alunos e que os jovens que em breve ingressarão no mercado de trabalho tenham sempre em mente a importância do livro em sua vida profissional.

Dentro desse contexto, a Bienal preparou eventos específicos para esses dois públicos. O Fala, Professor! é um ciclo de palestras voltadas à educação continuada para docentes de 1º e 2º graus, abordando técnicas e materiais de apoio em sala de aula para otimizar o ensino das mais diversas disciplinas e o aperfeiçoamento da comunicação entre professores e alunos. Já o Espaço Universitário traz profissionais renomados das mais diversas áreas (direito, marketing, história, gastronomia, jornalismo, turismo, moda e muitos outros) para conversar com os jovens que querem saber mais sobre as profissões que poderão abraçar.
Como se pode observar, além de ser a grandiosa vitrine do mercado editorial brasileiro, com quase 2 milhões de livros expostos, a Bienal representa um importantíssimo acontecimento cultural, constituindo-se num importante espaço dedicado à reflexão e ao debate de idéias, característica muito apreciada por seus visitantes.

Prova disso é o expressivo quórum do Salão de Idéias, onde escritores nacionais e estrangeiros de grande prestígio conversam com os leitores, revelam seus processos de criação, respondem às perguntas do público e expressam seus pontos de vista sobre os mais variados assuntos. Nesta edição participarão cerca de 110 autores.
A Bienal cumpre também um papel relevante dentro da cadeia produtiva e econômica do País. Para a realização do evento estão sendo investidos R$ 18 milhões, numa operação que envolve 1.200 profissionais de forma direta e outros 10.700 indiretamente. Além disso, a repercussão pública do evento intensifica a venda de livros em todos os canais de comercialização. E para estimular ainda mais a compra de livros, uma das novidades desta edição é que o valor do ingresso poderá ser convertido em descontos na compra de livros em muitos estandes dentro da Bienal.

A evolução da Bienal de 1970 para cá dá a medida de como o livro ganhou importância dentro do contexto nacional. Ainda que o Brasil continue apresentando índices abaixo do desejado em relação à educação e cultura, é incontestável que nas últimas décadas obtivemos avanços significativos no setor. Hoje, graças a diversos tipos de iniciativa em prol do livro, entre elas a realização das Bienais, o livro está mais acessível e, gradativamente, está sendo disponibilizado para todas as camadas da população. Com mais leitores, a sociedade torna-se mais participativa, justa e ciente de seus direitos e deveres, itens essenciais na construção de um país melhor.


O hábito de ler transforma a tão temida redação em melhor amiga
Por Mariana Parisi

Que a leitura é fundamental todos sabem. É comum ver campanhas de incentivo a leitura por toda parte; em geral, de escolas, governo, ONGs e diversas empresas. Mas será que isso é suficiente?
Essas iniciativas são essenciais, porém a falta do hábito de leitura ainda assusta. Essa ausência é totalmente prejudicial a qualquer pessoa na fase escolar e profissional, ou seja, essa deficiência causará sérios problemas no dia-a-dia.
É possível perceber uma enorme carência de leitura nas redações dos vestibulares. O professor universitário Marcus Vinícius Knupp, que ministra aulas em cursinhos, diz sentir a dificuldade de seus alunos quando precisam redigir uma redação.
“Essa matéria é tradicionalmente desvinculada do ensino de Gramática e Interpretação de Textos e tem sido problemática nas escolas. E, pela sua importância na vida acadêmica do futuro universitário, a cobrança da redação no vestibular e seu alto peso dentre as provas, precisa ser melhor valorizada e ensinada nas escolas”, diz Knupp.
Segundo o professor, a redação é vista como a vilã do vestibular por exigir do candidato um conhecimento que, muitas vezes, não é construído nem na escola, nem durante a vida pessoal do aluno.
E ele atribui essa deficiência à falta de leitura. “Para escrever, é necessário, antes de tudo, ler. E não apenas o exigido nas aulas de Literatura. Mas adquirir o hábito de leitura na própria vida, já que os clássicos cobrados na escola não são de forma suficientes. Um professor de redação pode ensinar técnicas de argumentação, as formas de um texto, mas o fundo deve vir do próprio aluno, e só se consegue esse resultado adquirindo o hábito de leitura como parte da vida do candidato, incluindo a leitura de jornais e revistas”.
O importante é sempre passar para os alunos que a redação não é uma vilã, embora seja vista como tal, ela deve ser encarada como o primeiro teste sério que será necessário em toda a vida acadêmica e, também, na profissional.
“Independentemente da profissão que abrace, o futuro universitário logo vai descobrir que a redação continua na sua vida acadêmica. As provas discursivas, as redações técnicas, resumos, hand-outs de seminários, artigos fazem parte da rotina de estudos e, para serem escritos com prazer – e lógica –, devem vir do interior de cada um. Para escrever argumentos e defender uma opinião, é necessário, antes de tudo, formá-los”, orienta Knupp.
Diante dessa realidade, é possível perceber que as campanhas de incentivo à leitura são importantes, sim. Só que não bastam. O incentivo de pais e professores também é imprescindível.
“Como as redações dos vestibulares são, em geral, de caráter argumentativo, visando temas atuais, é necessário que as escolas incentivem a leitura diária, inclusive em sala de aula. Só com a leitura habitual e atualizações constantes a redação deixará de ser a malfadada vilã dos vestibulares e se tornará a mocinha, protagonista da vida acadêmica do futuro universitário”, conclui

Microsoft - Qualidade do Ambiente de Trabalho

Esta empresa é uma verdadeira escola.




Ali, as pessoas aprendem trabalhando Márcia Rocha, de São Paulo (SP)


Trabalha-se um bocado na operação brasileira da Microsoft, em São Paulo. Mas os funcionários encaram esse fato com relativa tranqüilidade. Tudo porque conseguem ver claramente qual é o propósito disso no plano estratégico da companhia.
A meritocracia é realidade nessa empresa de tecnologia e todos sabem que, trabalhando direito, as oportunidades aparecem naturalmente. Ali, a competição tem muito mais a ver com auto-superação do que com a gana de passar a perna no colega. As metas são desdobradas até a base, de forma que cada funcionário tem a noção exata de como seu trabalho impacta no resultado geral. Como o ritmo é intenso, a Microsoft não poupa esforços nem recursos para que todos trabalhem melhor. Os funcionários recebem, por exemplo, um treinamento específico para aprender a gerenciar os e-mails e todos têm acesso à agenda profissional dos colegas, o que é muito útil quando é preciso marcar uma reunião. Quem trabalha fora da sede tem direito a celular e laptop, tudo de última geração. O plano de saúde é um dos melhores do mercado e a copa (uma em cada um dos cinco andares do prédio que a empresa ocupa) tem frutas, sucos, refrigerantes, bolachas e café à disposição de todos. O programa Ritmo Saúde, que enfoca a saúde em geral e a qualidade de vida, prevê que, uma vez por semana, todos os meses do ano, as luzes da empresa sejam apagadas às 19 horas. Lá, as funcionárias também têm a opção de trabalhar meio período em casa nos dois meses seguintes aos 120 dias da licença-maternidade.
Maior vantagem
Bom ambiente e oportunidades de desenvolvimento profissional. Aprendizado constante no dia-a-dia
Maior desvantagem
Para alguns funcionários a sobrecarga de trabalho e o excesso de responsabilidades acabam pesando muito.


O que os funcionários dizem

85,9% - Aprovam seus líderes
87,7% - Acreditam que têm desenvolvimento
92,5% - Se identificam com a empresa
83,4% - Satisfação e Motivação
95% - Indicariam a empresa a parentes e amigos
84% - O chefe é um lider de credibilidade
93% - Aqui dá para crescer na carreira
86% - O trabalho atual torna minha vida melhor
79% - Há preocupação com a qualidade de vida
81% - Todos se dão bem uns com os outros
91% - Os stakeholders têm tratamento equilibrado
88% - O salário pago pela empresa é justoÍndice de Qualidade na Gestão de Pessoas: 56,4 O que a empresa oferece

Inovação constante

Fundada em 1975 nos Estados Unidos – e presente no Brasil desde 1989 –, a Microsoft construiu uma trajetória sólida de incentivo à inovação. Suas criações ajudaram a transformar o modo como as pessoas se comunicam, trabalham, divertem-se e gerenciam suas rotinas.
O objetivo da Microsoft é ajudar a sociedade a transpor barreiras e tornar a tecnologia uma ferramenta de desenvolvimento social e econômico.
Mais do que a maior companhia de software do mundo, a Microsoft é uma empresa local em cada país e comunidade onde seus funcionários vivem e exercem suas atividades profissionais.
Para consolidar seu objetivo de inovação constante, a Microsoft apóia inúmeras iniciativas em todo o mundo. No Brasil, mantém mais de 20 Centros de Inovação espalhados por todo o país, nos quais a comunidade acadêmica e o empresariado local se reúnem para gerar conhecimento e abrir possibilidades de estágio e postos de trabalho qualificado para os jovens. Também apóia projetos de inclusão digital e incentiva a renovação do processo de aprendizagem, por meio do uso intensivo da informática por professores e alunos das escolas públicas.
Construindo o futuro
“Um computador em cada casa e em cada mesa de trabalho.” Essa era a proposta da Microsoft quando a empresa foi fundada, em 1975.
Hoje, depois de ajudar a tornar a tecnologia acessível a milhões de pessoas no Brasil e no mundo, a Microsoft acredita que essa ferramenta viabiliza grandes realizações agora e para o futuro. Por isso, definiu o desenvolvimento humano como elemento fundamental de sua missão corporativa.
Mais do que fornecer softwares e serviços, a empresa deseja desenvolver tecnologias e estimular o crescimento de cadeias de valor que sejam instrumentos para um mundo de oportunidades e prosperidade.
Para a Microsoft, o sucesso não se materializa por meio do software, mas sim das incríveis realizações que as pessoas podem fazer com ele. É pensando nisso que a empresa desenvolve soluções tecnológicas para que os brasileiros possam atingir seu potencial pleno – em casa, na escola ou no trabalho.

Missão - Capacitar pessoas e negócios para atingirem seu potencial pleno.
Valores
Integridade e honestidade.
Paixão por clientes, parceiros e tecnologia.
Abertura e respeito.
Disposição para assumir desafios e levá-los até o fim.
Capacidade de autocrítica e comprometimento com a evolução e a excelência pessoais.
Responsabilidade de honrar compromissos, apresentar resultados e entregar qualidade a clientes, acionistas, parceiros e colaboradores.


Malhação Cerebral


Como anda sua malhação?
E o cérebro? Também está malhadíssimo? A pergunta pode parecer inusitada, mas tem fundamento. Cada vez mais a ciência confirma a importância de se exercitar tal órgão para que as potencialidades de cada um, da memória à coordenação, sejam desenvolvidas ao máximo. Não se trata, é claro, de um trabalho muscular, até porque o cérebro não é um músculo. Na verdade, os pesquisadores defendem que é preciso manter constantemente a atividade dos neurônios (as células nervosas do órgão). Assim, o cérebro fica afiado e não atrofia, como um músculo que não é usado. A malhação, nesse caso, é feita com estímulos frequentes, como aprender um novo movimento de dança, ler sobre um assunto com o qual não se está habituado ou simplesmente mudar o caminho do escritório até a casa. Atitudes como essas, de acordo com os cientistas, são capazes de aumentar o poder de raciocínio, a concentração e até habilidades como desenhar e escrever.
A tendência de exercitar o órgão é tão forte que até uma linha de pesquisa batizada de neuróbica foi criada. Seria uma espécie de aeróbica dos neurônios. A técnica propõe uma série de atividades para ativar as células nervosas. O mais recente reforço na área é o livro Mantenha o seu cérebro vivo (ed. Sextante). Os autores são Manning Rubin, supervisor de uma agência de marketing de Nova York, e Lawrence Katz, professor de neurobiologia da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. A obra, lançada há cinco meses no País, já vendeu cerca de 25 mil exemplares, quantidade considerada boa para os padrões brasileiros.
O livro ensina 83 exercícios que estimulam nossos sentidos – audição, tato, visão, paladar e olfato. O leitor pode treinar sua mente com atos como escolher frutas na feira apenas pelo cheiro, tomar banho de olhos fechados ou tentar escovar os dentes com a mão que nunca é utilizada para realizar essa tarefa. A princípio, as atividades são até prosaicas. Mas é justamente nesse fato que se encontra o segredo, de acordo com o autor. Para ele, é importante tentar modificar o que se faz habitualmente. “Em situações de rotina, as atitudes são quase subconscientes e costumam ser praticadas com um mínimo de energia cerebral, proporcionando pouco exercício à mente”, justifica Katz

Por isso é preciso ousar.


Dessa forma, vamos ativar outras regiões não solicitadas até então. “O trabalho extra aumenta a rede de informações do cérebro, mantendo o órgão ativo”, explica Katz. Apesar de haver consenso sobre a importância de malhar o cérebro, a obra trouxe polêmica para o meio científico. A começar pelo fato de que o órgão não pode ser equiparado a um músculo, para o qual uma lista de exercícios simples resolve. Os críticos da neuróbica lembram que o cérebro é extremamente complexo, pouco conhecido e diferente de todos os outros órgãos. Por isso, de acordo com eles, não se pode imaginar que simplesmente praticar essas atividades como quem segue um manual seja a melhor receita.

Evolução – Para entender um pouco mais por que esse tipo de manual é limitado, é preciso compreender a grandiosidade do cérebro. O órgão começa a se formar a partir da terceira semana de gestação e vai se aprimorando no decorrer da vida. O fato de haver evolução desde a fase uterina indica que os exercícios devem ser realizados com a criança ainda na barriga. Nesse caso, os pais são os principais responsáveis pela estimulação. Ela pode ser conseguida a partir de gestos simples, como manter o hábito de conversar diretamente com o bebê ou colocar músicas para o filho ouvir. Várias pesquisas indicam que esse tipo de iniciativa colabora para o desenvolvimento cerebral do pequeno.
Assim que o bebê nasce, seu cérebro tem cerca de 100 bilhões de neurônios. As células nervosas ficam esperando os exercícios, que vão estimular, aos poucos, a atividade dessa rede para que ela continue a progredir. O primeiro ano de vida é fundamental nesse processo. Isso porque é nesse período que a criança está aberta para um grande número de sinapses entre os neurônios. Sinapses são pontes feitas entre as células nervosas para a transmissão de informações por meio de sinais elétricos ou químicos. Mas, se o bebê for pouco estimulado, serão feitas poucas sinapses, o que significa uma trilha menor de neurônios ativados. Ao incentivar atividades variadas, no entanto, novas células nervosas serão requisitadas e mais sinapses serão feitas. Dessa maneira, será ampliada a malha de transmissão de informações. Essa ampliação é importante porque aumenta a capacidade do cérebro de processar o conhecimento. É como se existissem mais caminhos para esse mecanismo acontecer.

Estudos recentes na área de Neurociência possibilita a compreensão de como o cérebro rege.
O livro´TURBINE SEU CÉREBRO PARA PASSAR EM CONCURSOS`, ensina, entre outras coisas, a acontrolar a ansiedade que podem provocar o branco nas ocasiões de tensão.
Neste sentido, este livro traz uma proposta inovadora para quem deseja tornar o cérebro turbinado e eficaz.

A Drª. Nanci Cavaco, além de apresentar exercícios de estimulação mental, testes para identificar o perfil de aprendizado, e as principais deficiências que podem prejudicar a atenção, concentração ou a memória, faz uma abordagem específicas dos recursos que potencializam o cérebro na preparação para provas de vestibulares, concursos e até mesmo situações do dia - a dia.

Fonte: http://www.escolavesper.com.br/, http://www.academiadocerebro.com

Pilates: corpo malhado sem musculação


O que é Pilates?

O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Isso stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.
Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.


As aulas apresentam:

- Exercícios suaves e eficazes;- Poucas repetições de cada movimento;

- Grande repertório de exercícios;

- Aulas únicas, evitando monotonia;

- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;

- Resultados rápidos e duradouros;

- Construção de uma postura correta e natural;

- Não há desgaste físico.


Benefícios:

- Aumenta a resistência física e mental;

- Alongamento e maior controle corporal;

- Correção postural;

- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;

- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;

- Melhora da coordenação motora;

- Maior mobilidade das articulações;

- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;

- Fortalecimento dos órgãos internos;

- Aumento da concentração;

- Trabalha a respiração;- Promove relaxamento.


Qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates.
Várias academias dispõem destas aulas. Experimente!O Pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos.


De uma barriga mais definida ao autocontrole, passando por músculos firmes, fortes e alongados, ótima postura, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao stress. Ufa! Não é à toa que o pilates conquista novas adeptas a cada dia
por Olga Penteado fotos Serapião

A espire e solte todo o ar, sentindo seu abdômen encolher ao máximo — como se o umbigo fosse colar nas costas — e as costelas fechando em direção ao centro. Sua barriga fica retinha, a cintura afina. Pena que dure só até a próxima respiração! Você pode, porém, preservar esse momento mágico para sempre ao praticar o pilates, um método de condicionamento físico criado na Alemanha na década de 20. Seja nos aparelhos inventados por Joseph Pilates — estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro — como nos movimentos feitos no chão — técnica conhecida por mat pilates —, os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante. “Os corpos treinados pelo método são fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes”, garante Alice Becker, instrutora e proprietária do Physio Pilates, estúdio em Salvador (BA).


Para quem não gosta do ambiente agitado das academias, pilates é ideal, pois permite um corpo malhado sem puxar ferro. Esse é o caso de Tatiana Tiepolo, que pratica no estúdio Physio Sport Pilates, em São Paulo (SP).


Teresa Camarão, proprietária de dez estúdios no Rio de Janeiro tem diz “A técnica dá resultados rápidos e duradouros, por isso está despertando tanto interesse”. Segundo ela, em dez seções já dá para sentir diferença na flexibilidade. Em três meses, os músculos estão mais definidos e o condicionamento físico tem uma melhora significativa. “Passa-se a conhecer seu corpo. Percebe seus limites, e consegue vencê-los, desenvolvendo o autocontrole”.


Tanto em aparelhos como no solo, o pilates é uma ginástica livre de impacto e que respeita a individualidade. “Os aparelhos servem para posicionar as alunas iniciantes e, ao mesmo tempo, para desafiar as experientes. Em grau avançado, por exemplo, a ginástica pode ser feita em um trapézio acoplado a um dos aparelhos”, diz Vany Giannini, fisioterapeuta e sócia-proprietária do Physio Sport Pilates.


No solo, os exercícios exigem ainda mais da praticante, que tem de controlar sozinha o seu corpo. “O trabalho, porém, também pode ser facilitado com o uso de equipamentos como bolas e elásticos”, fala Sandra Tófoli, professora de pilates da academia Fórmula, de São Paulo. Por dar ênfase à correção postural e ao bom alinhamento das articulações, o método é indicado também para o tratamento de lesões na coluna, joelhos e ombros, entre outras. Ana Paula Browne rompeu os ligamentos dos joelhos ao acidentar-se na Austrália. De volta ao Brasil, passou a se tratar com uma fisioterapeuta especializada na técnica. “Para minha surpresa, não tive que operar os joelhos”, relata Ana Paula, que é aluna do Centro de Ginástica Postural Angélica (CGPA), em São Paulo.



O abdômen forte comanda o corpo



A base do método é o centro de força, composto principalmente pelos músculos do abdômen, região lombar, quadris e glúteos. O centro de força permanece contraído, dando sustentação para movimentação solta, fluida, das pernas e braços, é ele que mantém estável a coluna vertebral, evitando lesões”, explica Alexandre Von Ajs, coordenador de pilates da Velox e professor da Estação do Corpo, academias no Rio de Janeiro (RJ).


Segundo Pilates, que estudou técnicas orientais como a ioga para desenvolver seu método, o centro de força controla não só os movimentos do corpo como as emoções. “Os adeptos do método ficam mais centrados, nos dois sentidos, físico e mental”. Outro fator que interfere no bem-estar é o controle da respiração, fundamental para manter a postura durante os exercícios. “A respiração adequada também ajuda a combater o stress, pois acalma a mente e controla a agitação”.


Caminhada + pilates, a combinação perfeita para secar gordura e chapar a barriga

Ao caminhar alinhada, o peso do corpo fica bem distribuído, um número maior de músculos são recrutados, o que proporciona aumento do gasto calórico e excelente definição muscular”, só que não basta encolher a barriga e estufar o peito feito general para desfilar uma boa postura. A grande sacada é fortalecer o abdômen, o verdadeiro responsável por um porte elegante – durante a caminhada e fora dela. O trabalho com foco nesse cinturão ajuda a harmonizar automaticamente o movimento das pernas e dos braços, além de exercitar intensamente a barriga”

A solução para melhorar o seu desempenho ficou clara: combinar numa aula inédita e exclusiva a consciência corporal (e a barriga lisinha) que os exercícios de pilates garantem com um treino básico, mas superdinâmico, de caminhada. É o caminho certo para atingir o seu objetivo.

Pense no seu umbigo “colando” nas costas como se você estivesse fechando o zíper de uma calça justa. “Fique sempre atenta ao centro de força. Só assim dá para tirar proveito máximo da aula”.

Marketing dos Políticos



Marketing político é o segmento específico dentro da Comunicação mercadológica voltada para o ambiente político que visa estreitar a relação de expectativa de um determinado grupo de pessoas em relação às questões que envolvem seu cotidiano e a materialização da mesma em um candidato a um cargo público no período eleitoral através de suas propostas e projetos.



Eleição é todo processo pelo qual um grupo designa um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio de votação. Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. A eleição pode se processar com o voto de toda a comunidade ou de apenas uma parcela da comunidade, os chamados eleitores.




Marketing Político
Por Valdir Roberto da Silva


O marketing transformou-se em um instrumento indispensável para a sobrevivência dos empresários e de suas instituições. Segundo o papa do assunto Philip Kotler marketing é “a atividade humana dirigida à satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca”.
Toda campanha política, necessita de uma gama de criadores, onde cada passo é uma nova criação.


A criação nasce do confronto. Opor-se a seu cliente é uma necessidade profissional. Todo político é muito cortejado, não há candidato sem cortejo. Os seus assessores e aqueles que andam muito próximo a ele o cobrem de louvores que o sufocam. Mas, mesmo assim, ainda existem muitos políticos que, mesmo cercados de incompetentes assessores, bajulados o tempo todo, não conseguem abrir os olhos e enxergar o inverso da situação. Não conseguem sequer, perguntar para si mesmos, que produto estão oferecendo, que idéia estão transmitindo e que percepção os eleitores estão tendo.
Em marketing político, a comunicação é como uma droga. Em doses adequadas é medicamento, em doses elevadas é veneno fatal. É necessário comunicar, mas pior do que não fazer publicidade é fazê-la em demasia. Tomar a palavra a todo momento banaliza a imagem do político. É preciso saber o momento certo e falar com muita moderação. O segredo da boa comunicação está nos detalhes que empregamos a ela e na moderação que aplicamos em nós mesmos.
As campanhas eleitorais vitoriosas devem ser multidisciplinares, envolvendo uma série de profissionais de diversas áreas. Não existe mais espaço para as campanhas de improviso, feitas apenas na base da intuição de acordos políticos. Acabou a era do candidato centralizador de poder.


ONDE O VOTO É MARKETING


O voto é influenciado por três componentes distintos:
1) ideológico; 2) político e 3) eleitoral.
O voto político é firmado de forma direta, numa relação pessoal entre candidato e eleitor. Em cidades pequenas esse fator é grande e chega a 80% da motivação dos votos.
O voto ideológico influencia apenas uma pequena parcela dos eleitores. O discurso de esquerda, de direita, do socialismo ou liberalismo afeta pouco mais de 5% do eleitorado, atingindo o máximo de 10% no mercado nacional.
O voto eleitoral, representa o esforço concentrado de conquista do eleitor, é o campo de atuação do marketing político. Sua influência cresce com o tamanho do universo eleitoral. Chega a atingir até 70% das decisões de voto.

MARKETING POLÍTICO E MARKETING ELEITORAL

O marketing político está relacionado com a formação da imagem a longo prazo. É utilizado por pessoas e políticos que desejam projetar-se publicamente.
Já o marketing eleitoral é de curto prazo. As estratégias e as táticas de comunicação são montadas em cima de um ambiente vivo, já existente, em andamento e não de um ambiente criado.

O MERCADO ELEITORAL COMPETITIVO

O mercado eleitoral competitivo é composto por dois agentes básicos candidato e eleitores. O candidato deseja do eleitor informação e voto. Informação para poder criar programas de atuação política e o voto para chegar ao poder e desenvolver o seu programa.
Por outro lado o eleitor deseja do candidato uma boa comunicação e o cumprimento das promessas e dos favores.
4. O ELEITOR
Um dos problemas mais clássicos da ciência política é estudar e determinar o padrão de comportamento dos eleitores. Como ele pensa e decide o seu voto? Existe algum motivo para a escolha do seu candidato, quais aspectos que padronizam essa escolha?
No Brasil, através de alguns estudos realizados sobre o comportamento do eleitor, chegou-se a um consenso de que existem três leis fundamentais de posicionamento do eleitor, são elas:
  • Lei da Indiferença: Onde o eleitor, quando entra na cabine eleitoral põe fim a um difícil processo de tomada de decisão. Nessa hora ele se lembra de Pelé, de Sílvio Santos, do macaco Tião e de outras personalidades de forte presença em sua mente, menos nos candidatos, porque para ele, é tudo igual, é indiferente votar nesse ou naquele candidato.
  • Lei da Procrastinação: Representa o máximo adiamento. O eleitor adia, sempre que puder, sua decisão de voto para o período mais próximo possível da eleição. Cerca de 90% das pessoas ao dirigir-se a cabine eleitoral, já tem o seu candidato consolidado, mas 10% ainda entram para votar, com muita dúvida, são os procrastinadores e, esses podem decidir uma campanha mais acirrada.
  • Lei da efemeridade: As idéias e aspirações da sociedade obedecem a um ciclo de vida determinado (corrupção, ecologia, violência, etc...). A lei da efemeridade trata dos ciclos das idéias e aspirações, onde elas nascem, crescem, se desenvolvem, desgastam-se e desaparecem. Um candidato começar a defender uma causa ou uma idéia, ecologia, por exemplo, num momento em que o mundo inteiro não fala mais no assunto, é aderir a uma moda que aos olhos do eleitor já está ultrapassada, porque o mundo está preocupado neste momento é com o combate à violência.

5) O CANDIDATO
O candidato é o elo de ligação entre as causas públicas e o eleitor. É a primeira vitrine dos partidos, das ideologias, das estratégias de marketing e de seus ideais. O candidato é o conteúdo, é um contexto amplo entre partido, ideologia, vida e sua participação na vida social.

Os fatores que compõem um candidato são:

  • Potencial próprio: sua capacidade de liderança, suas habilidades, sua comunicação, sua habilidade de discurso e seu carisma...
  • Fatores Internos de pressão: Grupo político (partido ou facção) e grupo de financiamento
  • Fatores Externos de pressão: Eleitores e adversários...

6) COMUNICAÇÃO
Cada dia que se passa às pessoas são bombardeadas por milhões de informações e estímulos. É claro que elas não conseguem processar e reter todas as informações, o que acontece é que a mente simplifica o que é recebido, aceitando apenas aquilo que interessa. A arte de se fazer ouvir, de se comunicar e persuadir está na identificação do caminho mais rápido para a mente. A pirâmide de Maslow, por exemplo, fornece pistas para descobrirmos o melhor caminho. Segundo ele as reações das pessoas aos estímulos são determinados basicamente pelas necessidades básicas (fisiológicas) até as mais elevadas (auto-realização).
A mídia eletrônica hoje é considerada de o “segundo deus” por sua onipresença e seu poder de influência sobre as pessoas. Cada veículo tem uma linguagem muito específica, mas quando se trata de televisão, a linguagem se aproxima bastante do cotidiano das pessoas, de forma simples e direta. O candidato deve estar ciente de que está invadindo a sala de estar dos eleitores, é nessa hora o equilíbrio e a moderação, devem fazer parte de seu comportamento, pois é como se ele estivesse conversando com o eleitor em sua casa.

7) PESQUISAS
Um ditado de Maquiavel que diz “ a realidade é como é, não como gostaríamos que ela fosse”, resume muito bem a importância da pesquisa na vida do candidato e mais ainda na vida do eleitor.
As pesquisas podem mensurar três tipos de levantamento para avaliação do eleitorado. As pesquisas de opinião pública procuram mensurar o conhecimento da população sobre determinados assuntos como ecologia, privatização, aids, economia, política, área social e etc... . As pesquisas de acompanhamento e desempenho administrativo levantam os principais problemas da população, avaliam o desempenho dos governantes, aferem a imagem administrativa, o grau de conhecimento dos projetos e das obras realizadas e o grau de satisfação com os serviços públicos. Já as pesquisas eleitorais, por sua vez, procuram detectar as intenções de voto do eleitor a cada momento, aferindo o potencial de adesão ou rejeição a cada candidato.
Os fatores de maior relevância em uma pesquisa são: a imagem do candidato, sua trajetória política, seu carisma e empatia com o eleitor, seu programa de governo, sua principal meta de governo, a sua profissão, seu partido político, seus apoiadores e o grupo social em que está inserido ou se identifica.
Na eleição, como na guerra, grande parte das batalhas é decidida em tempos de paz. A preparação da campanha inicia-se com a avaliação do eleitorado, do potencial próprio do candidato e de seus prováveis inimigos.


8) PRINCÍPIOS ESTRATÉGICOS
“ O Brasil não é para principiantes”(Tom Jobim)
*Mantenha sempre um trunfo contra seus inimigos e saiba quando deve ser acionado;
*Conheça o que pensa o eleitor, antes de partir para a sua conquista;
*A melhor forma de conquistar a mente a mente do eleitor é ser primeiro a chegar;
*Não basta ter o perfil desejado pela população, é preciso associar sua imagem a ele antes dos adversários;
*Trabalhe na linha de menor resistência ao posicionamento na mente do eleitor;
*Procure maximizar os pontos favoráveis e minimizar as falhas, se possível convertendo-se em virtudes;
*Procure antecipar o ciclo de idéias e aspirações que predominará no momento da eleição;
*O eleitor sempre associará o candidato a continuidade ou mudança. Compatibilize sua imagem com a tendência predominante, respeitando os limites impostos por sua personalidade;
*Concentre seu discurso na valorização e unidade do partido;
*Convenção é sinal de força. Se for conveniente, antecipe a convenção;
*Concentre forças no seu principal inimigo, não desperdice munição atirando para todos os lados;
*Procure sempre antecipar-se aos movimentos de adversários que possam ameaçar sua posição antes que seja preciso reagir;
*Confirme os defeitos do inimigo junto ao eleitorado. Ataque nesse ponto.
*Procure demonstrar incoerência entre o discurso do candidato e seu passado;
*Utilize a força de liderança para eliminar as possibilidades de reação do inimigo;
*Redirecione forças para os segmentos que apresentam maior potencial de votos;
*Se a polarização é inevitável, procure levar seu adversário para o campo que lhe seja mais favorável;
Fonte: Livro “VOTO É MARKETING, O RESTO É POLÍTICA” (Jacques Seqüela) Edições Loyola


9) MARKETING POLÍTICO PERMANENTE
A campanha permanente em ação requer uma composição de uma equipe com profissionais altamente competentes. A comunicação funciona como a outra ponta do processo de marketing permanente. Um problema resolvido não apresenta muito benefício à imagem do político, se não for adequadamente divulgado. Se o político se omite, não comunica, em determinadas ocasiões, ele deixa espaço para o crescimento da oposição, bem como, deixa espaço também para versões distorcidas de seus opositores.

Bibliografia - ALMEIDA, Jorge. Marketing político, hegemonia e contra-hegemonia. Editora Fundação Perseu Abramo e Editora Xamã, 2002.

Fontes : http://pt.wikipedia.org/, http://www.portaldomarketing.com.br/

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Ginástica Laboral


Ginástica Laboral é a atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.
A ginástica Laboral traz grandes benefícios para as empresas, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações.
Os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos ou sociais. Mais diretamente, a prática de exercícios físicos gera benefícios físicos para o trabalhador. Os benefícios psicológicos (estresse, poder de concentração) ou sociais (espírito de equipe, confiança) também são bastante citados em estudos diversos.
Benefícios para a empresa:
Diminuir os problemas de saúde no trabalhador é sinônimo de aumento de produtividade na empresa.
Essa afirmativa se verifica de diversas formas, mas os principais pontos notados são a diminuição na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho.
Portanto, se por um lado o fator de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado a empresa é beneficiada ao promover programas orientados de Ginástica Laboral.
Há estatísticas citando um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em um programa de ginástica e hábitos de saúde, considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa.
Benefícios físicos para o trabalhador:
Os benefícios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado. A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.
Desse modo trabalhadores que utilizam de seus músculos para manejar instrumentos, ferramentas ou produtos podem ser beneficiados por um programa de atividades para trabalhadores braçais. Por exemplo, trabalhadores em uma linha de montagem de uma fábrica necessitam de exercícios específicos para os grupos musculares utilizados para que não ocorra lesão muscular por superutilização, similar, por exemplo, à lesão de um atleta ao final de uma competição extrema. Afinal, a jornada de trabalho pode durar até mais de 10 horas, às vezes...
Por outro lado, trabalhadores administrativos como digitadores, secretárias, atendentes, etc. são acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais. Assim, um bom programa de atividades para trabalhadores administrativos ajudará a diminuir lesões por tais fatores.

Exemplos de atividades para trabalhadores braçais:
Os problemas vividos por este grupo de trabalhadores podem estar relacionados com a intensidade da força que exercem, ou ainda com a posição em que são obrigados a trabalhar. Em ambos os casos, um Professor de Educação Física pode avaliar as solicitações físicas e prescrever atividades para compensá-las. Por exemplo, trabalhadores que são obrigados a suportar o peso de uma peça com um braço enquanto apertam um parafuso com a outra mão devem executar atividades que aliviem periodicamente as tensões envolvidas sob o risco de aparecerem lesões musculares ou posturais.
Exemplos de atividades para trabalhadores administrativos:
Independentemente da atividade exercida, esses trabalhadores têm alguns fatores em comum: trabalham sem se movimentar (parados ou em pé) por muito tempo, muitas vezes submetidos a cobranças e estresse. Exemplos de problemas decorrentes de tal ambiente são: problemas de postura, tendinites, pressão alta, etc.
Algumas funções podem ter ainda outros agravantes, como digitadores ou programadores, que utilizam demasiadamente determinados músculos do braço e mão para trabalhar.
Em primeiro lugar, é recomendável parar por alguns minutos pelo menos a cada duas horas de trabalho e executar alguns alongamentos para grandes grupos musculares como ombros, tronco e pernas. Isso combate a má postura e evita formigamentos por problemas circulatórios.
Movimentos como elevação do ombro, sua projeção para frente e para trás ajudam. Para o pescoço, flexione-o para frente e para trás, também de um lado para o outro e por fim um grande movimento circular da cabeça (circundução).
Para o tronco, espreguice-se (flexão para trás), dobre-se (flexão para frente) e incline-se flexionando lateralmente. Faça os movimentos gentil e lentamente.
Em relação às pernas, utilize as escadas sempre que se locomover por alguns andares, promovendo uma melhor circulação. Além dos benefícios cardiovasculares, promovidos até mesmo em pequenas distâncias, você estará aumentando seu gasto calórico, importante fator na manutenção da saúde.
Para funções específicas há exercícios específicos. Se você trabalha ou passa muito tempo diante de um computador, por exemplo, deve realizar uma pausa periódica para olhar e focalizar objetos distantes, aliviando a visão. Também deve realizar exercícios de alongamento para as mãos e antebraços, evitando sobrecarga por digitação ou utilização do mouse:
Estenda o braço à frente, deixando a mão relaxadamente caída para baixo. Com a outra mão, puxe gentilmente os dedos para baixo na direção do seu quadril, com as costas da mão voltadas para a tela do computador, por 20 a 30 segundos, para alongar a musculatura posterior de seu antebraço.
Puxe a mão relaxada agora para cima, em direção à sua cabeça e com a palma da mão voltada para a tela do computador, para alongar a musculatura anterior da mão e antebraço. Repita, realizando os mesmos exercícios para o outro braço.
Pergunte a um Professor de Educação Física (um personal trainer, ou em sua academia, ou na escola de seu filho) sobre quais as atividades mais importantes que você pode realizar em seu ambiente de trabalho. Os profissionais estão sempre dispostos a ajudá-lo a ter uma vida mais saudável.

Escrito para o Saúde em Movimento por:Sérgio H. F. de Carvalho
Instituto de Ciências da SaúdeUniversidade Paulista - UNIP

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

10 dicas para se sair bem na dinâmica

Confira o que os selecionadores esperam de você e obtenha os melhores resultados Durante o processo de seleção, a dinâmica de grupo é uma das fases que mais preocupam os candidatos. Tentar manter a calma e ser você mesmo ainda é o melhor a se fazer nesta situação. No entanto, algumas dicas podem ajudá-lo a se sentir mais seguro e obter melhores resultados.A partir de agora, comece a prestar atenção na maneira como se comporta em família, entre os amigos, nas horas de trabalho e lazer. Analise, principalmente, as reações das pessoas ao seu comportamento.

Você é bem aceito, respeitado, acatado, seguido? Como você faz isso?Explicando, negociando, dando ordens, dando feedback ou de que forma? Lembre-se que na dinâmica você será analisado justamente pelo comportamento que apresentar, por isso é importante você se conhecer e saber como pode reagir em cada situação.

Confira as dicas abaixo e veja como se destacar durante a dinâmica:
1. Preste muita atenção também aos outros participantes, em suas atitudes e comportamentos. É com eles que você vai desenvolver a atividade.Se você tem um espírito natural de líder, por que não ocupar um papel de destaque?
2. Fique atento às explicações e orientações para o trabalho a ser realizado. As informações normalmente são padronizadas, mas devem ser interpretadas à luz do que vai acontecer daí para frente.Procure entender o que alguém vai querer observar se pedir para vocês contarem o número depaetês de uma fantasia, amarrar a todos numa corda ou qualquer outra coisa que venha a ser solicitada. Libere toda a sua criatividade ou você não chegará nem aos pés da criatividade deste pessoal que inventa jogos e situações de grupo.
3. Não se esqueça de que você está em grupo e os comportamentos que serão observados valorizarão as suas relações com o grupo.
4. Não seja afoito, saindo na frente e atropelando tudo e todos .Já ouviu falar daquela história do boi de piranha? E daquela do macaco velho que não coloca a mão em cumbuca?
Observe os primeiros passos de todos, mesmo que você tenha dado a iniciativa ao trabalho.
5. Não se incomode de ser observado por uma ou mais pessoas. O inverso é que é perigoso. Não ligue se alguém escreveu algo logo após a sua atuação.Pode muito bem ser positivo, por isso não sofra antecipadamente. Observadores despreparados podem rir do que está acontecendo (quem não riria ao ver um bando de marmanjos no chão fazendo algo engraçado?). Não é correto, mas...Controle-se, pois pode não ser de você.
6. Não fique perdido no desenrolar da dinâmica, se já ela uma peça de teatro, um painel de debates ou qualquer outra simulação. Seja um participante adequado o tempo todo. Muitas vezes, o último a falar é o que exerce maior influência sobre os destinos de um grupo.
7. Falar muito ou falar pouco? Não sabemos e temos receio de dizer.É uma incógnita, pois não sabemos o que será observado.Infelizmente, algumas coordenações despreparadas colocam um grupo para trabalhar e selembram apenas daquele que falou muito, por mais besteira que tenha dito. Em outrassituações, ouvimos pessoas que preferiram não falar nenhuma besteira e nãoforam sequer lembradas. IMPORTANTE: muitas vezes o que se espera de um candidato é que encontre alguma solução racional no meio de uma situação totalmente desconexa.
8. Solte-se e entre no jogo. Ajude o grupo a conseguir o melhor resultado em relação ao que foi pedido pelo coordenador. Procure ser decisivo para o desempenho do grupo. Desempenhe todos os papéis que você achar adequados, mas na dose certa e sempre focando o grupo. Não se esconda atrás do grupo, mas também não se distancie.
9. Deixe as avaliações para depois. Pense que você dará muitas risadas depois de tudo e poderá animar algumas reuniões com amigos e parentes com os jogos que aprendeu. Não adianta nada demonstrar que está insatisfeito, pois isto poderá contar pontos negativos para você.
10. Depois de tudo, se você quiser dar sua opinião, procure a empresa que realizou a seleção e exponha o seu ponto de vista, com segurança e dados completos. Muitas vezes, quem contrata uma empresa de seleção nem sabe direito o que vai acontecer no meio do processo. Nunca se esqueça que você estará vivendo uma meta-realidade: não é o resultado imediato do trabalho do grupo que valerá, mas a sua capacidade deavaliar o que está acontecendo, escolher os comportamentos adequados, desempenhá-los com competência e flexibilidade e contribuir para o resultado de um grupo ou liderar um grupo na busca de um resultado.


Fonte: Aguinaldo Néri, professor da Pontifícia UniversidadeCatólica de Campinas (PUCCAMP), consultor empresarial e especialista em Recursos Humanos e Psicologia Organizacional.
http://www.unirhbrempregos.com/

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